Participe
Participe
A regional Vale do Paraíba vai realizar o Curso de Preparação para Evangelizadores da Infância, de modo presencial, de 02/08 a 06/12/2025. Será aos sábados, das 15 às 17 horas, na Fraternidade da Colméia. As inscrições estão abertas e os interessados devem se inscrever pelo link: https://bit.ly/RVP2025curso
Para divulgação, foi elaborado um cartaz, cujo texto replicamos aqui, por servir de reflexão sobre a tarefa de evangelizar e a importância de se preparar para tal tarefa:
EVANGELIZAR
Evangelizar exige e fomenta no evangelizador qualidades essenciais como sensibilidade, coerência, empatia, responsabilidade, alegria e zelo. É oportunidade valiosa de exemplificar o amor em ação, desenvolvendo a coerência entre o que se ensina e o que se pratica, contribuindo diretamente para a própria transformação moral, a renovação do caráter e o combate ao egoísmo. Esse processo mútuo de transformação moral beneficia tanto o evangelizando quanto o evangelizador.
PREPARAÇÃO PARA EVANGELIZAR
A educação constitui a chave do progresso moral, e a evangelização é tarefa que contribui na formação do homem de bem, por isso não se compraz com improvisações, e precisa de mãos habilitadas. Aquele que evangeliza recebe auxílio sublime, mas aquele que se prepara promove o auxílio, adquirindo recursos para atuar com segurança, eficácia e qualidade.
Qualidade Doutrinária: Assegurar a fidelidade aos postulados espíritas de Allan Kardec e aos ensinamentos de Jesus.
Qualidade Pedagógica: Aprender a utilizar metodologias adequadas e atrativas ao público infantil, promovendo uma aprendizagem significativa. Isso inclui o uso da ludicidade, arte, música, contação de histórias e ferramentas didáticas.
Qualidade Relacional: Construir vínculos fraternos baseados no amor e na confiança, essenciais para o acolhimento e a adaptação da criança no Centro Espírita.
Qualidade Organizacional: Compreender a organização e a integração da Evangelização no Centro Espírita, desde a estrutura física e horários até o planejamento, acompanhamento e avaliação das ações.
TEXTO BASEADO NO LIVRO
https://www.febnet.org.br/portal/
(Veja o cartaz completo aqui: Participe)
Reforçando estas ideias, apresentamos a vocês o depoimento do evangelizador Jenerson Dias, da Fraternidade da Colmeia, em São Jose dos Campos:
A evangelização infantil para mim, é muito mais do que ensinar, é um profundo processo de aprendizado, ao evangelizar, somos convidados a nos desafiar interiormente, promovendo o aperfeiçoamento do nosso espírito para uma jornada longa, contínua e transformadora.
A cada aula preparada, sou convidado a mergulhar nos ensinamentos de Jesus com um novo olhar, o olhar puro e confiante da criança que ainda hoje habita dentro de mim e de forma latente sussurra aos meus ouvidos poesias e dúvidas que ainda nessa jornada irei aprender. Ser evangelizador tem sido uma benção, pois percebo que enquanto cuido dos pequenos corações, o meu também vai sendo cuidado. Durante a preparação das aulas, muitas vezes sinto um verdadeiro estado de graça, intuições suaves, alegria serena e uma presença amorosa me guiando. Essa presença torna cada etapa do aprendizado mais rica e transformadora, sinto que ser evangelizador é fazer a EAE [Escola de Aprendizes do Evangelho] na prática, é estar cada vez mais em sintonia com o meu Eu Interior e, com isso, mergulhar nos mistérios da Espiritualidade, é se tornar toda semana um instrumento de transformação, adquirindo formas e cores, pintando o Painel Pessoal e doando equipamentos para que outros possam embelezar seu Painel particular. Ser evangelizador é ser ferramenta de condução para um futuro mais leve, justo e espiritualmente saudável, porque o Evangelizador não impõe regras ou dogmas, mas sim lapida a pedra milenar que é a criança, ajudando-a a organizar sua caixinha de ferramentas da vida colocando-as nos espaços coerentes conforme os ensinamentos de Jesus, especialmente os que Ele nos trouxe nas parábolas e nos sermões, como o do monte, que ainda hoje guarda preciosos tesouros a serem descobertos.
Os cursos de formação para novos evangelizadores também ampliam minha compreensão espiritual e me ajudam a perceber o quanto esse caminho contribui para minha reforma íntima. Evangelizar é acender uma luz no outro e perceber que, no processo, nossa própria luz se fortalece, é uma jornada de amor, transformação e confiança na bondade que habita em cada ser.
Vanessa Capucci Ferreira
Fraternidade da Colméia
Regional Vale do Paraíba
Jeh, sua aula foi um verdadeiro presente nessa minha caminhada como futura evangelizadora. Enquanto ouvia suas palavras, lembrei da frase de Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”
Sinto que a evangelização é exatamente isso: um encontro de almas. Mais do que ensinar, é aprender, transformar-se e deixar que a luz de Jesus nos conduza nesse processo tão bonito. Muito obrigada pela inspiração!
Fico muito feliz em ler depoimentos como esse, que expressa sentimentos e valores que sentimos ao abraçar a tarefa de evangelizar-se e consequentemente trazer Jesus para perto dos pequenos…
Vibrações para que este curso tenha ampla divulgação nas Escolas de Aprendizes para que mais Servidores sintam essa alegria ao preparar a aula e essa energia que a espiritualidade nos envolve sempre!!!!
Lindo depoimento 🥰