Os dois lados do rio

Os dois lados do rio

Quando se trata de falar sobre a desencarnação, a passagem para o plano espiritual, às vezes podemos encontrar alguma dificuldade, sobretudo com as crianças menores, que precisam de situações mais concretas para a compreensão.

Os dois lados do rio¹, escrito por Roberto de Carvalho e ilustrado por Jaqueline Silva, é um livro que aborda o tema a partir de uma metáfora – ir-se para o outro lado do rio, um rio imenso que não dá pra ver a outra margem…

Personagem principal, o macaquinho Ranulfo convive com sua avó, a quem ama muito e de quem recebe lições valiosas para a vida. Entre elas, a de que o mais importante não é saber a hora da nossa travessia, mas aproveitar o tempo para aprender a viver em paz com a Natureza, para sermos bons e respeitosos.

Sua avozinha foi viver do outro lado do rio… Há o espanto, a tristeza e a saudade. E uma delicada explicação que traz esperança.

Ranulfo cresce, tem filhos, tem netos… Para todos transmite as lições aprendidas com sua avó e com sua mãe. Quando ele perde a esperança, sua avó, do outro lado do rio, traz ânimo e conforto a Ranulfo. No final…  bem, não vou contar o final, fica para o deleite de quem ler.

As ilustrações conversam com o texto de forma harmônica, expressando as emoções da leitura.

Ao final, há atividades que reforçam as ideias da história e trabalham a atenção dos leitores.

Uma história sensível que pode despertar muitas conversas sobre a desencarnação, os laços familiares, o mundo espiritual.

Para concluir, deixo a vocês a passagem de O Evangelho segundo o Espiritismo, com a qual o livro começa:

Os Espíritos formam, no espaço, grupos ou famílias, unidos pela afeição, pela simpatia e semelhança de comportamento. Esses Espíritos, felizes de estarem juntos, procuram-se. A encarnação só os separa momentaneamente, pois quando voltam ao plano espiritual, eles se reencontram, como amigos na volta de uma viagem.²

Maria Filomena C. Lopes

Equipe de apoio à Evangelização Infantil

¹ CARVALHO, Roberto de, Os dois lados do rio / Roberto de Carvalho; ilustração de Jaqueline Silva. São Paulo: Editora Aliança, 2019.

²KARDEK, Allan, O Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo 4, item 18.

Para adquirir o livro Os dois lados do rio acesse: https://aliancalivraria.com.br/produto/121382/dois-lados-do-rio-os–infantil