MÚSICA NA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL

MÚSICA NA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL

 

 “A música (…) [permite] vibrarmos em sintonia com (…) algo superior, despertando a essência Divina que dorme em cada um de nós. Podemos sentir vibrações que, por outros meios, não sentiríamos, emoções novas brotam na alma, levando o Espírito a querer evoluir.” (1)

Quando pensamos em música para a Evangelização Infantil, logo nos vêm à memória os CDs “Crescendo Cantando”, coletânea de músicas lançada em 2001 e que hoje se encontra disponível para download em http://www.editoraalianca.com.br/

Em nossos Encontros e andanças temos descoberto outras músicas, fruto de iniciativas de diversos colaboradores. A história de uma dessas iniciativas me foi contada por André Luiz da Silva, da regional Litoral Centro. Ele participa do “Grupo Espírita Sintonia Fraterna”, onde é evangelizador há onze anos.

Em 2009, André e Célia, sua esposa, frequentavam a 1ª turma de Escola de Aprendizes do Evangelho que recebeu a visita de Márcia Canada, então coordenadora da Evangelização Infantil. O motivo da visita foi convidar os alunos para o trabalho, que iria mudar de horário, para sextas à noite.

André e Célia aceitaram. Conheceram Marcelo Oliveira, que é músico, e trabalhava na Evangelização Infantil, recebendo as crianças com música, tocando ao longo do trabalho. André, que gosta de cantar, estabeleceu uma parceria com Marcelo.

Com a mudança da Evangelização Infantil para sexta-feira, surgiram mais crianças, outros voluntários, e Márcia, que não era compositora, começou a escutar, do plano espiritual, letras de músicas. Passou-as para o papel, e Marcelo fez as melodias, compondo com ela. André entrou com a voz. Em 2010 criaram um coral infantil e gravaram o CD “Sementes do Amanhã”. As crianças cantavam bem, só precisaram gravar uma vez.

A música tem uma grande importância na vida das pessoas, sobretudo das crianças – diz André. Um dos objetivos era que o CD pudesse chegar a cada casa espírita, pois o conteúdo espiritual elevado das composições contribui para a harmonização das pessoas. As crianças chegam ao centro, cansadas do dia de afazeres, e a música harmoniza e traz tranquilidade. Elas gostam muito e cantam com espontaneidade. As canções auxiliam os evangelizadores a se aproximarem dos pequenos.

Desde o lançamento em 2010, o repertório musical vem aumentando. São composições com temas variados, sobre as mães, os pais, anjo da guarda, sobre Jesus e Maria… A música Vibrações de Amor já se tornou um hino dos Encontros de Evangelizadores da Infância da Aliança Espírita Evangélica. Tudo isto tem motivado o grupo a desenvolver o projeto de um novo CD e a montar o coral novamente.

Enquanto o novo CD não sai, você pode conferir a música “Vibrações de amor” em:

https://www.youtube.com/watch?v=nzxHR_BswWs

Esta e outras músicas estão em:

https://www.youtube.com/channel/UCJODWOFcZ7crleiTmOM9wDQ

E aqui você encontra o livreto com as letras:

https://drive.google.com/file/d/1310GqJOl_JZwrf90yIW6A26-6GYDYNAh/view?usp=sharing

Se quiser mais informações, entre em contato com André: [email protected].

Outra experiência com música nos foi relatada por Felipe Matos dos Santos, voluntário do Centro Espírita Redentor, em Santo André, regional ABC.

Em 2016, quando ele e a esposa, Sílvia, começaram a Escola de Aprendizes do Evangelho, criaram um novo trabalho na casa. Às segundas-feiras, à noite, na Assistência Espiritual, havia sempre várias crianças que ficavam pelo salão, alheias ao conteúdo, que não era direcionado a elas, e muitas vezes acabavam impedindo os adultos de ouvirem com atenção. Felipe, que é músico e cantor, iniciou então um trabalho com essas crianças.

Ele e Sílvia participaram de formações oferecidas pelo grupo Trabalhadores da Nova Era, de São Bernardo do Campo. Este grupo da USE, especializado em formação de Evangelizadores, conta com jovens que cantam e tocam. Inspirados por estas formações, Felipe e Sílvia resolveram utilizar música, escolhendo um repertório infantil que trouxesse algum ensinamento para ser trabalhado. Com o violão, música e uma proposta lúdica, acolhiam as crianças durante 30 a 40 minutos, desenvolvendo um trabalho paralelo à Evangelização e independente dela.

Além da música, fizeram parte deste trabalho diferenciado, teatro, desenhos e contação de histórias. Foram organizadas apresentações de final de ano – coral infantil em 2017 e teatro com a parábola do semeador em 2018. Um trabalho inspirador e de muito sucesso!

Felipe está criando um canal no YouTube com um repertório de músicas espíritas novas, contemporâneas, para renovar e ampliar as opções e dar cara nova para o trabalho.

Ele considera que a música é importante para a Evangelização Infantil. Ela toca o coração, aonde muitos psicólogos e muitas terapias não chegam. Felipe trabalha com musicoterapia em asilos desde 2016 e percebe o quanto esse trabalho dá resultados, sensibilizando, desenvolvendo a amorosidade, a compreensão. Suas palestras e evangelhos cantados podem ser conferidos na página do Facebook Música e Luz https://www.facebook.com/musicaeluz.

Um de seus projetos é montar uma formação sobre o uso da música na Evangelização. Recomenda aos evangelizadores que a utilizem em todos os momentos da aula e que aprendam a tocar um instrumento, mesmo simples. É possível utilizar canções para a prece, para ficar em silêncio, para sentar no chão, enfim, a música permite estar junto das crianças e levar a elas a mensagem do Evangelho de uma forma lúdica.

Para outras informações, entre em contato com Felipe: (11) 99126-0927.

 

E você, leitora, leitor, utiliza músicas em suas aulas de Evangelização Infantil? Se desejar, compartilhe sua experiência nos comentários.

 

Maria Filomena Cordeiro Lopes

Equipe de apoio à Evangelização Infantil – AEE

 

(1) Prática pedagógica na Evangelização, Walter Oliveira Alves, 7ª edição, 2008, pág. 42.

 

Leave a Comment