Caráter Iniciático da EAE

O VALOR DA INICIAÇÃO ESPÍRITA

ARMOND, Edgard. Verdades e Conceitos II – item 60. Editora Aliança

O Espiritismo é doutrina que alterou o conhecimento religioso no ocidente porque, efetivamente, esclarece as almas, abre caminhos novos, limpos e claros, na desordem e na desorientação; cuida da evolução dos adeptos sem ritos e exterioridades inúteis.
Alterou a cultura religiosa, influindo, assim, na formação social. Influiu até mesmo na existência das seitas paralelas e de inferior significação, algumas de cujas alas já se vão desviando para práticas mais perfeitas, compreendendo melhor o mediunismo, criando cursos de desenvolvimento, adotando conceitos mais verdadeiros como, por exemplo, o do carma, que grandemente influi no comportamento individual.
E essa movimentação esclarecedora do povo em geral se deve em grande parte à criação de cursos de desenvolvimento mediúnico e de escolas de evangelização.
Olhando a sociedade humana como se apresenta hoje, podemos ver, de um lado, o materialismo frio e incrédulo, que nega a existência do próprio Criador, atribuindo à vida e tudo o que lhe concerne, a meras circunstâncias ocasionais, ou à mágica evolução da própria matéria; de outro lado, religiões dogmáticas superadas e decadentes, e seitas e cultos primitivos sem finalidades e consequências construtivas em esferas mais elevadas.
Por todos os lados, aridez, prevalência de individualismo egoísta e desdobramento de paixões e de impulsos humanos menos dignos.
O Espiritismo veio como doutrina libertadora do pensamento até determinado ponto, mas com a finalidade altíssima de reavivar nas almas os princípios morais que dignificaram o Cristianismo Primitivo; seus adeptos, por conseguinte, devem ser mais amadurecidos nos conhecimentos, nos sentimentos e possuidores de um ideal mais puro e elevado na vivência entre seus semelhantes.
Estas são as qualidades que distinguem os adeptos verdadeiros dos curiosos e comodistas que somente se aprazem com ritos e superficialidades e que fogem ante responsabilidades e esforços de melhoria interior, que esses conhecimentos exigem dos adeptos.
Entre esses conhecimentos e realizações as mais altas expressões são as do campo da evangelização pela reforma íntima, na forma estabelecida pela Escola de Aprendizes do Evangelho que opera nas almas as transformações morais indispensáveis à vivência e à exemplificação cristãs, os aprendizes sendo mais que simples adeptos, mas verdadeiros discípulos e porta-vozes do Divino Mestre na Terra.
Mas essa grandeza não lhe é dada de graça, pois que exige luta árdua e demorada de autoaperfeiçoamento e purificação, luta constante dia por dia, hora por hora, eliminando defeitos, destruindo vícios, certos de que não há, realmente, outro caminho mais curto que leve ao Reino de Deus, senão este.
Os que seguem e perseveram até o fim, submetendo-se às servidões que a Escola de Aprendizes do Evangelho estabelece, serão vencedores de si mesmos como milhares de outros que já o fizeram antes e que se devotam, como discípulos na vida comum, às atividades construtivas e beneméritas de ajuda aos semelhantes na imensa seara de Jesus.
Estes constroem para si mesmos, desde já, o Reino de Deus na Terra.

MATERIAL DE ESTUDO

Vídeos

Livros