No. DA AULA

NOME AULA

OBJETIVO

01 Manifestações dos espíritos no mundo. Das Antigas Tradições Espirituais ao Espiritismo.  Contextualizar as manifestações mediúnicas ao longo do desenvolvimento da humanidade na Terra como eventos que se deram sob diferentes formas. Destacar o Espiritismo como doutrina contemporânea, demonstrando que os fenômenos de mediunismo, no final do século XIX, passaram a ser estudados e sistematizados pela doutrina. Dar a conhecer o período histórico e os fatos que permearam o advento da Doutrina Espírita.
02 Allan Kardec e a Doutrina Espírita. O Paracleto prometido por Jesus. Apresentar a essência da Doutrina, ressaltando a importância do bom senso de Allan Kardec e de seu criterioso método de trabalho. Evidenciar a Doutrina como a terceira revelação.
03 A Propagação da Doutrina Espírita. Demonstrar a dedicação de Allan Kardec em difundir a Doutrina, dentro e fora da França, e em mantê-la coerente com as instruções da Espiritualidade. Mencionar alguns estudiosos que, direta ou indiretamente, auxiliaram na propagação do Espiritismo.
04 O Esboço de O Livro dos Espíritos Descrever o histórico, o contexto de lançamento e a estrutura de “O Livro dos Espíritos”. Demonstrá-lo como a espinha dorsal do aspecto filosófico do Espiritismo. Descrever os livros de que se compõe e mostrar sua importância como estudo e compreensão da doutrina. Mostrar como seu lançamento foi fundamental para a história do Espiritismo.
05 Os aspectos da Doutrina Espírita. Descrever as bases do Espiritismo sobre o tripé: Religião – moral; Ciência – comprovação; Filosofia – proposição para nossa evolução. Apresentar a ciência e a filosofia como os aspectos que mantêm a doutrina amparada no mundo dos fatos, não a deixando suscetível ao descrédito, e mostrar o aspecto religioso como a ligação com o lado moral e com Deus. Relacionar os homens que avalizaram a doutrina e desenvolveram seus aspectos científicos e filosóficos (Camille Flammarion, Léon Denis, Ernesto Bozzano etc.). Descrever o trabalho de Bezerra de Menezes, que desenvolveu o aspecto religioso da doutrina. Refletir sobre as responsabilidades do cristão: vivenciar, exemplificar.
06 O Espiritismo no Brasil Apresentar os motivos pelos quais o Espiritismo, no seu aspecto religioso, se desenvolveu mais no Brasil do que em outros países. Mostrar a importância do Espiritismo no Brasil, abordando alguns de seus mais relevantes colaboradores.
07 Diferença entre Espiritismo e religiões afro-brasileiras. Ressaltar que a caridade e o mediunismo – manifestações espirituais ostensivas – são o ponto em comum entre o Espiritismo e as religiões de matrizes africanas, como a Umbanda e o Candomblé. Reforçar a noção de respeito a outras manifestações religiosas que propiciam a prática do bem e o conforto ao homem.
08 Esboço de O Livro dos Médiuns – Guia dos Médiuns e dos Evocadores Mostrar que o fenômeno mediúnico sempre existiu, desde a antiguidade. Ressaltar a parte experimental da Doutrina: o intercâmbio mediúnico. Demonstrar os cuidados que os médiuns devem tomar.
09 Mundo material, mundo espiritual e intercâmbio através da mediunidade. Relatar, brevemente, as características do mundo espiritual, associando-as com o modo de ser do encarnado e com seu esforço em melhorar, em viver conforme o evangelho. Mostrar o papel da mediunidade na conexão entre o mundo material e o espiritual.
10 As Fraternidades do Espaço. Apresentar uma visão de como o Plano Espiritual Superior pode ajudar no processo evolutivo. Demonstrar que esse auxílio exige disciplina e esforço dos encarnados para que se torne efetivo. Mostrar que o Espiritismo em geral, e os programas da Aliança especificamente, receberam influência do plano superior para se tornarem instrumentos do progresso da humanidade.
11 As Leis de Reencarnação e de Ação e Reação. Ressaltar que as leis da reencarnação e de ação e reação são leis naturais, que refletem a Justiça Divina. Exemplificar, por meio de fatos e vivências no mundo, como se processam essas leis e como elas nos impulsionam ao trabalho e ao esforço de renovação interior.
12 O Esboço do livro Céu e Inferno. Reforçar que a vida não cessa. Ressaltar a Justiça Divina. Apresentar a vida espiritual, relacionando seus valores e seus trabalhos aos da vida material.
13 Envoltórios espirituais, perispírito e corpo etéreo. Relatar que o conhecimento do mundo espiritual não é privativo da Doutrina Espírita, mas também de diversas filosofias e religiões que, ao lado do Espiritismo, revelam os planos invisíveis aos olhos materiais. Destacar que a visão espírita é de fácil compreensão e demonstração científica. Definir perispírito, duplo etérico e aura.
14 Esboço do livro A Gênese – Os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo. Descrever, resumidamente, os principais pontos abordados pelo livro (aspectos científicos, filosóficos, dos milagres do Evangelho e das predições). Fazer uma analogia entre a gênese mosaica e a científica. Abordar, de modo breve, os sinais de mudança da Terra e de seu caminho para uma nova sociedade, mais justa e fraterna.
15 Recordações de existências anteriores. Necessidade da prática do bem. A formação cristã da família. Ressaltar a imortalidade da alma e as ações do passado refletindo no presente. Mostrar a matéria como palco de grandes experiências e a reencarnação como grande oportunidade. Mostrar que o esquecimento do passado espiritual nos ajuda a retomar o caminho da evolução. Indagar sobre que força nos impulsiona à prática do bem. Ilustrar os mecanismos divinos de reajuste dentro das famílias.
16 O Esboço do livro O Evangelho segundo o Espiritismo. Abordar o aspecto religioso da doutrina e seus valores morais. Apresentar o porquê do Evangelho no Lar e como realizá-lo. Propiciar a reflexão sobre os ensinos de Jesus e ressaltar sua atualidade.
17 A vida moral com base no Evangelho de Jesus Realçar que no Evangelho há ensinamentos espirituais de grande atualidade. Explanar aos aprendizes um dos recursos didáticos mais difundidos por Jesus: AS PARÁBOLAS. Enfatizar a síntese que o Sermão do Monte faz da mensagem renovadora de Jesus.