GEP: laços de amor, união e trabalho pelo Espiritismo

No dia 25 de maio de 2025, o GEP (Grupo Espírita Paulista) realizou um encontro marcante, promovido simultaneamente em sete localidades, dando mais um passo importante em seu propósito de colaboração e fortalecimento do movimento espírita paulista.
Mais de 400 voluntários se inscreveram, compartilhando desafios, experiências, visões e propostas para o futuro das atividades espíritas em áreas como Infância, Mocidade, Mediunidade, Assistência Espiritual, Gestão e Comunicação, Ensino/Estudos e Assistência Social.
Como surgiu o GEP e qual a sua proposta?
A ideia germinou em outubro de 2019 durante o ENCOESP (Encontro Espírita do Estado de São Paulo), promovido pela USE (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo). Nessa ocasião, Aparecido José Orlando, então presidente da USE, e Roberto Watanabe, presidente da FEESP (Federação Espírita do Estado de São Paulo), ouviram um convite inspirador do divulgador espírita Haroldo Dutra Dias: por que o Estado de São Paulo não realizava um grande encontro para todos os adeptos do Espiritismo?
Para tirar a proposta do papel, logo se envolveu a Aliança Espírita Evangélica. Agendou-se, então, para janeiro de 2020, uma reunião das diretorias para planejar um grande evento. Surgiu ali a semente do GEP e a expectativa de um encontro estadual no Centro de Convenções Anhembi.

Quando tudo parecia encaminhado, a pandemia de covid-19 obrigou o adiamento do evento presencial. No entanto, as dificuldades apenas fortaleceram o trabalho conjunto. Para apoiar os centros espíritas diante dos novos desafios, a USE criou o projeto Conecta, em parceria com o Google, para oferecer recursos de comunicação online gratuitamente às casas espíritas. A iniciativa rapidamente inspirou a Aliança a implementar o mesmo serviço, enquanto a FEESP estruturou estúdios de gravação e capacitou equipes para a nova realidade digital.

e engajamento marcaram o encontro no litoral.
Esses esforços permitiram a realização de uma série de lives, que fortaleceram a integração e formaram o hábito do estudo virtual entre os espíritas. Por dois anos, esses encontros virtuais mensais foram fundamentais para manter vivo o elo entre voluntários e lideranças.

Em 2022, a União Fraternal dos Discípulos de Jesus juntou-se ao GEP, fortalecendo ainda mais a rede de colaboração.
A partir de 2023, com a retomada dos encontros presenciais, a sede da FEESP passou a ser palco para a maioria das atividades, e eventos foram realizados dentro e fora da Capital.
Entre 2021 e 2023, o GEP promoveu palestras, workshops, rodas de conversa e oficinas de voluntariado – primeiro no formato virtual e, posteriormente, presencial – sob o nome de Encontro Espírita Paulista, consolidando-se como referência para o movimento espírita do Estado.

com propostas significativas para os próximos passos do GEP.
Em 2024, o formato evoluiu: o Encontro Espírita Paulista passou a acontecer em polos regionais, na Capital, Baixada Santista, Sorocaba e na região de Piracicaba-Rio Claro.
No mesmo ano, a Jornada na Educação Espírita capacitou facilitadores e educadores para uma abordagem voltada à aprendizagem ativa. O Encontro de Voluntários da Infância promoveu uma valiosa troca de experiências em Evangelização Infantil.
Chegamos, assim, ao evento de 2025, que envolveu voluntários das regiões de São Paulo, Grande ABC, Baixada Santista-Vale do Ribeira, Sorocaba, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba e Piracicaba-Rio Claro-Campinas.
Neste momento, as propostas surgidas desses encontros simultâneos estão sendo compiladas, gerando um plano colaborativo para os próximos 12 meses.
O que já se pode observar é que o GEP se consolidou para além das diretorias, mantendo seu espírito de união mesmo diante de mudanças de gestão e desafios inesperados. O caráter colaborativo está cada vez mais forte, impulsionando laços de amizade, união e força de trabalho em favor da doutrina espírita.
Eduardo Miyashiro é da Diretoria da Aliança