Desapego
Desapego
A codificação kardecista enfatiza a importância de se combater o egoísmo, conforme constatamos em O livro dos Espíritos:
O egoísmo é a fonte de todos os vícios, como a caridade o é de todas as virtudes. Destruir um e desenvolver a outra, tal deve ser o alvo de todos os esforços do homem, se quiser assegurar a sua felicidade neste mundo, tanto quanto no futuro.1
Também no Evangelho segundo o Espiritismo encontramos uma exortação ao desprendimento:
Aí tendes, meus amigos, o que eu vos queria ensinar acerca do desprendimento dos bens terrenos. Resumirei o que expus, dizendo: Sabei contentar-vos com pouco. (…) Não vos julgueis com o direito de dispor em vosso exclusivo proveito daquilo que recebestes, não por doação, mas simplesmente como empréstimo.2
É um tema que vale a pena constar na programação das aulas de Escola de Pais. E para aproximar do cotidiano, mostrando como colocar a teoria na prática, usar um exemplo real é uma ótima técnica. Como este relato da Mariana:
***
Nosso núcleo familiar é composto por mim, meu marido e nossa filha de 10 anos, Lorena. Há algum tempo, ela ganhou um grande urso panda de pelúcia que, embora pouco usado, sempre trouxe-lhe conforto. Com a necessidade de adaptar seu quarto para os estudos, o espaço ficou restrito, e o panda não cabia mais.
Sugeri a doação, algo que Lorena sempre fez com alegria, mas desta vez, ela disse que não estava pronta para se despedir. Respeitamos sua decisão e guardamos o urso no armário, caso sentisse falta.
Meses depois, o pai da Lorena propôs doar o urso panda para o Grupo Espírita Aprendizes do Evangelho de Piracicaba e rifá-lo para ajudar a casa espírita que nos acolhe com tanto carinho. Lorena aceitou a ideia com entusiasmo, percebendo que o panda poderia alegrar outra criança e contribuir para manter o espaço onde ela aprende lições de amor e caridade.
As evangelizadoras apoiaram a ideia, pois incentivam as crianças a praticar o desapego.
O urso encontrou um novo propósito, mostrando que abrir mão de algo pode espalhar amor e fazer a diferença.
A campanha foi lançada em 10 de novembro de 2024 e a venda da rifa foi um sucesso! A ganhadora foi uma outra voluntária da casa, que é vovó e ficou muito feliz com o novo urso com o qual presenteará seus netinhos, Clara e Francisco, também frequentadores da Evangelização Infantil, respectivamente na turma do Maternal e do Jardim.
Nossa família está muito feliz em contribuir e estar exercitando as lições do Mestre.
A diretoria da casa ficou muito feliz com essa iniciativa e a ideia de divulgar esse texto é para incentivar outras famílias, formando assim um círculo virtuoso de auxílio mútuo e aprendizado para todos.
Relato de Mariana Giannetti, mãe da Lorena de 10 anos, frequentadora da turma do Intermediário
Grupo Espírita Aprendizes do Evangelho de Piracicaba
Colaborou Ana Flávia de Faria Guimarães, voluntária do GEAE de Piracicaba
Referências:
1 O Livro dos Espíritos, questão 917
2 O Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo XVI, item 14

