Uma imagem, mil histórias

Uma imagem, mil histórias

A sala 1 do Curso de Preparação para Evangelizador da Infância, promovido pelas regionais Campinas e Araraquara neste ano de 2023, experimentou uma atividade literária bem interessante.

A turma foi dividida em grupos e cada um recebeu uma imagem. A tarefa consistiu em criar uma história a partir da imagem, para um determinado ciclo, e que pudesse ser útil nas aulas de Evangelização Infantil e Escola de Pais.

Confira a seguir o resultado dessa experiência. Olhe a imagem e crie você, mentalmente, sua própria história. Depois, divirta-se lendo a produção de cada grupo, comparando com a sua. Gostou? Conte pra gente!

Esta atividade também pode ser feita com as crianças e com os adultos.

***

GRUPO 1 – MATERNAL

Um passeio na floresta – O que vamos encontrar?

Quando entrei na floresta, passeando pela trilha, estava vendo as árvores balançando com o vento e ouvi os passarinhos cantando. Tinha até um Pica-pau.

Mais adiante encontrei um lobo e logo percebi que ele era bonzinho e estava ali procurando amigos.

Os coelhos, a raposa e os esquilos que estavam perto de uma árvore aceitaram a amizade do lobo bonzinho. Afinal, todos somos criaturas de Deus, nosso Papai do Céu.

***

GRUPO 2 – JARDIM

Férias na casa da vovó e do vovô

Huummm! Que curiosidade! O que pode acontecer?

Chegou o grande dia de irmos passar as férias na casa do vovô e da vovó. Fomos recebidos pelo Totó, o cachorro da família. Ele estava tão feliz que pulava em cima da gente! Acabou sujando as nossas roupas com as suas patinhas cheia de terra.

A vovó preparou um piquenique tão gostoso! Tinha bolo de chocolate, brigadeiro, pão de queijo. Foi feito embaixo de uma mangueira, onde dava para sentir uma brisa leve.

Brincamos de amarelinha, esconde-esconde, cantamos músicas antigas e ganhamos muitos beijos e abraços.

***

GRUPO 3 – PRIMÁRIO

Um cão aventureiro – Aonde ele foi?

Era uma vez um cachorrinho muito esperto chamado Toby.

Ele morava na Rua Esperança. Nesta rua também, moravam seus amigos Bilu, um cachorrinho muito levado, a gatinha Gigi e o pato Quaqua.

Um belo dia Toby sentiu falta de Bilu e foi perguntar para Gigi e Quaqua se sabiam dele.

Ninguém o tinha visto. Então Toby falou para os amigos:

– Precisamos procurá-lo, porque amigo a gente não deixa para lá.

E foi assim que Toby, Gigi e Quaqua arrumaram uma mochilinha com água e comida e saíram à procura do Bilu.

Nesta aventura os três amigos passaram frio, tomaram chuva, pegaram sol e tiveram até que atravessar um rio turbulento. Andaram mais pouco e chegaram até a praia, quando encontraram Bilu sentado em uma cadeira tomando água de coco.

Os amigos ficaram aliviados e falaram para Bilu nunca mais sair de casa sem avisar.

Depois de acharem Bilu, os quatro voltaram para casa contentes.

***

GRUPO 5 – ESCOLA DE PAIS

Cinderela após o “Felizes para Sempre”

E a história continua… Como é a convivência familiar? Casamos e agora?

Após os primeiros anos de casamento, Cinderela começou a pensar se o amor bastaria para ter um ambiente familiar saudável. Após dias se questionando, chegou à conclusão de que só o amor não bastaria para ter um bom convívio e um lar realmente edificado, onde pudessem criar a sua filha num ambiente de paz e amor. Sendo assim, resolveu ter uma conversa com seu marido.

Cinderela, após chegar do seu trabalho, aguardou o esposo para conversarem. Antes deu banho em sua filha Alice e sentaram-se todos para jantar.

Após a janta, colocaram Alice para dormir. Cinderela contou ao marido, João, os seus questionamentos e sentimentos. Para sua surpresa, ele estava com esses mesmos questionamentos. João falou para Cinderela que o casamento é um processo de construção. Que essas conversas seriam de extrema importância para eles poderem aparar as arestas e encontrarem, juntos, o melhor caminho para gerir o casamento e a construção de um ambiente familiar saudável.

Chegaram à conclusão de que o casamento é como uma plantinha que precisa ser regada e adubada todos os dias para que crie raízes fortes, cresça saudável, floresça e frutifique. Lembraram-se dos ensinamentos do amado mestre Jesus, que dizia que se conhece a árvore pelo seu fruto e que uma árvore boa só dá bons frutos.

Então, sentindo-se gratos pelos ensinamentos do Mestre, entenderam que precisavam ser essa árvore boa, procurando sempre melhorar. Tomando como base o modelo de Jesus, entenderam a importância de darem exemplo a sua filha e lhe proporcionarem um ambiente familiar saudável, para que ela pudesse ter as melhores condições, tanto para o seu desenvolvimento físico quanto espiritual e psíquico.

Equipe organizadora

Curso de Preparação para Evangelizadores da Infância

Regionais Campinas e Araraquara

2023