Mundo Moderno

Já vai longe o tempo em que o telefone servia apenas para falar. Hoje, ele até é usado para isso, mas realiza tantas outras atividades que nem dá para listar todas as suas funções. Diante de tanta facilidade, nós, seres humanos, como tudo na natureza, tendemos a procurar o caminho mais fácil. Assim, fazer uma caminhada hoje em dia chega a parecer uma penitência; escrever uma carta vira um evento; ouvir uma música predileta se transforma em um trabalho árduo.

As músicas estão todas à minha frente, à espera de um clique, e aí eu não sei qual vou decidir ouvir. Acabo deixando para outro dia. O dedo passa rapidamente pela tela do celular selecionando mensagens, e não posso demorar em nenhuma delas, pois preciso ver todas, responder todas ou, pelo menos, mostrar que li. Caso contrário, não me enquadro no grupo dos que “veem tudo”.

E assim os dias se repetem, sem percebermos as horas passando. Uma postura muito comum que notei nas redes é a de apenas replicar mensagens. As pessoas já não escrevem uma frase sequer; preferem encontrar uma mensagem bonita que alguém escreveu para o seu objetivo, e aquela frase ganha o mundo.

Eu, particularmente, gostaria de receber uma frase de poucas palavras escrita pela própria pessoa, pois mais importante do que a beleza poética é a expressão do seu pensamento. Às vezes acontece de eu retornar para a pessoa elogiando a frase, e ela nem sabe qual era.

Como diria Jesus: “Sede o sal da terra”. É importante ter equilíbrio em tudo o que fizermos. Vamos ser autores das nossas próprias frases?

Leave a Comment