skip to Main Content


Quero doar! (Clique aqui)

Conheça a Secretaria da Aliança
O que acontece na Secretaria?
Plano de doações voluntárias
Carta convite
Prestação de Contas
Conheça a Secretaria da Aliança

A Secretaria da Aliança fica localizada no centro de São Paulo, mais precisamente na Rua Humaitá, 569, bairro Bela Vista, São Paulo, SP.

Estamos pertinho das estações e Liberdade do metrô e próximos à Av. Brigadeiro Luís Antônio! 

O horário de atendimento da Secretaria da Aliança é de segunda à sexta, das 08:00 às 17:00, e aos sábados pela manhã, das 08:30 às 12:30.

Para entrar em contato com a Secretaria, nosso telefone é (11) 3105-5894, no horário comercial, ou enviar um email para alianca@alianca.org.br.

Veja onde estamos no mapa abaixo:

O que acontece na Secretaria?

E o que acontece ou o que se faz na Secretaria da Aliança?

Dê uma olhadinha nesse vídeo! É bem curtinho e você irá perceber quantas reuniões acontecem ao mesmo tempo na Secretaria da Aliança:

Abaixo os principais motivos pelos quais a Secretaria é um ótimo local:

É um local preparado para reuniões, cursos, etc, sejam eles PRESENCIAIS ou À DISTÂNCIA

  • Até 5 (ou mais) espaços que são utilizados para reunião, ao mesmo tempo
  • Suporte a uma ou mais casas distantes (Brasil ou exterior) através de tecnologia (internet de alta velocidade, software de contato de pessoas à distância)

É o local onde são armazenados todos os documentos e materiais importantes

  • Guarda de documentos históricos e registros (“documentos legais”)
  • Guarda de materiais para eventos da AEE (como RGA, Dia da Aliança, Sarau Espírita, etc)
  • Guarda de materiais para eventos da Mocidade (como o Encontro Geral, Encontro de Dirigentes, etc)

Preparação prévia para eventos (RGA / Dia da Aliança / Diversos)

  • Todas as equipes que preparam estes eventos utilizam-se da Secretaria como “base de apoio”

Separação e envio do Trevo às casas

  • Sabe aquele Trevo que chega na sua casa espírita?? Sim, ele mesmo é separados aqui na Secretaria, dividido por casas ou regionais!

Atendimento ao público em geral (presencial / ligações)

  • As secretárias estão sempre dispostas à ajudar, seja de forma presencial, ou tirando dúvidas por meio de ligações.

Gestão das informações

  • É a central das informações das casas espíritas da AEE para atualização cadastral, como nomes, locais, atividades, horários, etc

Plano de doações voluntárias

Por que a Secretaria está iniciando este plano de doações voluntárias?

Desde sua fundação, a Aliança nunca pediu ou solicitou doação para casas espíritas ou cobrou para que elas passassem a ser filiadas.

Já há alguns anos que a Aliança, no quesito financeiro, recebe doações mensais da ALDELE / Editora Aliança, sendo esta a maior e principal fonte de recursos financeiros. Portanto, a saúde financeira da Aliança é dependente da saúde financeira da ALDELE / Editora Aliança.

Recentemente, em função da crise econômica no país aliada à queda acentuada na busca por qualquer tipo de livro (espírita ou não), a ALDELE / Editora Aliança começou a enfrentar maiores dificuldades para a manutenção das doações à Aliança.

Sendo assim, apresentamos uma proposta para que a Secretaria da Aliança pudesse continuar com suas atividades mediante doação voluntária das filiadas.

 

Desde quando este programa de doações tem sido planejado?

Assim que a ALDELE / Editora Aliança manifestou a dificuldade na manutenção das doações, a situação inicial e primeiras ideias e soluções foram levadas à reunião do CGI (Conselho dos Grupos Integrados) de maio de 2018 (ata da reunião), bem como os pontos que são mais importantes em relação à manutenção da secretaria.

A partir desta reunião, um grupo de casas conselheiras em conjunto com a Diretoria começaram a buscar ideias e soluções. A primeira delas foi a criação de uma “associação” que tivesse como objetivo cuidar de toda a parte financeira da Secretaria. Tal proposta foi apresentada na reunião do CGI de setembro (ata da reunião) em conjunto com um detalhamento das despesas oriundas da Secretaria (apresentação detalhada).

Neste ínterim, o mesmo grupo de voluntários foi auxiliado por um advogado especializado em entidades do terceiro setor, que trouxe uma série de pontos adversos caso fosse criada uma nova associação. Foi por este motivo que na reunião do CGI de dezembro (ata da reunião) foi explicado que a criação desta nova associação foi cancelada, e, portanto, todas as doações seriam realizadas para a Aliança diretamente. Nesta mesma reunião a Secretaria disponibilizou as informações bancárias para que doações pontuais pudesse ser realizadas, desde que avisadas à Secretaria.

Em seguida, a Secretaria buscou alternativas que facilitassem as doações por parte dos interessados, sempre preocupando-se em criar uma estrutura clara e transparente, com prestação de contas periódicas ao CGI. 

Desta forma, na reunião do CGI (ata em breve) e AGI (ata em breve) de abril de 2019 a Secretaria apresentou a forma com que as doações poderiam ser realizadas, sejam elas pontuais ou periódicas.

 

Quem pode doar ou contribuir? E como doar?

As doações podem ser feitas por qualquer interessado, seja pessoa física (PF) ou pessoa jurídica (PJ), incluindo aos centros filiados à Aliança Espírita Evangélica.

As doações poderão ser pontuais (apenas uma vez, por transferência / depósito em conta, boleto, cartão de débito ou cartão de crédito), ou periódicas (apenas no cartão de crédito, no qual o valor a ser doado será debitado periodicamente).

No caso das doações periódicas por casas espíritas filiadas à Aliança, estas deverão preencher um cadastro assim que realizarem a primeira doação.

Após todas as doações, as casas espíritas irão receber os recibos de doação emitidos pela Aliança Espírita Evangélica.

Toda casa espírita filiada à Aliança é obrigada a doar?

Não, a doação das casas espíritas filiadas à Aliança não é obrigatória, mas sim voluntária. A doação ou não por parte da casa espírita nada impacta na classificação que ela possui (inscrita ou integrada) junto a Aliança.

É também por ser uma doação voluntária que a Secretaria recomenda à casa que opte por realizar a doação, registrar em ata de Diretoria ou equivalente que está realizando doações para manutenção da Secretaria da Aliança.

Qual será a destinação das doações realizadas?

Todas as doações realizadas serão destinadas para a manutenção da Secretaria da Aliança, em relação a custos tais como:

* contas de consumo (como água, luz, telefone e internet)

* impostos devidos (como IPTU)

* encargos trabalhistas (salário, 13º, férias, INSS, FGTS, vale-transporte, vale-refeição, etc)

* outros (despesas com escritório de contabilidade, despesas para registro e manutenção das marcas, como “Aliança” ou “Trevo”, etc)

Como posso acompanhar a destinação das doações?

A Secretaria irá providenciar todas as prestações de contas em seu website, bem como fará uma apresentação em todas as reuniões do CGI, explicando detalhadamente todos as doações recebidas bem como as destinações que foram dadas.

As prestações de contas divulgadas na internet não irão apresentar o nome das casas que realizaram doações, mas apenas os valores doados.

 

 

Carta convite

(em breve)

Prestação de Contas

(em breve)

Back To Top