O Trevo – muito além da leitura
O Trevo – muito além da leitura
Olá, irmãos de caminhada! Por acaso vocês já acessaram, leram ou participaram de alguma edição do jornal O Trevo?
Para aqueles que estão chegando agora no site da Aliança, vale a pena dar uma olhada. Há um grande acervo para estudo, com fatos, fotos, desenhos, acontecimentos e informações relevantes, históricas e atuais.
Atualmente o jornal O Trevo é digital1, o que nos permite acessar a qualquer hora e em qualquer lugar. Também podemos fazer download para leitura, pesquisas, estudos, conforme nosso interesse.
Podemos contribuir com as edições, enviando textos, com temas pertinentes à doutrina espírita e à vivência Cristã, e outros. Basta dar um click para conhecer.
E pasmem! Com a versão em pdf temos acesso às edições anteriores de O Trevo2.
Compartilho uma demonstração de como podemos usar as matérias desta publicação em nossas aulas:
Esta não foi a primeira vez em que utilizei as matérias do jornal em minhas pesquisas. Ler O Trevo é uma forma de nos conectarmos com a história da Aliança Espírita Evangélica, além de adquirirmos conhecimentos através das experiências narradas e compartilhadas por seus colaboradores.
Recentemente, ao estudar para o tema: Qual o valor da vida? Conscientização da vida espiritual, que seria abordado na Escola de Pais da Pré-mocidade, iniciei minhas pesquisas e foi na edição 474 de O Trevo3, de 2015, que encontrei rico material a respeito da valorização da vida.
Separei a frase em destaque no primeiro texto e utilizei para a reflexão da turma.
Reservar momentos do dia para lembrar que somos seres viventes e que estamos fazendo algo nesta vida é uma prática que pode nos ajudar a valorizar a vida.
Utilizei os títulos de alguns textos da edição, como tópicos:
- Você está valorizando sua vida?
- Qual o valor da vida?
- Qual a importância de vivenciar o sentimento?
- A ciência comprova: dá para treinar o cérebro para ser feliz.
Foram muitos os momentos de reflexões, uma troca, um bate papo descontraído, sempre linkando os tópicos à nossa conduta e posturas cotidianas diante da vida, das dificuldades, dos desafios, das dores, da família e dos filhos.
Concluímos com a proposta de uma autoanálise diária ao final do dia.
Gratidão a toda a equipe de O Trevo, que se dedica a preservar as memórias, os registros e as histórias de tantos irmãos pioneiros neste ideal de amor.
Silvia Maria dos Santos Amâncio Ribeiro
Centro Espírita Luz do Caminho – CELUCA
Regional Vale do Paraíba
Referências:
3 O Trevo, Aliança Espírita Evangélica, setembro/outubro 2015, N° 474, página 03.