Conheça a Secretaria da Aliança
No inicio da Aliança foi usado uma sala emprestada pelo centro espírita aprendizes do evangelho que fica na rua Genebra, e por muito tempo foi tido com a sede da aliança. Com a compra do imóvel na rua Francisca Miquelina, transferimos a secretaria da aliança para lá, onde era realizado as reuniões de conselho coordenadores e central de informações e apoio ao movimento, após algum tempo, o conselho aprovou a compra de uma distribuidora para que pudéssemos manter a editora e apoiar o movimento e a secretaria. A distribuidora graças a ajuda de dedicados voluntários cresceu e se firmou no mercado livreiro mas precisou na época de espaço para estoque de livros e materiais, então foi adquirido um novo imóvel, a diretoria da aliança, avaliou que este novo espaço seria mais aproveitado pela secretaria da aliança com mais possibilidades para reuniões maiores, e assim a secretaria da aliança mudou pela terceira vez, para a rua Humaitá 569, onde se encontra até os dias de hoje. Desde o inicio ela cumpre o papel de apoiar o movimento de aliança.
A aliança esta presente em todas as casas, não tem propriamente uma sede, a secretaria é um espaço de trabalho, onde organiza e planeja as ações de suas equipes, é um ponto de encontro e uma central de informação sobre a aliança, nossa secretária Renata nos atende em horário comercial de terça a sábado, os contato podem ser feito pelos canais:
[email protected] WhatsApp ou telefone 55 11 3105-5894 ou celular
O que acontece na Secretaria?
Veja o vídeo!
É bem curtinho e você irá perceber quantas reuniões acontecem ao mesmo tempo na Secretaria da Aliança.
E o que acontece ou o que se faz na Secretaria da Aliança?
A diretoria da aliança se reúne aos sábados das 08 as 12horas, para tratar dos assuntos da Aliança.
A secretaria é um ponto de encontro das equipes e de voluntários que muitas vezes passando por são Paulo quer conhecer a editora distribuidora e passam por la para cumprimentar a Renata que esta sempre a disposição para ajudar quem a procura.
Alguns irmãos que vem de outros países e chegam na secretaria para orientação de como encontrar uma casa saber endereços e dias de atendimento e recebe toda a ajuda possível.
É um espaço acolhedor de vibrações elevadas, o que ajuda as equipes encontrar caminhos para solução de desafios.
Tem uma estrutura para reuniões presenciais, hibridas e a distância, o que atende todas as pessoas apesar da distancia.
Em vários momentos tivemos até 5 reuniões simultâneas o que mostra a importância de um ponto de encontro como esse.
Tem um acervo de documentos que precisa de um espaço para arquivos desde o inicio da Aliança.
Para nosso principal encontro a RGA, é essencial ter uma secretaria pois o material de apoio esta armazenado como caixas, cabos, microfones, som. O mesmo serve para o encontro dos jovens o EGM.
Dos assuntos mais procurados podemos elencar situação de cadastro de casas, atualização de endereços, contato de regionais, duvidas sobre preenchimento de documentos.
Plano de doações voluntárias
Já há alguns anos que a Aliança, no quesito financeiro, recebe doações mensais da ALDELE / Editora Aliança, sendo esta a maior e principal fonte de recursos financeiros. Portanto, a saúde financeira da Aliança é dependente da saúde financeira da ALDELE / Editora Aliança.
Recentemente, em função da crise econômica no país aliada à queda acentuada na busca por qualquer tipo de livro (espírita ou não), a ALDELE / Editora Aliança começou a enfrentar maiores dificuldades para a manutenção das doações à Aliança.
Propomos ao conselho, que a Secretaria da Aliança fosse custeada pela aliança pois nós aliancistas somos os beneficiários do serviço prestado, a forma de arrecadação seria voluntarias e que a diretoria da aliança iria, Prestar conta dos valores arrecadados e como estavam sendo investidos, além de promover melhoria no espaço se a arrecadação permitisse.
Desde quando este programa de doações tem sido planejado?
Assim que a ALDELE / Editora Aliança manifestou a dificuldade na manutenção das doações, a situação inicial e primeiras ideias e soluções foram levadas à reunião do CGI (Conselho dos Grupos Integrados) de maio de 2018 (ata da reunião), bem como os pontos que são mais importantes em relação à manutenção da secretaria.
um grupo de casas conselheiras em conjunto com a Diretoria começaram a buscar ideias e soluções.
Uma proposta foi apresentada na reunião do CGI de setembro de uma associação para arrecadar fundos (ata da reunião) mas uma nova associação, não era uma boa solução segundo um advogado especialista no terceiro setor Foi por este motivo que na reunião do CGI de dezembro (ata da reunião) foi cancelada, e, portanto, todas as doações seriam realizadas para a Aliança diretamente. Nesta mesma reunião a Secretaria disponibilizou as informações bancárias para que doações pontuais pudesse ser realizadas,
Em seguida, a Secretaria buscou alternativas que facilitassem as doações por parte dos interessados, sempre preocupando-se em criar uma estrutura clara e transparente, com prestação de contas periódicas ao CGI.
Desta forma, na reunião do CGI e AGI de abril de 2019 a Secretaria apresentou a forma com que as doações poderiam ser realizadas.
E como doar?
As doações podem ser feitas por qualquer interessado, seja pessoa física (PF) ou pessoa jurídica (PJ), incluindo aos centros filiados à Aliança Espírita Evangélica.
As doações poderão ser pontuais (apenas uma vez, por transferência / depósito em conta, boleto, cartão de débito ou cartão de crédito ou PIX), ou periódicas (no cartão de crédito, no qual o valor a ser doado será debitado periodicamente ou numa programação do PIX onde o doador programa uma transferência mensal por tempo que desejar).
as casas espíritas irão receber os recibos de doação emitidos pela Aliança Espírita Evangélica.
Toda casa espírita filiada à Aliança é obrigada a doar?
Não, a doação das casas espíritas filiadas à Aliança não é obrigatória, mas sim voluntária. A doação ou não por parte da casa espírita nada impacta na classificação que ela possui (inscrita ou integrada) junto a Aliança.
É também por ser uma doação voluntária que a Secretaria recomenda à casa que opte por realizar a doação, registrar em ata de Diretoria ou equivalente que está realizando doações para manutenção da Secretaria da Aliança.
Qual será a destinação das doações realizadas?
as doações serão destinadas para a manutenção da Secretaria da Aliança, para pagar os custos tais como:
- contas de consumo (como água, luz, telefone e internet)
- impostos devidos (como IPTU)
- encargos trabalhistas (salário, 13º, férias, INSS, FGTS, vale-transporte, vale-refeição, etc)
- outros (despesas com escritório de contabilidade, despesas para registro e manutenção das marcas, como “Aliança” ou “Trevo”, etc)
Como posso acompanhar a destinação das doações?
A Secretaria fará uma apresentação em todas as reuniões do CGI, explicando detalhadamente todas as doações recebidas bem como as destinações que foram dadas. E estará a disposição o balanço anual das contas da aliança.