Tem workshop no CELUCA
Tem Workshop no CELUCA
“Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instrui-vos, este o segundo”.1
O amor é a base da moral ensinada por Jesus. O conhecimento contínuo nos liberta da ignorância.
O tema da Evangelização Infantil deste ano nos lembra da responsabilidade de compartilharmos o conhecimento, transformando-o em ações concretas de auxílio ao próximo:
Elos da corrente – o que fazemos com aquilo que aprendemos com Jesus?
No Centro Espírita Luz do Caminho – CELUCA é realizado, anualmente, um workshop. Esta prática, realizada somente entre os voluntários da Evangelização Infantil, foi se aperfeiçoando e tornou-se um evento aberto à participação dos voluntários da casa e à comunidade espírita da região do Vale do Paraíba.
Entrevistamos as pessoas responsáveis pelo evento deste ano, que ocorrerá em 31/01/2026, das 9 às 14 horas. Confira a seguir.
Quando / como surgiu a ideia de realizar o workshop?
Quando cheguei na Evangelização já existia esta prática. Uma semana antes do retorno das atividades se realiza o workshop. A cada ano vem se aperfeiçoando.
A ideia é responder de forma positiva à grande responsabilidade de ser um evangelizador, para entendermos cada vez mais a grandiosidade do trabalho, que é contínuo e sério. (ICA)
***
Surgiu há alguns anos, quando eu ainda não fazia parte da Evangelização. Participei da edição que aconteceu em janeiro de 2025 e, agora, no dia 31, participarei do segundo Workshop, com o tema “O que é Evangelização de Espíritos”. (MAT)
***
Surgiu ao vermos a necessidade de um aprimoramento para a equipe de evangelizadores antes de retornar às atividades, após as férias. Para nos lembrar da necessidade de estarmos atualizadas em relação aos ensinamentos doutrinários e à moral do Cristo. (SRG)
(✿◠‿◠)
Quais objetivos vocês esperam atingir?
Ter responsabilidade e compreender que é preciso estar sempre estudando, para entender o universo da criança e do adolescente, pra que o trabalho seja realizado com qualidade.
A motivação principal é a constante busca de conhecimento. Quanto mais conhecimento, melhor a gente está preparado para exercer o trabalho. (ICA)
***
O principal é propagar os ensinamentos do Mestre Jesus, nosso maior exemplo de Evangelizador. Além disso, buscamos proporcionar aos participantes um momento de reflexão sobre o seu papel na Evangelização de Espíritos, fortalecendo o compromisso, a consciência e o amor na prática dessa missão. (MAT)
***
Os melhores possíveis, principalmente lembrar da responsabilidade tamanha que temos em nossas mãos: compromisso com Jesus. Evangelizar para educar, educar para evoluir. Este deve ser o propósito do Evangelizador. (SRG)
(✿◠‿◠)
Como são os bastidores durante a preparação do evento?
Todos os envolvidos se preocupam em se preparar bem. Cada um fica responsável por um tema. É uma grande responsabilidade quando você se propõe a compartilhar informações com as outras pessoas, informações que irão sustentar reflexões com qualidade. (ICA)
***
São marcados por dedicação e também por aquela ansiedade natural de quem deseja que tudo aconteça da melhor forma. Cuidamos de cada detalhe com carinho: preparamos lembrancinhas, organizamos os crachás, os lanches e deixamos a casa pronta para acolher bem todos os participantes. (MAT)
***
É um verdadeiro elo de amor! Todos engajados no mesmo ideal. Cuidamos de tudo com muito carinho para que seja um dia bem especial. E tudo é uma benção porque, quando terminar, será como se tivéssemos tomado todas as vitaminas possíveis para recuperar nossas energias a fim de iniciamos mais um ano de Evangelização. (SRG)
(✿◠‿◠)
Qual dica você daria para as casas que queiram realizar um workshop?
É importante cuidar da organização de todo workshop: definir data, local, espaço e os temas, com muita antecedência, responsabilidade e dedicação. Definir um tema central, envolver a casa, convidar outros centros, o que proporciona um processo de troca muito rico. Deixar um espaço adequado para as reflexões. Além aprender a teoria é importante saber como aplicá-la na prática. (ICA)
***
Façam! Organizem-se dentro das suas possibilidades. Não é preciso uma grande estrutura para realizar um workshop; quando tudo é feito com amor, dedicação e comprometimento, o resultado sempre vale a pena. (MAT)
***
Cultivar o elo entre a equipe. Mostrar a importância de estarem unidos para isso acontecer. Ser perseverante nos estudos e na vontade de evangelizar, abraçar com amor. Ser perseverante e resiliente. (SRG)
(✿◠‿◠)
Uma mensagem para os leitores do blog
Realmente seja leitor, receba, abra e leia, porque aqui é um espaço muito rico, exatamente de troca. É muito mais troca do que teoria. A pessoa compartilha uma experiência, lógico que fundamenta essa experiência baseada numa teoria. Mas conhecer essa riqueza de levar conhecimento, de como que se faz aqui, ali e acolá, isso amplia os universos, as possibilidades. (ICA)
***
Que vocês possam se inspirar um pouco na nossa história e levar a ideia dos workshops para suas casas. Não apenas na Evangelização, mas em todos os trabalhos. Temos sempre muito a aprender. Todo conhecimento compartilhado com amor é sempre bem-vindo. (MAT)
***
Caros leitores: Evangelizar é iluminar caminhos, inclusive o próprio. É semear hoje, confiando que o tempo e o amor de Deus cuidarão dos frutos. É compreender que, ao educar o Espírito, também somos educados, consolados e fortalecidos na caminhada evolutiva. Que todos nós, de todas as casas Espíritas, sejamos um elo de amor. (SRG)
***
O workshop é uma oportunidade excelente de aprendizado para quem participa. E é ainda mais enriquecedor para quem ministra o workshop e quem ajuda na sua elaboração, pois a oportunidade de estudo e de preparação para o evento é de grande valia para nossa melhoria contínua na seara do Mestre. Sou muito grata por todas as oportunidades de participação em workshops que tive, pois contribuíram muito para meus conhecimentos como evangelizadora. (BM)
(✿◠‿◠)
Finalizando…
“Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”.2
Jesus se faz presente, a cada tarefa direcionada em prol do bem, somos servidores do Cristo, formando elos de uma grande corrente, mesmo em lugares e momentos diferentes, estamos sempre conectados pelas vibrações emanadas de amor.
Sílvia Maria dos Santos Amâncio Ribeiro entrevistou:
Ivete Campelo Andraus, Marcela Andrade Tonon, Sandra Ruiz Gomes e Beatriz Morais
Centro Espírita Luz do Caminho – CELUCA
Regional Vale do Paraíba
Referências:
1 O Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo VI, item 5
2 Evangelho de Mateus, 18:20


