União sem fronteiras

UNIÃO SEM FRONTEIRAS

 “Estimarias, talvez, que todas as rotas se subordinassem à tua e reportas-te à união, como se os demais viajores da vida devessem gravitar ao redor de teus passos…

Une-te aos outros, sem exigir que os outros se unam a ti.” (1)

Sabemos de nossa interdependência, de que não somos autossuficientes. Por isso, união é um valor que apreciamos e que sempre nos orgulha em tê-lo. A união faz a força. Unidos, venceremos.

E uma união perfeita exige que saibamos “ver” além de nossos pontos de vista, alem de nossas “fronteiras”. Os outros, a quem aspiramos nos unir, são diferentes de nós, têm suas próprias ideias e modos de viver.

Nosso tema para este ano de 2022 é “Evangelização Infantil – união sem fronteiras”.

Ser um voluntário da Seara do Mestre Jesus auxiliando na divulgação do Evangelho é um convite à prática do amor ao próximo através da caridade.

É por meio do trabalho que vivenciamos o sentimento de ser útil ao fazer algo de bom a alguém. Nada é mais valioso do que receber um sorriso de uma criança, ver alegria no semblante de uma mãe, pai ou responsável.

Talvez você esteja se perguntando, se existe um jeito certo para realizar trabalho voluntário, além da boa vontade?

Para nos tornamos verdadeiros voluntários cristãos na Evangelização Infantil, devemos seguir o conselho de Jesus, onde ele afirma: “Filho, vai trabalhar hoje na vinha” (2). Nesta passagem, Jesus esclarece que Deus nos faz um convite diário para servir no plantio, na fermentação até a produção do vinho, representando um aspecto da ação de Deus no Mundo. Este é o sentido maior de todo e qualquer trabalho voluntário.

Enquanto temos tempo, façamos a obra de Deus com união entre todos os voluntários e casas espíritas no movimento da Aliança, lembrando-nos de que a Lei do Senhor nos coloca na Seara em que produzimos melhor com amor, caridade, compreensão, respeito. Mas, acima de tudo, aprendamos que o nosso trabalho é auxílio providencial a um povo inteiro, aos olhos de Deus.

Fica então um convite à reflexão: como fazer? O que poderemos fazer para nos unirmos aos outros?

 

Viviane Eloy e Maria Filomena C. Lopes

Equipe editorial do blog para a Evangelização Infantil

 

1 – XAVIER, Francisco C. Fonte Viva. Lição 49: União fraternal.

2 – Mateus 21:28

Leave a Comment