O que é a paz para você?

Ainda falando sobre a paz, trazemos esta sugestão de aula que enfatiza a importância de trabalharmos este tema com as crianças.

O que é a paz para você?

O que é a paz para você?” surgiu como uma pergunta diante do sentimento de impotência no momento em que assistimos mais uma guerra acontecer. Como ignorar este momento que vivemos? Precisamos falar, mas como falar sobre isso com nossas crianças e jovens?

A pergunta que surgiu no coração de uma evangelizadora, se tornou a pergunta para várias salas de evangelização infantil. Então, nós, evangelizadoras espíritas, decidimos falar de PAZ e não de guerra. Assim, nos reunimos no dia 06 de março de 2022, cada qual em sua sala de evangelização e a seu modo, para falarmos sobre a paz.

Partindo da pergunta “O que é a paz para você?”, nós sugerimos às crianças da evangelização da turma de 7 a 10 anos, do Grupo Espírita Aprendizes do Evangelho de Piracicaba, que imaginassem um mundo de paz, (“Como seria esse mundo de paz?”), e retratassem esse mundo em um desenho a ser compartilhado com todos.

Na aula, cada criança dividiu com as demais o seu desenho e nos contou como seria esse mundo de paz. Os desenhos retrataram elementos da natureza divina, das relações humanas e entre humanos e animais, cores alegres e nuances edificantes – um mundo de paz em que todos nós queremos viver.

Expressões como “amizade, união e natureza”, “ausência de brigas entre os homens e os animais”, “se todos se ajudam, não tem guerra”, “um arco-íris iluminado”, “sem brigas, amor ao próximo, união e caridade”, dentre tantas outras, encheram nosso coração de alegria e de esperança, pois só podemos falar do que conhecemos e cada criança mostrou para o outro a paz que vive em si.

A paz não deve estar fora, não pode ser comprada e nem encontrada por aí, mas deve viver dentro de nós, em cada coração humano. A paz deve viver em cada um de nós, para depois permear as relações humanas e os ambientes sociais. Ou seja, cada um de nós deve ser um “gerador” de paz!

Que possamos replicar muitas e muitas vezes o que fizemos juntos no dia 06 de março de 2022. Nós nos unimos pela paz, elevamos nossos corações pela paz, fortalecemos nossas orações, vibrações e intenções por um mundo de paz. Nos colocamos a serviço da paz e da espiritualidade para que a fraternidade e a igualdade reinem para todos.

Nós agradecemos às crianças, às suas famílias e às evangelizadoras, que aderiram a este convite para falarmos de paz! Agradecemos especialmente aos nossos anjos da guarda, mentores de nossas casas e de nosso trabalho espírita e à espiritualidade amiga que nos acompanha, por nos intuírem no caminho do bem, por nos ampararem na tarefa de evangelizar e por nos inspirarem na união pela paz.

Vamos juntos pela paz! Que o amor do Cristo reine em cada coração humano para sermos paz!

Katia Ferraz, evangelizadora espírita

Grupo Espírita Aprendizes do Evangelho de Piracicaba

Regional Piracicaba

Leave a Comment