No. DA AULA |
NOME AULA |
OBJETIVO |
01 | Manifestações dos espíritos no mundo. Das Antigas Tradições Espirituais ao Espiritismo. | Contextualizar as manifestações mediúnicas ao longo do desenvolvimento da humanidade na Terra como eventos que se deram sob diferentes formas. Destacar o Espiritismo como doutrina contemporânea, demonstrando que os fenômenos de mediunismo, no final do século XIX, passaram a ser estudados e sistematizados pela doutrina. Dar a conhecer o período histórico e os fatos que permearam o advento da Doutrina Espírita. |
02 | Allan Kardec e a Doutrina Espírita. O Paracleto prometido por Jesus. | Apresentar a essência da Doutrina, ressaltando a importância do bom senso de Allan Kardec e de seu criterioso método de trabalho. Evidenciar a Doutrina como a terceira revelação. |
03 | A Propagação da Doutrina Espírita. | Demonstrar a dedicação de Allan Kardec em difundir a Doutrina, dentro e fora da França, e em mantê-la coerente com as instruções da Espiritualidade. Mencionar alguns estudiosos que, direta ou indiretamente, auxiliaram na propagação do Espiritismo. |
04 | O Esboço de O Livro dos Espíritos | Descrever o histórico, o contexto de lançamento e a estrutura de “O Livro dos Espíritos”. Demonstrá-lo como a espinha dorsal do aspecto filosófico do Espiritismo. Descrever os livros de que se compõe e mostrar sua importância como estudo e compreensão da doutrina. Mostrar como seu lançamento foi fundamental para a história do Espiritismo. |
05 | Os aspectos da Doutrina Espírita. | Descrever as bases do Espiritismo sobre o tripé: Religião – moral; Ciência – comprovação; Filosofia – proposição para nossa evolução. Apresentar a ciência e a filosofia como os aspectos que mantêm a doutrina amparada no mundo dos fatos, não a deixando suscetível ao descrédito, e mostrar o aspecto religioso como a ligação com o lado moral e com Deus. Relacionar os homens que avalizaram a doutrina e desenvolveram seus aspectos científicos e filosóficos (Camille Flammarion, Léon Denis, Ernesto Bozzano etc.). Descrever o trabalho de Bezerra de Menezes, que desenvolveu o aspecto religioso da doutrina. Refletir sobre as responsabilidades do cristão: vivenciar, exemplificar. |
06 | O Espiritismo no Brasil | Apresentar os motivos pelos quais o Espiritismo, no seu aspecto religioso, se desenvolveu mais no Brasil do que em outros países. Mostrar a importância do Espiritismo no Brasil, abordando alguns de seus mais relevantes colaboradores. |
07 | Diferença entre Espiritismo e religiões afro-brasileiras. | Ressaltar que a caridade e o mediunismo – manifestações espirituais ostensivas – são o ponto em comum entre o Espiritismo e as religiões de matrizes africanas, como a Umbanda e o Candomblé. Reforçar a noção de respeito a outras manifestações religiosas que propiciam a prática do bem e o conforto ao homem. |
08 | Esboço de O Livro dos Médiuns – Guia dos Médiuns e dos Evocadores | Mostrar que o fenômeno mediúnico sempre existiu, desde a antiguidade. Ressaltar a parte experimental da Doutrina: o intercâmbio mediúnico. Demonstrar os cuidados que os médiuns devem tomar. |
09 | Mundo material, mundo espiritual e intercâmbio através da mediunidade. | Relatar, brevemente, as características do mundo espiritual, associando-as com o modo de ser do encarnado e com seu esforço em melhorar, em viver conforme o evangelho. Mostrar o papel da mediunidade na conexão entre o mundo material e o espiritual. |
10 | As Fraternidades do Espaço. | Apresentar uma visão de como o Plano Espiritual Superior pode ajudar no processo evolutivo. Demonstrar que esse auxílio exige disciplina e esforço dos encarnados para que se torne efetivo. Mostrar que o Espiritismo em geral, e os programas da Aliança especificamente, receberam influência do plano superior para se tornarem instrumentos do progresso da humanidade. |
11 | As Leis de Reencarnação e de Ação e Reação. | Ressaltar que as leis da reencarnação e de ação e reação são leis naturais, que refletem a Justiça Divina. Exemplificar, por meio de fatos e vivências no mundo, como se processam essas leis e como elas nos impulsionam ao trabalho e ao esforço de renovação interior. |
12 | O Esboço do livro Céu e Inferno. | Reforçar que a vida não cessa. Ressaltar a Justiça Divina. Apresentar a vida espiritual, relacionando seus valores e seus trabalhos aos da vida material. |
13 | Envoltórios espirituais, perispírito e corpo etéreo. | Relatar que o conhecimento do mundo espiritual não é privativo da Doutrina Espírita, mas também de diversas filosofias e religiões que, ao lado do Espiritismo, revelam os planos invisíveis aos olhos materiais. Destacar que a visão espírita é de fácil compreensão e demonstração científica. Definir perispírito, duplo etérico e aura. |
14 | Esboço do livro A Gênese – Os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo. | Descrever, resumidamente, os principais pontos abordados pelo livro (aspectos científicos, filosóficos, dos milagres do Evangelho e das predições). Fazer uma analogia entre a gênese mosaica e a científica. Abordar, de modo breve, os sinais de mudança da Terra e de seu caminho para uma nova sociedade, mais justa e fraterna. |
15 | Recordações de existências anteriores. Necessidade da prática do bem. A formação cristã da família. | Ressaltar a imortalidade da alma e as ações do passado refletindo no presente. Mostrar a matéria como palco de grandes experiências e a reencarnação como grande oportunidade. Mostrar que o esquecimento do passado espiritual nos ajuda a retomar o caminho da evolução. Indagar sobre que força nos impulsiona à prática do bem. Ilustrar os mecanismos divinos de reajuste dentro das famílias. |
16 | O Esboço do livro O Evangelho segundo o Espiritismo. | Abordar o aspecto religioso da doutrina e seus valores morais. Apresentar o porquê do Evangelho no Lar e como realizá-lo. Propiciar a reflexão sobre os ensinos de Jesus e ressaltar sua atualidade. |
17 | A vida moral com base no Evangelho de Jesus | Realçar que no Evangelho há ensinamentos espirituais de grande atualidade. Explanar aos aprendizes um dos recursos didáticos mais difundidos por Jesus: AS PARÁBOLAS. Enfatizar a síntese que o Sermão do Monte faz da mensagem renovadora de Jesus. |
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