PRÉ – MOCIDADE

O que é?

É um programa contínuo de orientação espírita, fundamentado na vivência evangélica, voltado para a transição da infância para a juventude.

É o elo de integração com o trabalho da Evangelização Infantil e a Mocidade Espírita.

jdfhttps://br.qr-code-generator.com/Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

A faixa etária com a qual trabalhamos necessita de imenso reforço à autoestima, sendo esta a melhor prevenção para o envolvimento com caminhos inadequados. A evangelização infantil planta sementes de amor em desenvolvimento, cuja germinação depende não só do trabalho dos evangelizadores, mas muito da família. Já na Pré-Mocidade, inicia-se a busca por referenciais externos como exemplos de conduta, busca essa que se intensifica na Mocidade. Ainda que o núcleo familiar continue a exercer influência. A opção pelo modo de viver e o direcionamento do caminho do jovem passam a sofrer cada vez mais a interferência do grupo social no qual ele se insere, dos ídolos escolhidos e de suas amizades.

O jovem vai se tornando mais permeável à sociedade e a família se vê dividindo a sua função orientadora. Nesse momento, nosso papel de evangelizadores de uma turma ainda que em tempo tão pequeno, cerca de uma hora, uma vez por semana – é fundamental para captar a atenção de nossos alunos, aproveitando sua natural curiosidade. De corações e mentes abertos, os jovens são terreno propício para cultivarmos os conceitos consoladores e renovadores da doutrina espírita.

Mas para tanto é preciso estarmos atentos e criarmos atividades que mobilizem seus sentimentos rumo ao autoconhecimento e à autoestima. São necessários estratégias definida se objetivos claros para manter acesa a centelha divina, que habita todos nós, por meio dos ensinamentos de Jesus e dos esclarecimentos do espiritismo. Nesta idade, os jovens da Pré-Mocidade na busca e transformação de sua identidade vão ao encontro de exemplos de conduta, daqueles a quem elegerão seus ídolos. Descrevem os especialistas que esta transformação envolve o questionamento da realidade, dos referenciais morais aprendidos na escola e na família e a  valorização da verdade.

É preciso responder ao jovem genuinamente, derrubando mitos e atendo-se aos fatos. Se, na  evangelização infantil, as histórias contadas são mais fantasiosas, na fase juvenil é importante falar sobre personagens reais que se superaram, exemplificando com seus pensamentos e atitudes no caminho do bem.(…)

 

Quais seus objetivos?

  • Desenvolver o amor por si próprio e o amor pelo próximo
  • Despertar o aluno para a consciência espiritual.
  • Oferecer subsídios para a conquista da autoconfiança, autoestima, num processo constante de busca interior.
  • Promover a interação social.