A família seguindo as pegadas de Jesus

A família seguindo as pegadas de Jesus

Todos os anos a equipe de apoio à Evangelização Infantil escolhe um tema, um aspecto importante, que necessita, por parte do nosso movimento, maior aplicação de energia. Para este ano de 2024 ficou estabelecido o tema a perpassar as diversas atividades da Evangelização Infantil:

A família seguindo as pegadas de Jesus

Na codificação, fica evidente que os laços de família, uma lei da natureza, têm um papel fundamental para que as pessoas na sociedade aprendam a amar-se como irmãos e vençam o egoísmo. Tanto que a missão atribuída aos pais consiste em se esforçarem por encaminhar os filhos para o bem1.

Um desafio em nosso trabalho é o necessário acolhimento da família, vencendo os preconceitos, neste ponto da evolução espiritual do planeta. Para tanto, a Escola de Pais tem sua função e sua existência deve ser incentivada e dinamizada.

Diante disso, quais atividades podemos oferecer aos frequentadores da Evangelização Infantil das casas?

Uma das possibilidades consiste em atividades externas para fomentar a integração. É bom envolver as famílias na organização, tanto no transporte e no lanche como na participação nas atividades. E não nos esqueçamos de fazer constar no planejamento anual.

É uma oportunidade, por exemplo, para desenvolver os temas ligados à natureza, como “Deus”, “criação”, “amor à natureza”, “ecologia” e outros. Para isso é interessante conhecer o que o bairro ou a cidade oferecem. Um passeio de integração a uma praça, parque ou jardim botânico pode inspirar diversas atividades: gincana de coleta de folhas caídas, montando um álbum, para perceber a convivência da diversidade na natureza; dança circular, reverenciando a amizade, os laços familiares e a providência divina; observação dos animais, reconhecendo sua função no equilíbrio ecológico; compartilhamento de lanche coletivo, incentivando a fraternidade.

As possibilidades para o estreitamento dos laços familiares são inúmeras. Em face dos alertas do plano espiritual, que nos motivam a focar nesta questão, que sugestões você pode compartilhar? Escreva nos comentários!

Marcelino T. Vargas

Equipe de apoio à Evangelização Infantil

1 KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos: questões 774, 775 e 892.