Famílias e as boas notícias

Famílias e as boas notícias

Muito tem se falado sobre a importância do convívio familiar, sobre os papeis dos pais e suas responsabilidades em relação ao desenvolvimento dos filhos, nos aspectos espiritual, físico e moral.

Estar atuante na Escola de Pais é muito gratificante e um grande aprendizado. Facilmente percebemos que as dificuldades e os desafios dos responsáveis pelos jovens são completamente diferentes de quando eram crianças.

Hoje o avanço tecnológico, as informações pulsantes e aceleradas, refletem no seio familiar. Muitos não percebem que esta rotina tem como resultado o distanciamento entre pessoas. As poucas horas de lazer em família, eternizadas em selfies, são imaginários momentos felizes sem o calor e a alegria da convivência. Hábito que vem se tornando comum, uma triste realidade na vida das crianças e jovens. É preciso conscientizarmos os pais de que, com pequenas atitudes e planejamento, é possível iniciar mudanças no seio familiar.

Um dos objetivos da Escola de Pais é propiciar aos pais a revisão de seus próprios conceitos e atitudes.1 De uma forma leve, através do diálogo, sem cobrança ou culpa, afinal não existe certo ou errado e estamos aqui para aprendermos uns com os outros.

É sempre bom lembrar da importância do respeito mútuo, da criação dos vínculos afetivos, do poder do exemplo, assim como da construção do diálogo que deve ocorrer desde a infância e ser sempre aprimorada conforme o desenvolvimento e as fases dos filhos.

São tantas as preocupações e os questionamentos dos pais e quando estão em grupos, num encontro do Centro Espírita, percebem que não estão sozinhos, reconhecem as semelhanças nas preocupações, que apenas os endereços são diferentes. Isto fortalece a troca em grupo e contribui para as mudanças no sentido de melhorar a convivência familiar.

Aqui utilizamos várias ferramentas para este trabalho, como dinâmica, roda de conversa, a presença de facilitadores, preletores etc.

Uma das ferramentas usadas, que faz parte assídua de nossos encontros, é o Caderno das boas notícias da semana.

Em todas as aulas, aos sábados, o caderno é passado para que todos ali presentes possam escrever, de maneira simples e curta, um fato que ocorreu naquela semana, com a data específica e seu nome.

Foi uma forma que encontramos de levar as famílias a desacelerar e fazer uma reflexão sobre algum fato ou acontecimento ocorrido naqueles dias.

Uma atividade espontânea e de comum acordo entre todos os participantes, até os nossos convidados fazem questão de anotar algo no caderno.

No penúltimo dia de aula teremos uma retrospectiva com a leitura das anotações, e como bem nos ensina o Evangelho:

 

A vida é difícil, (…), se, porém, atentarmos nos deveres que nos são impostos, nas consolações e compensações que, por outro lado, recebemos, havemos de reconhecer que são as bênçãos muito mais numerosas do que as dores. ²

 

Sejamos gratos a Deus e às oportunidades da vida.

 

Silvia Maria dos Santos Amâncio Ribeiro

Centro Espírita Luz do Caminho – CELUCA

Regional Vale do Paraíba

 

Referências:

1 Vivência do Espiritismo Religioso – Escola de Pais – pg. 86

2 Allan Kardec – O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo IX, item 7.