Participe

Participe

A regional Vale do Paraíba vai realizar o Curso de Preparação para Evangelizadores da Infância, de modo presencial, de 02/08 a 06/12/2025. Será aos sábados, das 15 às 17 horas, na Fraternidade da Colméia. As inscrições estão abertas e os interessados devem se inscrever pelo link: https://bit.ly/RVP2025curso

Para divulgação, foi elaborado um cartaz, cujo texto replicamos aqui, por servir de reflexão sobre a tarefa de evangelizar e a importância de se preparar para tal tarefa:

EVANGELIZAR

Evangelizar exige e fomenta no evangelizador qualidades essenciais como sensibilidade, coerência, empatia, responsabilidade, alegria e zelo. É oportunidade valiosa de exemplificar o amor em ação, desenvolvendo a coerência entre o que se ensina e o que se pratica, contribuindo diretamente para a própria transformação moral, a renovação do caráter e o combate ao egoísmo. Esse processo mútuo de transformação moral beneficia tanto o evangelizando quanto o evangelizador.

PREPARAÇÃO PARA EVANGELIZAR

A educação constitui a chave do progresso moral, e a evangelização é tarefa que contribui na formação do homem de bem, por isso não se compraz com improvisações, e precisa de mãos habilitadas. Aquele que evangeliza recebe auxílio sublime, mas aquele que se prepara promove o auxílio, adquirindo recursos para atuar com segurança, eficácia e qualidade.

Qualidade Doutrinária: Assegurar a fidelidade aos postulados espíritas de Allan Kardec e aos ensinamentos de Jesus.

Qualidade Pedagógica: Aprender a utilizar metodologias adequadas e atrativas ao público infantil, promovendo uma aprendizagem significativa. Isso inclui o uso da ludicidade, arte, música, contação de histórias e ferramentas didáticas.

Qualidade Relacional: Construir vínculos fraternos baseados no amor e na confiança, essenciais para o acolhimento e a adaptação da criança no Centro Espírita.

Qualidade Organizacional: Compreender a organização e a integração da Evangelização no Centro Espírita, desde a estrutura física e horários até o planejamento, acompanhamento e avaliação das ações.

TEXTO BASEADO NO LIVRO

https://www.febnet.org.br/portal/

(Veja o cartaz completo aqui: Participe)

Reforçando estas ideias, apresentamos a vocês o depoimento do evangelizador Jenerson Dias, da Fraternidade da Colmeia, em São Jose dos Campos:

A evangelização infantil para mim, é muito mais do que ensinar, é um profundo processo de aprendizado, ao evangelizar, somos convidados a nos desafiar interiormente, promovendo o aperfeiçoamento do nosso espírito para uma jornada longa, contínua e transformadora.

A cada aula preparada, sou convidado a mergulhar nos ensinamentos de Jesus com um novo olhar, o olhar puro e confiante da criança que ainda hoje habita dentro de mim e de forma latente sussurra aos meus ouvidos poesias e dúvidas que ainda nessa jornada irei aprender. Ser evangelizador tem sido uma benção, pois percebo que enquanto cuido dos pequenos corações, o meu também vai sendo cuidado. Durante a preparação das aulas, muitas vezes sinto um verdadeiro estado de graça, intuições suaves, alegria serena e uma presença amorosa me guiando. Essa presença torna cada etapa do aprendizado mais rica e transformadora, sinto que ser evangelizador é fazer a EAE [Escola de Aprendizes do Evangelho] na prática, é estar cada vez mais em sintonia com o meu Eu Interior e, com isso, mergulhar nos mistérios da Espiritualidade, é se tornar toda semana um instrumento de transformação, adquirindo formas e cores, pintando o Painel Pessoal e doando equipamentos para que outros possam embelezar seu Painel particular. Ser evangelizador é ser ferramenta de condução para um futuro mais leve, justo e espiritualmente saudável, porque o Evangelizador não impõe regras ou dogmas, mas sim lapida a pedra milenar que é a criança, ajudando-a a organizar sua caixinha de ferramentas da vida colocando-as nos espaços coerentes conforme os ensinamentos de Jesus, especialmente os que Ele nos trouxe nas parábolas e nos sermões, como o do monte, que ainda hoje guarda preciosos tesouros a serem descobertos.

Os cursos de formação para novos evangelizadores também ampliam minha compreensão espiritual e me ajudam a perceber o quanto esse caminho contribui para minha reforma íntima. Evangelizar é acender uma luz no outro e perceber que, no processo, nossa própria luz se fortalece, é uma jornada de amor, transformação e confiança na bondade que habita em cada ser.

 

Vanessa Capucci Ferreira

Fraternidade da Colméia

Regional Vale do Paraíba

Leave a Comment