Histórias que falam ao coração

Histórias que falam ao coração

Conforme já muito divulgado, o objetivo da campanha Setembro amarelo é a conscientização da necessidade da valorização da vida e, consequentemente, da prevenção do suicídio. Às vezes nos perguntamos se esta campanha é adequada também para crianças. De acordo com o Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, publicado em 06/02/2024, no Brasil foram notificadas 224 mortes por suicídio entre crianças e adolescentes de 5 a 14 anos, no ano de 2021. O suicídio representou a 11ª causa de morte nesta faixa etária.1

O estigma em relação ao tema do suicídio e da saúde mental como um todo frequentemente impede a procura por ajuda, que poderia evitar mortes. Ressalta-se que falar de forma responsável sobre o fenômeno do suicídio opera muito mais como um fator de prevenção do que como fator de risco, podendo, inclusive, contribuir para a ruptura do estigma que cerca o fenômeno.2

Mas o que podemos fazer?

Apesar da complexidade de sua determinação, o suicídio pode ser prevenido com intervenções individuais e coletivas de diagnóstico, atenção, tratamento e prevenção a transtornos mentais, ações de conscientização, promoção de apoio socioemocional, limitação de acesso a meios, entre outras.2

Dentre as ações possíveis, há pelo menos duas que podem ser realizadas pela Evangelização Infantil: ações de conscientização e promoção de apoio socioemocional.

A conscientização em relação à necessidade de valorização da vida é perfeitamente possível dentro do programa da Evangelização Infantil. A compreensão da vida encarnada como oportunidade de aprendizado e evolução espiritual é um de nossos objetivos, que se desenvolve a partir de diversas outras temáticas.

Além disso, o apoio socioemocional também pode ser expresso através de temas como amor ao próximo, amizade, amor à família, colaboração, gentileza, respeito às diferenças e outros. Foi assim que selecionamos, em cada livro de apoio à Evangelização Infantil, uma aula que atende a estas temáticas, como se pode ver a seguir:

Maternal: Aula 9 – A bondosa vaquinha – tema: bondade

Nesta aula, a vaquinha dá carona para seus amigos e os leva a passear. É uma história cumulativa, tão do agrado dos pequenos. Embora sejam animais diferentes, todos são amigos e a vaca os recebe indistintamente. A proposta de atividade é um passeio em que a evangelizadora chama cada criança pelo nome e, de mãos dadas, vão todos juntos.

Jardim A: Aula 6 – A meiga Catila – tema: afabilidade / gentileza

Catila é uma amável gatinha que vai morar numa cidade onde há outra gatinha, Xininha, que não é nada amável. Quando esta se machuca, Catila a socorre. Xininha, então, percebe a bondade de Catila e se tornam amigas. Valores como bondade, gentileza, amizade, são desenvolvidos nesta história.

Jardim B: Aula 12 – As três borboletas – tema: amor ao próximo / respeito às diferenças

Três borboletas, amarela, branca e vermelha, são pegas pela chuva. Buscam abrigo nas flores, porém cada flor só quer dar abrigo à borboleta de cor igual a sua. Insatisfeitas, as borboletas preferem ficar na chuva a terem que se separar. No final, a chuva passa e surge “alguém” que brilha para todos, independentemente da cor.

Jardim C: Aula 20 – Felix, a jaguatirica – tema: amor aos animais

Numa lanchonete a polícia pede a umas pessoas que mostrem o que levam na sacola. Mirian, uma menina de seis anos que está com seu pai vê que é um “gatinho” e pergunta se pode ficar com ele. O policial responde que não é um gato, mas uma jaguatirica, e que não pode levá-la para sua casa porque o lar daquele animal é a floresta. Esta história, de amor aos animais, nos ensina que amar é respeitar as características e necessidades de cada um. E que cada ser tem seu lar particular.

Primário A: Aula 19 – Visita inesperada – tema: amor ao próximo

Uma menina, que vive com seu avô, se pergunta como poderiam ajudar alguém, se eles mesmos não têm quase nada. Eis que uma visita inesperada a faz compreender o sentido de ajudar.

Primário B: Aula 24 – Desse jeito assim – tema: preconceito

Darci chega à escola e sofre diversas críticas por ser desse jeito assim. Até que tem a oportunidade de demonstrar uma qualidade.

Primário C: Aula 25 – A jarra de cristal – tema: perdão

Valter, um menino prestativo e muito zeloso de suas coisas fica extremamente irritado com o colega que acidentalmente quebra o apontador que havia emprestado, e exige que lhe dê um novo. Nesse mesmo dia, também por acidente, Valter quebra uma jarra de cristal de sua mãe.

Intermediário A: Aula 21 – O grande príncipe – tema: amor ao próximo

Um rei, sentindo chegar o final de sua vida, dá a seus dois filhos uma tarefa, um desafio, com o objetivo de escolher aquele que o sucederá. Cada um recebe uma carruagem com riquezas e deve empregá-las como achar melhor. Um dos filhos compra um castelo e inúmeros escravos para o pai poder governar tranquilamente. O outro chega cansado e abatido – gastou todo o dinheiro fazendo o bem para o povo. Quem o rei vai escolher para lhe suceder?

Uma reflexão sobre amar ao próximo e também sobre fazer aquilo que acreditamos que é certo.

Intermediário B: Aula 36 – Um dia de menina – tema: preconceito de gênero

Baseada no vídeo O menino do vestido rosa, uma história para refletir sobre preconceito de gênero e os sofrimentos provocados pelas posturas preconceituosas.

O livro dos Pais vol. 1: Aula 9 – Compreensão, estímulo, amor: necessidades da criança

Com quatro propostas de aula, o objetivo é discutir que as necessidades das crianças vão além do físico.

O livro dos Pais vol. 2: Aula 7 – Harmonia no lar

Uma aula para falar sobre os recursos para a promoção da harmonia e entendimento no lar.

***

Além destas aulas, há inúmeras outras que podem ser utilizadas neste contexto de valorização da vida e prevenção do suicídio.

Quais são suas sugestões?

 

Maria Filomena C. Lopes

Equipe de apoio à Evangelização Infantil

 

Referências:

1 boletim-epidemiologico-volume-55-no-04.pdf

2 boletim_epidemiologico_svs_33_final.pdf (grifo nosso)

Os livros de apoio à Evangelização Infantil podem ser encontrados em: Aliança Livraria

Dica:

O CVV tem vários materiais multimídia para prevenção do suicídio, inclusive para pais e educadores. Acesse: Materiais multimídia para prevenção do suicídio |

Leave a Comment