Formação continuada
Formação continuada
No início de 2.022 recebi o convite para fazer parte do Estudo Continuado da Evangelização Infantil, projeto este criado em comemoração aos 50 anos da nossa Aliança.
Naquela ocasião iniciamos a releitura do Curso de Preparação para Evangelizador da Infância, contando com três integrantes da Equipe de Apoio como Dirigentes do Estudo. O termo releitura é inapropriado para descrever esse Estudo porque, de fato, é um verdadeiro aprofundamento das questões mais complexas da educação do sentimento, resgatando nossa origem, que é a missão de evangelizar o espírito.
A cada semana o grupo mais se fortalecia, tanto na integração como na abordagem do conteúdo. Tivemos a oportunidade de conhecer evangelizadores de várias localidades do Brasil, trocando as mais ricas experiências e de interiorizar como é o verdadeiro significado de “trabalhar em Aliança”. Findo este primeiro estudo, brotaram outras sementes no mesmo formato onde nós, de início meros expectadores, nos tornamos protagonistas e desde então, nunca paramos. Vieram outros livros, como Um convite ao alvorecer – 3000 dias de Evangelização e A Evangelização de portas abertas para o Autismo. Atualmente voltamos ao nosso livro de cabeceira do Curso de Preparação.
Enquanto participantes da Formação Continuada, refletimos muito mais sobre nossa conduta e nossa transformação moral, vale dizer, reforma íntima. Estudar é um ato de amor por nós mesmos. O nosso exemplo ecoa nas crianças e com o aprimoramento a nossa tarefa ganha qualidade. Temos a oportunidade de receber, mas também doar, oferecendo o melhor de nós.
Os ensinamentos de Jesus, quando bem aplicados no espírito em formação, trarão equilíbrio futuro e adiantamento evolutivo. São cultivados, desde o alvorecer da vida, com a prática das boas obras, para que o espírito, quando atingir a maturidade física, já conheça a si mesmo, situando-se no universo como Ser colaborador do Plano Divino.
Nós evangelizadores estamos preparados para educar um espírito recém-encarnado, à luz da Doutrina Espírita? Estamos oferecendo os recursos certos, justos e verdadeiros que possibilitem a sua evolução moral? Se você hesitou ou a resposta for negativa, junte-se a um grupo de Estudo Continuado.
O bom evangelizador precisa estar na busca do conhecimento, que compreende todas as etapas do desenvolvimento infantil, o planejamento de aulas interessantes e noções seguras de psicologia e pedagogia. Além disso, precisa estar atento às questões desafiadoras, plurais e de inclusão do grupo. Soma-se a isso tudo, ter o Pentateuco como base doutrinária.
Cada alma tocada pelo amor de Jesus é um ponto de luz no Universo. Evangelizar é uma tarefa sagrada que nos transforma junto daqueles a quem servimos. E o Estudo Continuado, ao proporcionar um conhecimento maior, alavanca a Evangelização Infantil como um dos trabalhos mais importantes dentro do Centro Espírita. Afinal são esses os espíritos que estarão na sociedade amanhã.
Kátia Cristina Bazan Moretti
Centro Espírita Aprendizes do Evangelho
Santos – Regional Litoral Centro



