skip to Main Content
Um Companheiro Extraordinário

Jacques Conchon palestrando no evento Dia da Aliança em 2017

O desencarne do Jacques talvez surpreenda aqueles que não o conheceram tão bem. Mas o fato de dar um curso de várias horas, fora de sua cidade, poucas semanas após ter passado por uma cirurgia extremamente invasiva e de alta complexidade, demonstra o mesmo grau de compromisso, seriedade e desapego que sempre foram suas características.

São inúmeras lembranças que me ocorrem de seus exemplos de vida. Aulas, reuniões de trabalho, pronunciamentos em nossas grandes reuniões, combate incansável a qualquer tendência de personalismo, esforço para fugir a elogios, não centralizar, valorizar a força dos grupos, manifestar-se de maneira clara sobre o que é certo a fazer e sobre a necessidade de fazer o bem acima de tudo.

As histórias que ouvi sobre momentos difíceis para manter o Hospital Francisca Júlia, exemplos de dedicação em noites passadas em claro para fazer gravações, para escrever livros, planejar eventos, preparar treinamentos. Histórias ligadas à Aliança, ao CVV, ao hospital, mas também ligadas à sua atividade profissional.

Foi um dos primeiros engenheiros ambientalistas, envolvido em projetos de recuperação do ambiente e controle de poluentes, em uma época em que isso não era sequer cogitado por governos, empresas ou movimentos sociais. Dizia que se sentia agraciado pelo fato de sua atividade profissional contribuir para reduzir índices de mortalidade.

Força de vontade, disciplina, energia, criatividade e capacidade de realização são capítulos repletos de exemplos inspiradores em sua vida. Não é a Doutrina Espírita, a Aliança, o CVV, a engenharia ambiental ou o programa de voluntariado que perdem algo com seu desenlace, pois seus exemplos de vida serão fonte de energia para tudo o que precisamos fazer.

São os amigos do mundo espiritual que, neste 15 de julho de 2018, ganham um reforço de grande valor com o retorno de um dedicado companheiro, que se reúne novamente com a Suely, o Armond, o Valentim, o Alegretti, o Dr. Pedro Martins, com a Carmen Diva, a Dona Martha e tantos batalhadores do Bem na Vida Imortal que com ele compartilharam extraordinárias realizações.

Que o Mestre continue a iluminar seu caminho, caro amigo!

Eduardo Miyashiro

This Post Has 10 Comments
  1. Grande exemplo de amor a Causa do Mestre. Desencarnou vivendo, trabalhando e exemplificando o evangelho. Grande discípulo, grande servidor de Jesus. Paz, luz e muita saudade. Até breve.

  2. Que tenhamos força e consigamos continuar o ideal de Aliança que o Jacques nos deixou como legado

  3. Assisti a uma maravilhosa aula dele aqui em Curitiba, e depois o reencontrei na RGA 2018.
    Uma honra tê-lo conhecido nessa caminhada.
    Vibremos muita luz e paz a esse exemplo de espírito incansável no ideal espiríta.

  4. Estávamos no encerramento de mais um Encontro Regional do CVV no momento do desenlace. Tive a oportunidade de fazer cursos com nosso companheiro Jacques e tive a oportunidade de conhecer também sua esposa, Sueli. Que possamos continuar o trabalho com todo conhecimento e exemplos que ele nos deixou.

  5. Sem o Cmte. Edgard Armond, não existiria o Espiritismo como o conhecemos hoje, com o foco na evolução do ser, consolidado pela criação da Aliança Espírita Evangélica… Sem o Jacques, porém, a Aliança não teria a repercussão e o crescimento que hoje conhecemos. O seu esforço gigantesco converteu uma ideia em uma obra de proporções magnânimas… Convivi com o Jacques desde a época que ministrava aulas nas EAE’s da FEESP, durante a criação e organização do CVV, e desde o início da AEE, tendo compartilhado experiências com ele, o Valentim, o Coutinho e o Flávio Focássio (meu dirigente na 10a turma do CEAE Genebra), e sei o quanto devemos a ele, em particular. Vá com Deus, companheiro, e até um dia…

  6. He recibido la noticia de la desencarnacion de jacques con mucha tristeza, pues queria verlo cuando viajara a brasil, Nos conocimos en la decada de los años 70 y me senti honrado con su amistad y entrega al bien. que jesus te bendiga siempre……..querido amigo.

  7. Nuestra inmensa gratitud para este Compañero que fue el primer vinculo de nuestra casa con la naciente Alianza. Hombre de pocas y certeras palabras, dedicado y fraterno, de sonrisa franca, así lo recordamos en nuestras mentes y corazones siempre! Jesús lo bendiga Jacques!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top