Programas da Aliança

Algumas informações básicas sobre os programas da aliança, os programas completos com exemplos e vivencias de aplicação estão no livro vivencia do espiritismo religioso da editora aliança.

Curso de Médiuns

Em geral, a mediunidade é exercida mecanicamente, sem objetivo definido, pelo simples fato de existir. Mas isso é um erro. O médium deve saber por que é médium, quais faculdades possui, limites de sua aplicação, conseqüências de sua ação, objetivos a atingir e responsabilidades que assume, tanto como indivíduo quanto como membro da coletividade.

Quem desejar a verdadeira felicidade há de trabalhar pela felicidade dos outros; quem procurar a consolação, para encontrá-la deverá reconfortar os mais desditosos da humana experiência.

Eis a lei que impera igualmente no campo mediúnico, sem cuja observação o colaborador da Nova Revelação não atravessa os pórticos das rudimentares noções de vida eterna.

O que é o Curso de Médiuns

É um curso de preparação teórico-prática de médiuns para os alunos da Escola de Aprendizes do Evangelho.

Quais sua Finalidades

Seu objetivo é educar os médiuns para o desenvolvimento e uso da mediunidade dirigida aos trabalhos evangélicos tendo como base os princípios da Doutrina Espírita.

O QUE É A ASSISTÊNCIA ESPIRITUAl

A Assistência Espiritual é um conjunto de atividades organizado de modo a proporcionar reequilíbrio espiritual à coletividade que busca o Centro Espírita. Está fundamentada em preleções evangélicas, passes magnéticos e espirituais e atividades mediúnicas.                                      

O Que é a Escola de Aprendizes do Evangelho

É um programa organizado para proporcionar a vivência do Cristianismo como proposta essencial de aperfeiçoamento moral da Humanidade através da Reforma Íntima do ser. Busca a renovação do homem em seus sentimentos, pensamentos e atitudes, proporcionando-lhe experiências de verdadeiro auto-conhecimento e despertamento de seus ideais divinos.

Não se trata de um curso como habitualmente se entende a partir da palavra “escola”, mas sim de um processo de Iniciação Espiritual baseado no Evangelho de Jesus, entendido como a forma mais pura de vivenciar a proposta religiosa do Espiritismo para o Bem da Humanidade.

Em todas as casas tem programa de escolas veja qual a casa mais proxima e os horarios disponiveis. saiba mais

Escola de Aprendizes do Evangelho a Distância

  A Escola de Aprendizes do Evangelho a distância é a mesma Escola realizada em sala de aula, só que na linguagem escrita em vez de falada como habitualmente conhecemos em sala. Seu intuito é o de atender aos interessados em fazer Escola, mas encontram-se concretamente impossibilitados de frequentar um Centro Espírita vivenciando-a.

  A Escola de Aprendizes do Evangelho representa uma grande oportunidade para a transformação do ser humano, através do aprendizado e vivência da evangelho, transformando o “homem velho no homem novo”, como nos diz Paulo de Tarso, no entanto essa oportunidade está restrita aos frequentadores da Escola nos Centros Espíritas.

Mas e as pessoas que residem em locais ou municípios que não tem Centros Espíritas? E as pessoas que estão impossibilitadas de se locomover, por doenças, ou por qualquer outro impedimento? Ficariam excluídas?

Foi para preencher essa lacuna, que surgiu a EAE a Distância, inicialmente por correspondência, depois ampliada também para Internet. Aliás necessidade já prevista por Edgard Armond em 1950.

É a mesma Escola realizada em sala de aula, com o mesmo programa e mesmas atividades, incluindo-se apenas a metodologia do ensino a distância. saiba mais

Projeto André Luiz

O projeto Estudo André Luiz, visa promover, junto ao nosso movimento, a base “estudo” por meio dos ensinamentos contidos nos livros do Espírito André Luiz, psicografados por Francisco Cândido Xavier. É um programa de estudo em grupo. dos ensinamentos contidos nos livros do espírito André Luiz, psicografados por Francisco Cândido Xavier.

saiba mais

Qual é o Objetivo

Estudo, Trabalho e Renovação Interior, estas são as bases fundamentais do processo iniciático realizado através das EAE e que entendemos deve se manter após a Escola no período vivencial.

O projeto Estudo André Luiz, visa promover junto ao nosso movimento a base “estudo” através dos ensinamentos contidos nos livros do espírito André Luiz. Estudo que muitas vezes ficam por conta própria dos Discípulos e Aspirantes ao Discipulado e que, muitas vezes mal gerenciados, nem sempre conseguem a eficácia necessária para manter o processo de melhoria continua do individuo e das tarefas e testemunhos em que ele está inserido.

Evangelização Infantil

O Que é a Evangelização Infantil

É um programa organizado para proporcionar o ensino de moral cristã à infância e orientação espiritual aos pais.

Quais São Seus Objetivos

O objetivo da Evangelização Infantil é cultivar no Espírito da criança, desde o alvorecer da vida, o entendimento da prática das boas obras e a aquisição da moral e do saber. saiba mais

Falando ao Coração

É uma ação permanente em prol do aperfeiçoamento dos membros da FDJ, extensiva a todos os iniciados nas EAE.  É também um espaço, uma oficina de trabalho intimo de vivência e convivência, para encontros patrocinados pelos membros da FDJ. 

Qual seu Objetivo

Promover o ideal de fraternidade no coração dos iniciados, esclarecê-los, fortalecê-los,  encorajá-los amorosamente para que cumpram seu desiderato em busca da redenção individual e coletiva.

Qual é a Finalidade

Resignificar, dar sentido, dar alma a renovação interior dentro do momento de vida de cada participante, propiciando o autoamor num regime de trocas de vivencias enriquecedoras. “Informados já estamos, falta-nos agora sentir o que já sabemos.” – ErmanceDufuax

O Falando ao Coração 365 

surgiu da necessidade de apoio a todos os aliancistas, com novas possibilidades da internet e salas virtuais vimos uma oportunidades de nos encontrar todos os dia do ano então temos encontros do falando ao coração todos os dias de forma virtual e os encontros presencias organizado nas casa conforme e disponibilidades dos alunos e voluntarios da casa. saiba mais

Pré-Mocidade

É um programa contínuo de orientação espírita, fundamentado na vivência evangélica, voltado para a transição da infância para a juventude. É o elo de integração com o trabalho da Evangelização Infantil e a Mocidade Espírita. saiba mais

Mocidade Espírita à Distância

O que é e sua importância

A Mocidade Espírita à Distância é destinada a atender jovens que se encontrem impossibilitados de frequentar uma turma de Mocidade, qualquer que seja o motivo, além de colaborar com os jovens que durante o curso de Mocidade presencial, precisam se afastar do local onde fica sua Casa Espírita, continuando então a turma à distância.

O crescimento da divulgação e difusão da Doutrina Espírita, não só pelos meios de comunicação, mostrou um imenso campo de trabalho a ser desbravado, em que jovens que não possuem o acesso à uma casa espírita, pudessem participar de um trabalho organizado para sua faixa etária.

A proposta é que o trabalho seja desenvolvido inteiramente na Casa Espírita, por uma equipe de voluntários ambientados ao trabalho de Mocidade, harmonizados com a Espiritualidade Superior, e integrados aos alunos através de remessas mensais de aulas, acompanhadas de cartas, e-mails ou outra forma de comunicação que proporcione ao jovem distante a realização das aulas do programa. Mais informações sobre este programa no livro Vivencia do espiritismo religoso. saiba mais

RGA – Reunião Geral de Aliança

A Reunião Geral da Aliança é um encontro anual entre todos os participantes dos Grupos da Aliança.

Quais são seus Objetivos

O objetivo da Reunião Geral da Aliança é promover a “Vivência do Espiritismo Religioso”, o ideal da Aliança, consequentemente, o seu programa de trabalho, através da troca de experiências da fraternização.

Sendo a Aliança constituída pela adesão de grupos a um mesmo ideal, que se concretiza num mesmo programa de atividades, a participação na RGA é indicativo básico de que o grupo é integrante da Aliança, que está ligado, interessado, compromissado com este ideal. saiba mais

Quais são seu objetivos

O objetivo da Reunião Geral da Aliança é promover a “Vivência do Espiritismo Religioso”, o ideal da Aliança, conseqüentemente, o seu programa de trabalho, através da troca de experiências da fraternização.

Sendo a Aliança constituída pela adesão de grupos a um mesmo ideal, que se concretiza num mesmo programa de atividades, a participação na RGA é indicativo básico de que o grupo é integrante da Aliança, que está ligado, interessado, compromissado com este ideal.

Mocidade Espírita

O programa da Mocidade Espírita é um curso essencialmente organizado para proporcionar a vivência do espiritismo para jovens, carinhosamente chamada de Escola do Coração, por desenvolver um clima de “ameaça zero”, cujo foco é o acolhimento dos sentimentos, formando um grupo verdadeiramente fraterno e amoroso, além de ser o nome da área no Centro Espírita que está dedicado à adolescência.

Tem como principal objetivo promover a construção da base religiosa e moral para que o jovem seja um cristão ativo, sentindo-se preparado e fortalecido para a vida em sociedade e para caminhar encarando os desafios da vida com equilíbrio e bom senso. saiba mais