Setembro Amar&elo
Setembro Amar&elo
Embarque. Comparando a vida a uma viagem de ônibus, a passagem que adquirimos nos mostra exatamente a hora do embarque. Uma vez dentro do ônibus, não passa pela nossa cabeça que no trajeto haverá curvas, buracos, o pó da estrada, ventos, chuvas e até algumas paradas obrigatórias.
A cada estação, diferentes passageiros embarcaram. Uns ficaram pouco tempo, outros nos acompanharam por longos períodos, deixando saudades, boas lembranças e algumas feridas e cicatrizes.
Durante o percurso, algumas pessoas decidem desembarcar mais cedo. Antes das estações, ficam pelo caminho. Por motivos inimagináveis para nós, não irão completar a viagem.
Pessoas como o jovem Mike Emme, citado na Wikipedia¹. Um adolescente americano de apenas 17 anos, que em 1994, tirou a própria vida em seu Mustang 1968 amarelo, surpreendendo a todos. O carro havia sido restaurado e pintado de amarelo pelo próprio Mike. Seus amigos e familiares distribuíram, no funeral, cartões com fitas amarelas. Seus pais iniciaram a campanha do programa de prevenção do suicídio “fita amarela”, ou “yellow ribbon”, em inglês.
Este triste acontecimento se espalhou pelo mundo, chamando a atenção para a importância da saúde mental e a valorização da vida.
Um alerta para nós! E para as famílias, independente se é composta por crianças, jovens, adultos ou idosos, estarem atentas às mudanças de comportamento, à falta de diálogo, ao isolamento, entre outros.
O mês de setembro foi escolhido para a campanha Setembro Amarelo porque o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Aqui no Centro Espírita Luz do Caminho – CELUCA, o cronograma foi voltado especificamente para a realização de atividades e encontros em prol da valorização da vida, a divulgação dos meios de contato com o CVV (telefone 188) 2, lembrando o papel da casa espírita no acolhimento de toda a família.
Iniciamos o mês com o tema Suicídio, assunto sério e delicado, para o qual contamos com a colaboração de nossa companheira e dirigente do curso de médiuns. Através de uma roda de conversa, com espaço para perguntas e trocas de experiências, dialogamos também sobre propósito, valor, acolhimento, além de recebermos a indicação de obras literárias.
No Brasil, a campanha Setembro Amarelo tornou-se oficial com a sanção da Lei 15.199, de 2025 pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A campanha Setembro Amarelo deverá ser realizada anualmente no mês de setembro, em todo o território nacional, com ações que englobem a prevenção à automutilação e ao suicídio. Também serão destinadas atividades para a conscientização sobre a saúde mental3.
Disse Jesus: Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo 4.
Jesus com seu amor nos diz: eu vejo você, você é importante, fale comigo, sua vida importa, não desista, estou aqui para você.
Silvia Maria dos Santos Amâncio Ribeiro
Centro Espírita Luz do Caminho – CELUCA
Regional Vale do Paraíba
Referências:
¹ https://pt.wikipedia.org/wiki/Setembro_Amarelo
² Acesse cvv.org.br e confira outros meios de contato, além do telefone 188.
3 Fonte: Agência Senado – 09/09/2025, 09h47
4 Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.VI.