Uso do Vídeo Game em prol da doutrina Espírita

Uso do Vídeo Game em prol da doutrina Espírita

 

Olá, me chamo Vitor Peres, tenho 19 anos e sou evangelizador da turma do primário, da casa Fraternidade Espírita Jesus de Nazaré, no munícipio de Itupeva, e, como 98% da minha geração, sou completamente fascinado por games. Por conta disso fui honrado em escrever este artigo sobre como podemos utilizar essa ferramenta no contexto do espiritismo.

 

Os últimos 3 anos obrigaram a nós, evangelizadores, a reinventar nossos métodos de aula e didática, ao passo que na EAD¹ é muito mais difícil prender a atenção dos nossos queridos alunos. Imagino que vocês, meus colegas evangelizadores, possuem diversas experiências desse período e eu vou transmitir algumas das minhas neste artigo.

 

Vídeo games como exercício e atividade de fixação

 

Após apresentar todo o conteúdo da aula, eu sempre gostei de realizar uma atividade de fixação que estimule meus alunos, mesmo de forma simples, a pensar e refletir acerca do conteúdo. No contexto da pandemia eu passei a criar jogos personalizados para cada aluno e o resultado foi extremamente positivo, com as crianças cada vez mais participativas e integradas entre si.

Mas calma, que jogos são esses? Estamos falando de criações e sob o contexto Espírita então, relaxe, pois não estamos falando de jogos que apresentam violência ou qualquer conteúdo inadequado. Você deve estar se perguntando: “Como eu crio esses jogos? Preciso saber de programação²?”

 

A boa notícia é que a criação dos jogos é bem simples e intuitiva, além de ser gratuita. No site https://wordwall.net/pt³ você tem acesso a centenas de jogos como: quizzes animados, roletas e jogos da plataforma personalizáveis. Então, se estiver com dificuldade em manter o foco dos alunos ou buscando boas atividades de fixação, essa é minha dica!

 

Vídeo games como forma de interação

Buscando construir um laço de amizade entre os membros da turma e está encontrando dificuldade na EAD? Vídeo games podem ser a solução! Com a minha turma, no começo da pandemia, eu senti que os meus alunos estavam cada vez mais afastados entre si. Por conta disso, nos momentos após a aula, eu promovia alguns jogos. Os principais, que eles gostavam de jogar, eram Gartic4 (adivinha o desenho do outro) e o Gartic phone5 (telefone sem fio de desenho). Ambos são fáceis de usar e aprender, 100% (cem por cento) online e gratuitos. A ideia deu tão certo que diversas vezes os alunos pedem para jogar após o horário da aula.

 

Bom, pessoal, por hoje é isso. Quero agradecer a oportunidade de escrever este artigo e espero que tenham gostado.

 

Vitor Peres

Fraternidade Espírita Jesus de Nazaré

 

¹ EAD – Símbolo para Ensino a Distância, utilizado para indicar a modalidade de ensino ocorrida em ambiente virtual, ou seja, sem a necessidade de presença física do aluno e evangelizador.

² Programação – Neste contexto, refere-se ao desenvolvimento de jogos digitais criados pelos profissionais de área, também conhecido como Game Designer.

³ WordWall – https://wordwall.net/p

4 Gartic – App no Google Play ou https://gartic.com.br/

5 Gartic phone – https://garticphone.com/pt

 

Leave a Comment