Falando ao Coração

Um pouco de história

Em 2003 o conselho de Grupos integrados decidiu por organizar o planejamento estratégico da Aliança com o objetivo de encontrar caminhos para a melhoria dos programas e ampliar a capacidade da aliança em atender a sociedade nas necessidades que estavam aparecendo, na execução do planejamento entre muitas frentes de trabalho estabelecida ao final do processo um delas destacava que era a atenção ao voluntario, precisávamos cuidar melhor de quem se dedicava a manter os trabalhos nas casas e que em algum momento precisava de um apoio, “Quem cuida do cuidador” tivemos muita dificuldade para levar adiante esa frente de trabalho, mas ela  ficou adormecida, esperando uma oportunidade para vir a tona, e isso aconteceu em 2007 quando em reunião a secretaria da aliança para discutirmos formas de implementar, o projeto o livro de Edgard Armond com o Título “Falando ao Coração” se apresenta ao olhar descuidado de um dos participantes, e ele  lê o titulo o Qual é aceito como o nome de futura frente de trabalho, em seguida por inspiração do nosso diretor de FDJ a época foi apresentado a plataforma de atividades dos membros da FDJ.  Estudo, trabalho e reforma íntima, nasce então neste dia esta frente ampla e em crescimento chamada FALANDO AO CORAÇÃO.  em outras palavras o falando ao coração cuida de mim. E de todos os que queiram caminhar comigo, por isso é aberto aos aprendizes, servidores e discípulos.

PLATAFORMA FDJ

A plataforma FDJ engloba estudo, trabalho e reforma íntima proporciona a discipulo de jesus um campo de trabalho, enorme, o falando ao coração cumpre o proposito de apoiar os discipulos no caminho, fortalecer em cada um a confiança de que não esta sozinho, somos irmãos em jesus e sempre que precisar de apoio pode encontrar um discipulo disposto a ouvir. E propocina tambem o campo de trabalho para o discipulo facilitador, que esta aposto todos os dias do ano para receber o irmão que chega. as vezes cansado da caminhada, as vezes faminto de fé, as vezes necessitado de um remedio espiritual. afinal na grande seara do cristo as oportunidades de servir são muitas.

O que é

É uma ação permanente em prol do aperfeiçoamento dos membros da FDJ extensiva a todos os aspirantes ao discipulado. É também um espaço, uma oficina de trabalho intimo, dentro das casas espíritas para encontros semanais patrocinados pelos membros da FDJ.

Qual é o objetivo

O objetivo é promover o ideal de fraternidade no coração dos Discípulos. Esclarecê-los, fortalecê-los, encorajá-los amorosamente, para que cumpram seu desiderato em busca da redenção individual e coletiva.

Como se estrutura

Organização:

A direção das casas espíritas deve:

1. escolher, entre seus discípulos mais experientes, dois ou três que se proponham a fazer um trabalho semelhante ao realizado pelos dirigentes de EAE no sentido de conduzir com amor os participantes para uma consciência maior e para um auto-encontro. Este elemento será nas reuniões “Falando ao Coração” denominado de Facilitador.

2. eleger uma sala e definir um ou mais horários que atendam as necessidades dos Discípulos e convidados focados.

3. apoiar a divulgação desta iniciativa de reavivamento da Chama do Ideal.

Reuniões:

As reuniões serão semanais com duração de 90 a 120 minutos com até 12 participantes mais o facilitador.

Condução:

Por se tratar de reuniões fraternas o papel do Discípulo facilitador será de cooperar na organização da reunião: comunicar e inscrever os participantes, adaptar o programa para as necessidades locais, trazer  recursos externos quando necessário, reportar necessidades de apoio mais específicos para a direção da casa e/ou da coordenação regional FDJ. As pequenas tarefas dentro da reunião podem ser delegadas dentro do grupo de participantes: preparação, vibrações, intercambio, encerramento, etc.

Clima:

Os participantes devem gerar um clima onde prevaleça a humildade, a simplicidade, a alegria, a autenticidade e a espontaneidade, primando sempre pelo interesse de fraternizar-se. A recepção afetiva, o interesse sincero pelo outro, o saber ouvir de fato, o apoio mútuo, o respeito aos horários, o sigilo, etc. são ingredientes fundamentais na criação deste clima.

A proposta de limitar o numero de participantes é para garantir um clima intimista onde todos realmente tenham oportunidade de falar e expor seus sentimentos e pensamentos numa atmosfera de ameaça zero.

Foco:

A espiritualidade tem nos dito que em muitos dos que abraçaram o compromisso do discípulo, os potencias cristicos estão dormentes e o entusiasmo que os envolvia no dia do ingresso na FDJ, foi pouco a pouco se apagando diante dos obstáculos. Falando ao coração de cada um, queremos suavemente despertar o amor, força divina em cada um de nós, como o Mestre o fazia. Despertar o amor por si, amor pela vida, amor pela oportunidade presente, amor pelos companheiros, amor pela causa espírita, amor pelos mentores, amor pelos necessitados …

Temas:

Os temas deverão ser: um convite à reflexão mais do que para uma discussão, uma troca de vivencias mais do que uma troca de idéias, um voto de incentivo mais do que de cobrança.

Foco: Os assuntos, para fins de melhor aproveitamento, devem ser distribuídos em quatro focos de interesse:

1- O ser espiritual e seu mundo intimo. A individualidade que cada um de nós o somos, suas demandas evolutivas, intelectuais, afetivas, morais e para com Deus. Há toda uma serie de literatura espírita muito adequada para tais assuntos tais quais a Serie “Psicologia Espiritualista” de Joana de Angelis através de Divaldo Franco; a Serie “Renovando Atitudes” do Espírito Hammed por Francisco Espírito Santo e os livros da Serie “Harmonia Interior” do Espírito Ermance Dufaux através de Wanderley Oliveira, todos fundamentados na codificação espírita.

2- Os papeis e relacionamentos na Família. Nós como pais e mães, filhos e filhas, esposo e esposa, namorados e noivos, e demais papeis no relacionamento familiar: avós, tios, primos, etc. Papeis que facilmente definem nosso grupo de interesse.

3- Os papeis e relacionamentos no meio Social. Nossas posturas e atitudes: na profissão, no ambiente de trabalho, na escola, no lazer, na vizinhança, na rua e nos relacionamentos em geral. Nossa visão de mundo nossa atuação e engajamento perante as intensas demandas do nosso Planeta Terra. Os grupos de interesse aqui podem ser: professores e outros servidores da área de educação, médicos e demais servidores da área de saúde, advogados e outros servidores da área da justiça, etc…

4- O papeis e relacionamentos na Casa e na Causa Espírita. Nós como espíritas e no meio espírita, nós como médiuns, nós como evangelizadores, etc. Sugerimos que se desenvolvam temas para grupos específicos de participantes, suscitando nestes discípulos e servidores uma reflexão quanto às tarefas em que já estão engajados na causa espírita tal qual: médiuns, evangelizadores de infância, entrevistadores, expositores, dirigentes de escola, dirigentes de câmeras, passistas, assistência social, direção da casa, CGI da AEE, etc.

Como vemos as oportunidades são extensas e amplas de suscitarmos o engajamento do ideal de vida na vida.

Após a troca de vivencias sobre o tema procederemos a consolidação de nosso encontro convidando os participantes a escreverem no seu caderno “Calou no Coração” o seguinte:

1- O que nesta reunião falou alto, calou no seu coração?

Inscrições:

A montagem do grupo deve se dar pelo grupo de interesse para tanto o convite deve facilitar aos candidatos a identificação do seu grupo de interesse.

Poderemos montar o grupo convidando pessoalmente cada um ou podemos ter uma lista de inscrição em que cada um se informe e se inscreva. Não podemos perder de vista que a participação de todos os aprendizes, servidores e discípulos da casa espírita é fundamental.

Avaliações:

O conseqüente aperfeiçoamento dos participantes bem como as constantes novas demandas de nosso mundo em transição requererá novos temas e técnicas. A fim de proceder constantes melhorias, recomendamos que sejam levantadas as opiniões dos participantes, a cada reunião, de modo a procedermos constante avaliações e ações de melhoria. 

Perguntas e Respostas sobre o “Falando ao Coração”.

A quem se aplica o “Falando ao Coração”?

A todos os discípulos e aspirantes ao discipulado, ou seja a todos os participantes da casa espírita que já passaram do grau de aprendiz.

Quem dirige?

Um discípulo que tenha feito o curso de facilitador, provendo os meios e recursos para que as elas ocorram.

Qual a freqüência?

Pelo menos uma reunião mensal, o ano todo. A participação é definida pelo grupo de interesse.

Quanto tempo ira durar?

Até que o CGI da aliança o revogue. Porém é uma iniciativa que veio para ser mais uma atividade freqüente dentro das casas tal qual a assistência espiritual e as escolas de aprendizes.

Devo participar de todas?

Não. Observe seu grupo de interesse. Participe de tal maneira que sintas “Jesus falando ao seu coração”

Como participar?

Inteirasse da programação. Observe se fazes parte do grupo de interesse focado no tema. Atente para a abertura das inscrições de cada tema e faça a inscrição com antecedência.

Qual o numero de participantes por grupo?

12 pessoas mais um facilitador.

Por que o numero de participantes por grupo foi fixado em no Maximo 12?

Como o propósito da reunião é “falarmos um ao coração do outro”,

O que fazer se houver um grupo de interesse maior do que 12?

O grupo deverá ser subdividido em subgrupos ou, o que é mais recomendável, aumentar o numero de reuniões sobre o mesmo tema.

Como serão definidos os temas?

Alguns temas serão definidos pela coordenação FDJ em nível de AEE, outros pelas próprias regionais e por fim pelas casas. Eles devem atender a

Como devera ser divulgado?

O programa geral deve ser afixado nas casas. E a reunião divulgada 15 dias antes.

Como adaptar esta freqüência semanal nas casas pequenas com poucos aprendizes?

Unir-se a outras casas da regional, oferecendo o evento de maneira alternada em cada uma delas. Quando não possível devido a distancias físicas, procuremos de maneira sábia e na medida em que os temas assim o permitam, envolver irmãos espíritas filiados a outros movimentos da FDJ ou ainda, de outras instituições espíritas. 

O falando ao coração é em essencia umm programa de acolhimento especialmente voltado aos voluntarios e alunos da escola de aprendizes a partir do grau de aprendiz. não é para estudar e ouvir conselhos, mas sim um momento de trocas enriquecedoras na intimidade de nosso ser. Aos espiritas que por definição sabe do mundo espiritual e o quanto somos influenciaveis pelas vibrações, abrimos a oportunidade de todos os dias poder falar de seus anseios, de seus medos, de suas conquistas, de seus sonhos, de sentir que não esta sozinho neste oceano de vibrações que nos cerca. venha conhecer.

Falando ao Coração 365 surgiu da necessidade de apoio a todos os aliancistas que, apesar da boa vontade, são seres humanos que em algum momento, também precisam de apoio.

Realizado todos os dias do ano por um facilitador, o programa promove uma grande rede de apoio mútuo para as dificuldades de todos os irmãos de caminhada, proporcionando a sensação de alívio após os encontros e o compartilhamento de cada alegria e de conquistas. Vale a pena conhecer!

Nosso pré-requisito é que esteja pelo menos no grau de aprendiz da escola de aprendizes do evangelho da Aliança, ou já ser voluntário de alguma casa do movimento.

para fazer sua inscrição no FC 365 clique aqui

O Falando ao Coração 365 te recebe com todo o carinho.Fique a vontade para escolher qualquer dia do ano para participar dos Exercícios do Falando ao Coração online, via Google Meets.Querendo participar de mais de um exercício, pedimos que faça mais uma inscrição. Ao final abrimos nova opção para outra inscriçãoInscrições poderão ser feitas até 24 horas antes do horário, pedimos por caridade, dentro do possível, participar do exercício em que você se inscreveu. As vagas são limitadas a 12 pessoas por sala.

Antes do Evento, o Facilitador de sua sala vai fazer contato e te orientar e informar o link de acesso.É uma ação permanente em prol do aperfeiçoamento dos membros da FDJ, extensiva a todos os iniciados nas EAE. É também um espaço, uma oficina de trabalho íntimo de vivência e convivência, para encontros patrocinados pelos membros da FDJ.

Objetivo

Promover o ideal de fraternidade no coração dos iniciados, esclarecê-los, fortalecê-los, encorajá-los amorosamente para que cumpram seu desiderato em busca da redenção individual e coletiva.

Finalidade

Resignificar, dar sentido, dar alma à renovação interior dentro do momento de vida de cada participante, propiciando o autoamor num regime de trocas de vivências enriquecedoras.

“Informados já estamos, falta-nos agora sentir o que já sabemos” Ermance Dufaux

FC 365 1º niver