skip to Main Content
Oficina De Facilitadores

Oficina de facilitadores

Em março de 2022 a Equipe de Apoio à Evangelização Infantil promoveu a 1ª oficina de facilitadores dos cursos de formação de evangelizadores da infância e escola de pais.

Com o objetivo de colaborar com o elevado ideal da Aliança Espírita Evangélica no seu propósito de evangelização de Espíritos, a oficina abordou temas relacionados à metodologia de ensino e planejamento de aulas do curso, despertando reflexões nos participantes em direção à melhoria da qualidade das formações de novos evangelizadores.

Foram 4 encontros e os quase 50 participantes tiveram a oportunidade de, junto com a equipe de apoio, explorar os princípios e os pressupostos da andragogia e aplicá-los em planejamentos das aulas do livro “Curso de Preparação para Evangelizador da Infância” da Editora Aliança (3a. edição, Abril 2021).

Durante a oficina tivemos muitas trocas de percepções e ricas oportunidades de autorreflexão sobre os métodos de ensino que estão sendo usados atualmente, num movimento de humildade e aprimoramento, com o único objetivo de melhorar o processo de preparação de novos evangelizadores da Aliança Espírita Evangélica.

A preparação desta oficina teve início ainda em 2021, com pesquisas e estudos do tema andragogia, e alguns laboratórios. Desde o início, o principal objetivo da equipe de apoio foi o de trazer uma pequena amostra dos estudos mais recentes sobre metodologias de ensino para adultos, e assim estimular a auto capacitação dos voluntários envolvidos na formação de evangelizadores.

Veja abaixo algumas referências bibliográficas sugeridas pela equipe de apoio. Conte nos comentários se você conhece alguma delas ou se também tem alguma sugestão para compartilhar.

A experiência foi gratificante e enriquecedora para todos os envolvidos e muito alinhada com o tema da campanha deste ano – União sem Fronteiras – ao promover a união da equipe de apoio, coordenadores regionais e facilitadores de cursos. Todos por uma evangelização cada vez mais estruturada e com evangelizadores cada vez mais bem preparados.

Gostou da iniciativa? Então divulgue esta matéria e conte o que a AEE está fazendo pela evangelização! E se você participou da oficina deste ano, deixe seu comentário e um convite-estímulo para que mais facilitadores participem da próxima oficina em 2023.

 

Vanessa Capucci Ferreira

Fraternidade da Colmeia

Regional Vale do Paraíba

Equipe de apoio à Evangelização Infantil

 

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top