Como atrair as crianças para a prática do Evangelho no Lar

Como atrair as crianças para a prática do Evangelho no Lar

Um dos projetos para os 50 anos da Aliança, apresentado durante a live1 no canal do YouTube no mês de setembro último, propõe alternativas para aumentar o engajamento das crianças no Evangelho no Lar, estimulando de forma simples sua participação.

Lembramos que a Doutrina Espírita nos alerta que é na infância que o Espírito está mais acessível às impressões que recebe, o que pode auxiliar em seu adiantamento e isto demonstra a importância dos pais na educação espiritual de seus filhos. O educador espírita Herculano Pires, no livro Pedagogia Espírita, reforça esta relevância ao afirmar que “O maior patrimônio que os pais podem legar aos filhos é o conhecimento de uma doutrina que vai garantir-lhes a tranquilidade e a orientação certa no futuro”.

Aliás, o Evangelho no Lar é uma atividade iniciada pelo próprio Mestre, que se reunia com os apóstolos na casa de Pedro, com a finalidade do conhecimento de Deus através do estudo dos livros sagrados e da elevação dos pensamentos.

Porém o envolvimento de crianças faz com que muitas vezes esta prática tão benéfica traga consigo alguns desafios para as famílias. Como atrair a atenção delas para tão importante atividade? Como estimular sua participação?

Para a realização deste projeto, utilizamos uma revisão da literatura encontrada na internet, bem como uma pesquisa informal de sugestões de crianças e pais frequentadores da Escola de Pais e Evangelização Infantil da Casa Espírita Evangelho e Amor, situada na Regional Oeste da cidade de São Paulo.

O site www.sembradoresluz.org levanta uma série de considerações para serem pensadas antes mesmo da realização do Evangelho, como a escolha de data e horário em que as crianças estejam mais descansadas; a mudança do nome “Evangelho no Lar” para outro mais atrativo para os pequenos; a marcação de um lembrete num calendário de fácil alcance para família, para que todos possam se planejar; a alteração do tempo de duração, de acordo com o tempo de atenção esperado para as diversas faixas etárias; a escolha dos livros utilizados, que sejam infantis e com histórias sobre Jesus ou de fundo moral ou espiritual; e, por fim, envolver as crianças como ajudantes na preparação e realização da atividade.

Sugere também estratégias para incentivar a participação das crianças, como a prática ser realizada numa cabaninha; um “chá” com a presença de bonecos e bichinhos de pelúcia; a escolha de um cantinho especial da casa, decorado com flores, travesseiro, bichinhos, livros de Jesus etc.; a realização de um piquenique ou uma atividade prazerosa em família após o término do Evangelho; o uso de fantoches na contação das histórias; o registro pelas crianças do que captaram da leitura através de filmagem de vídeo, dramatizações, atividade artística ou massa de modelar.

Em relação ao material literário utilizado, os sites www.quintadeluz.com.br e www.passatempoespirita.com.br e o canal do YouTube Luis Hu https://www.youtube.com/@luishurivas reforçam que o cuidado na sua escolha é crucial, devendo conter textos e linguagem simples, que permeiem o lúdico. Aconselham ainda que durante a leitura, o adulto faça vozes diferentes, perguntas instigantes e outras possibilidades que atraiam as crianças.

Fornecem uma relação de livros já utilizados por eles, listados a seguir:

Temos ainda outras referências em diversos sites espiritas como www.letraespirita.blog.br www.mundoespirita.com.br www.feesp.com.br www.espiritaonline.com .

Nossa pesquisa ampliou-se junto aos frequentadores da Escola de Pais e da Evangelização Infantil, considerando se eles poderiam contribuir com sugestões que atraíssem as crianças para a realização do Evangelho no Lar. Porém percebemos a necessidade de uma maior divulgação e disseminação das alternativas encontradas. Baseados neste fato, fizemos com as crianças frequentadoras da Evangelização Infantil desta casa uma simulação de Evangelho no Lar realizada com as sugestões encontradas na revisão de literatura deste estudo, conforme as fotos abaixo, e solicitamos que, ao final, estas registrassem por meio de desenhos suas emoções, percepções e aprendizados referentes à atividade.

Percebemos um interesse maior e um engajamento no explorar de atividades diversas e lúdicas permeando a imaginação com base no Evangelho. Este interesse na prática do Evangelho no Lar é ampliado utilizando-se alternativas nos caminhos que levam a falar de Jesus e seu Evangelho. O uso de atividades lúdicas, literatura e, eventualmente, apresentação de vídeos de cunho espírita torna o encontro para o Evangelho no Lar mais interessante para todas as idades.

Trazer o interesse de crianças e jovens para o entendimento do Espírito que foi Jesus, utilizando a linguagem figurativa e moderna, pode por vezes garantir maior participação da família a esta prática no lar, evoluindo e se adaptando como a própria doutrina espírita nos ensinou.

Karen Cianciarullo2

Centro Espírita Evangelho e Amor – Regional São Paulo – Oeste

Referências:

1 Você pode ver a live em: https://www.youtube.com/watch?v=67ELX7plNv0

2 Participantes do projeto Como atrair as crianças para a prática do Evangelho no Lar:

Karen Cianciarullo – Coordenadora e relatora do projeto

Cris Bertolami

Cristina Kramer

Dionísio Z. Negrini

Mauro Iwanow – Relator

Mirsia Nakao

Selma Casagrande

Simone Ortega

Tarita Romano