Convite à História: exposição “D. Pedro II – 200 anos”

Está aberta ao público até 15 de dezembro de 2025, na Fundação Maria Luísa e Oscar Americano, em São Paulo, a imperdível exposição “D. Pedro II – 200 anos”, com curadoria de Paulo Rezzutti e Claudia Thomé Witte. A mostra reúne peças inéditas e relíquias que pertenceram ao próprio imperador ou à família imperial, revelando novas luzes sobre a vida e o legado do último monarca brasileiro.
Para além do valor histórico e cultural, essa exposição ganha um sentido ainda mais profundo quando lembramos da obra “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, ditada pelo espírito Humberto de Campos. Segundo o livro, D. Pedro II teve papel fundamental na missão espiritual do Brasil, sendo um instrumento da Providência para preparar o país para seu destino de irradiar luz espiritual e valores cristãos ao mundo.
D. Pedro II, solicitado por Jesus, conseguiu ainda permitir a transferência do Império para a República sem derramar sangue, concluindo, assim, seus ciclos encarnatórios na Terra.
Visitar essa exposição é, portanto, mais do que um mergulho no passado: é um reencontro com as raízes espirituais do Brasil, com os valores de justiça, conhecimento, tolerância e fé, que D. Pedro II tão bem representou.
Não perca essa oportunidade de contemplar a grandeza de um espírito que contribuiu com a formação do Brasil como nação e como pátria do Evangelho.