Jesus é mágico

Jesus é mágico!

Se a formação continuada é uma necessidade importante para todos os voluntários da Evangelização Infantil, a formação inicial, através do Curso de Preparação para Evangelizador da Infância, é a porta de entrada que permite ao novo voluntário iniciar o trabalho com segurança e propriedade.

Para ilustrar o que dizemos, publicamos hoje dois depoimentos de participantes do Curso de Formação. Desejamos que sua leitura possa inspirar, animar e incentivar outras pessoas para o trabalho da Evangelização Infantil.

***

Jesus é mágico! Sabe movimentar a sabedoria da vida para nos apontar o caminho a seguir, o compromisso assumido, aquilo que nos compete realizar para avançarmos mais um pouquinho na nossa jornada…

Meu nome é Júnia Ramos, sou trabalhadora do Grupo Espírita Raios de Luz, em Lagoa Santa, Minas Gerais. Estava participando de um curso de recepção e entrevista, visando uma melhor capacitação para o trabalho de Assistência Espiritual.

Durante uma aula, a expositora mostrou na tela o livro A Evangelização no mais além, para exemplificar o grandioso trabalho realizado pela espiritualidade, sustentando o nosso trabalho aqui na Terra. Quando a aula terminou, na mesma hora fiz o pedido do livro pela internet, mesmo sem nunca ter cogitado trabalhar como evangelizadora da infância.

Foi aí que a mágica aconteceu! A partir da leitura desse livro singelo e tão maravilhoso, algo assim também, singelo, puro e sublime brilhou no meu coração e, com inexplicável emoção, veio a certeza: eu quero muito ser evangelizadora infantil! A partir daí, como sempre acontece quando nos colocamos sinceramente à disposição para trabalhar pelo Evangelho, tudo foi fluindo tranquilamente. A presidente da nossa Casa conseguiu me inscrever em uma das últimas vagas do Curso de Preparação para Evangelizador da Infância, promovido pela regional Piracicaba em parceria com a regional SP Centro. Desde a primeira até a última aula, alegria e encantamento! Pelas músicas, pelas 1001 maneiras de falar do Evangelho de Jesus para as crianças! A enorme responsabilidade de plantar a sementinha do Evangelho em pequeninos corações, Espíritos reencarnantes que tanto anseiam por essa oportunidade, era como um desafio que movimentava todas as minhas forças para perseverar no curso, oferecendo a minha melhor contribuição. Foram 12 semanas de muito aprendizado, sintonia com o Mais Alto, convivência fraterna com as companheiras (e um companheiro!) de turma. Admiração, respeito e muita gratidão às dirigentes Ana Flávia e Ana Carolina, que conduziram o curso com tanta doçura e carinho, como a nos dizer – Sejam assim também com as “suas” crianças!

O estágio de observação e a aplicação de uma aula planejada por mim foram momentos de intensa alegria e só vieram confirmar o que o meu coração já sabia: aqui é o meu lugar, é juntinho com as crianças que Jesus quer falar pelas minhas palavras, gestos e sorrisos. Pelo meu olhar. Pelo amor que transborda do meu coração. Ele é mesmo mágico!

E assim, convido você para o estudo e aperfeiçoamento contínuo, tão importante em todos os trabalhos de uma casa espírita!

 

Junia Ramos

Grupo Espírita Raios de Luz

Regional Minas Gerais

 

Amei esse Curso de Preparação para Evangelizador da Infância.

Amar, sorrir, servir, educando com prazer, sempre dentro dos limites.

Para melhor entendimento das leis Divinas e de si mesmo, dos ensinamentos de Jesus, nosso Mestre e Irmão amado.

As regras aos evangelizadores, a vigilância, o cuidado com cada criança, sempre observando as dificuldades que cada uma possa apresentar, a atenção, a participação em sala de aula.

Sempre lembrando que em primeiro lugar é evangelizar, sabendo que as crianças irão nos observar. Isso requer do evangelizador a vigilância, sendo paciente e caridoso.

O curso também nos chamou à atenção para observar que cada criança tem sua particularidade e que deve ser considerado o meio social em que está inserida, sua história familiar.

Sobre o tema aprendizagem, o evangelizador deve sempre motivar as crianças a expressarem suas ideias. Buscaremos despertar o que cada uma tem de melhor dentro de si, afinal cada criança é um Espírito com experiências já vividas.

Outros temas abordados foram: psicologia, fenômenos psíquicos, além da didática com as crianças, histórias mais adequadas a cada faixa etária, músicas educativas, livros com imagens e desenhos coloridos.

O evangelizador deve acolher os pequenos, especialmente no período de adaptação de cada criança e período de concentração em cada idade.

Desenvolver as qualidades que elas já possuem e levar a mensagem do Evangelho a ser vivida por nós, evangelizadores, aprendendo e exemplificando.

Gratidão às evangelizadoras que contribuíram para o meu estágio em todas as turmas da Evangelização Infantil do Grupo Espírita Aprendizes do Evangelho de Piracicaba.

 

Agora eu me tornei uma evangelizadora e fui recebida na turma do Jardim. A cada semana aprendo e saio renovada da Casa Espírita. As crianças tanto nos ensinam e energizam. Que mais pessoas possam sentir essa alegria!

 

Denise de Freitas Delgado

Grupo Espírita Aprendizes do Evangelho de Piracicaba

Regional Piracicaba