Comunicação pessoal, uma ponte que conecta corações e mentes
Garantir que uma mensagem alcance a todos de forma eficaz é um desafio comum e não seria diferente no nosso movimento. Como fazer com que as mudanças implementadas alcancem a maioria dos participantes do movimento?
As reuniões regionais devem ser espaços de debate sobre essas responsabilidades e a utilização do Canal Aliança se mostra uma ferramenta valiosa para disseminação das propostas.
Todas as implementações são fruto de um debate sério por pessoas competentes e necessitam, não só da aceitação, como da divulgação em todos os canais de comunicação. E quem são essas “pessoas competentes”?
Precisamos muito da sua sugestão e da sua experiência nas questões da Aliança. Mesmo nos assuntos mais simples do seu trabalho diário é possível que seja visto de uma forma diferente. E você sabe bem sobre o que estou falando. Olhe para os lados, veja o que outros não veem e comunique seu ponto de vista.
Quando uma nova ideia for implementada no trabalho, é muito importante que cada um faça uma pergunta para si mesmo: “O que entendi da explicação sobre a nova forma de fazer?”; “O que posso contribuir com essa nova perspectiva?”.
A sua opinião é muito importante, não só na busca e no entendimento da nova informação, como também, do cascateamento dela para que muito mais pessoas entendam também. É muito importante que sejamos um agente ativo, buscando e cobrando a comunicação. E quando estamos na função de coordenador, dirigente, ou mesmo de trabalhador, precisamos buscar o maior número de detalhes e transmitir a informação de forma segura para os demais.
Legal! Gostei! Mas ainda não funciona plenamente comigo.
Pessoas são estruturas complexas na comunicação. Cada pessoa possui um histórico de vida único, com diferentes experiências, crenças, valores e conhecimentos. Isso molda a forma como interpretam mensagens e como se expressam, levando a potenciais mal-entendidos.
O estado emocional de um indivíduo impacta significativamente a comunicação. A linguagem corporal, expressões faciais, tom de voz, gestos e até mesmo o silêncio comunicam muito. Essa camada não verbal é muitas vezes inconsciente, mas crucial para a interpretação da mensagem, podendo até contradizer as palavras ditas.
Precisamos da pessoa mais importante no processo: VOCÊ!
Vamos nos unir para que todas decisões e implementações cheguem ao maior número de pessoas no movimento. O grupo do Projeto EAE/FDJ está empenhado em construir ferramentas seguras que possam auxiliar muito na aplicação do Programa, mantendo a base e ampliando as consciências. Os canais estão abertos, vamos nos comunicar. A Aliança somos todos nós!