Acolhimento na Evangelização Espírita
Acolhimento na Evangelização Espírita
Duas atividades – um ritual de passagem
A cada novo ano, ainda que de férias, a Evangelização não para. É o momento em que se organiza a mudança das crianças para novos grupos, a entrada de novos futuros amiguinhos, o cronograma de atividades e, às vezes, a chegada de novos evangelizadores. Se organizam também os espaços físicos para torná-los amorosamente acolhedores, alegres, cativantes, estimuladores, ofertando oportunidades para fortalecer ou fazer amizades. Espaços que convidam a sempre caminharmos na estrada com Jesus, seguindo seus passos, através de seus ensinamentos.
“Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.”
Lucas 2:52
E foi nesse período que recebi a alegre notícia de que, para este novo ano, eu iria assumir a sala destinada ao Primário A (06 anos a 07 anos e 11 meses). Nos anos anteriores eu atuei como evangelizadora/educadora, auxiliar, ora no grupo do Primário A, ora no Primário B – faixas etárias de 06 a 09 anos e 11 meses.
Situação posta, praticamente toda a turminha vinda do Jardim (03 anos a 05 anos e 11 meses). Chegou a hora de pensar em como recebê-los naquele primeiro dia de retorno à Evangelização. O acolhimento tinha que ser especial, pois simbolizaria um ritual de passagem para aqueles pequenos.
Planejar ações para receber (pais e crianças)!
É importante promover um ambiente educativo e estimulador, logo provocador da motivação, para chegar e querer ficar naquele novo espaço físico com aqueles evangelizadores/educadores. Que lhes seriam novos, apenas enquanto permanência física direta, já que nos cruzávamos sempre pelos espaços do Centro Espírita e principalmente no delicioso momento musical no salão de acolhimento da Entidade.
Segundo o ChatGPT (OpenAI, 2024):
“O acolhimento na evangelização espírita infantil é uma ação amorosa e pedagógica de recepção à criança e sua família, criando um ambiente seguro, fraterno e estimulante. Baseia-se em escuta ativa, empatia e carinho, visando o bem-estar espiritual, a adaptação tranquila e a formação moral, conforme os ensinamentos de Jesus e da Doutrina Espírita.”
Hora de pôr a mão na massa! Hora de abrir mente e coração às inspirações fraternas dos nossos amigos espirituais. E elas, creio, vieram e aqui quero compartilhá-las.
Primeira Atividade – Quem Somos? (livrinho)
VENHA FAZER PARTE DA NOSSA HISTÓRIA E DESENHE VOCÊ.
HORA DE PINTAR?
Segunda Atividade – Atravessando o túnel (marco do ritual de passagem)
Nesta atividade as crianças serão estimuladas pelas evangelizadoras/educadoras da sala do Jardim, por elas frequentada no ano anterior, a atravessarem o túnel e chegarem na sala do Primário A, onde serão recebidas alegremente pela nova (talvez novas) evangelizadora/educadora. A sala estará prazerosamente enfeitada para ecebe-los. E o tema do encontro será DEUS.
(Imagem gerada pela IA (a caixa real está sendo decorada e feita a partir de uma caixa de colchão – comprimento da caixa:105 cm a 125 cm; largura/espessura (quadrado da caixa), entre 40 cm x 40 cm a 55 cm x 55 cm)
Tudo foi pensado visando propiciar um bom acolhimento para recebê-los, mostrar que neste novo espaço, preparado amorosamente, também estaremos juntos, que lá eles serão cuidados, facilitando assim o desenvolvimento do senso de pertencimento.
E o mais importante: desde pequeno amando as coisas de Deus, assim como Jesus.
Ivete Campelo Andraus
Centro Espírita Luz do Caminho
Regional Vale do Paraíba
Fontes:
https://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/jesusensinamento5j.htm







