O que me conecta ao outro
O que me conecta ao outro?
Certa vez chegou a minhas mãos uma frase do filósofo John Locke que dizia:
“Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.”
Locke afirmava que o conhecimento está baseado na experiência, seja ela externa (ambiente, local, meio que vivemos), interna (aquilo que trazemos no íntimo), as sensações (os estímulos que provocam uma reação, ou melhor, percepções) e as reflexões (ideias e sentimentos).
Tudo isso a leitura provoca no indivíduo. Ao ler, imaginamos lugares diferentes do autor (experiência externa). A leitura permite conhecer aquilo que trazemos em nosso íntimo, às vezes sentimos raiva, empatia etc. com um personagem (experiência interna). Ela nos provoca estímulos a reações como: “Puxa vida, eu faria diferente desse personagem ou situação.” Provoca grandes reflexões ao fim de cada livro.
É por isso que o hábito da leitura deve ser estimulado desde a infância, já que a boa leitura proporciona o desenvolvimento da imaginação, a escuta atenta, aprimora o vocabulário, a interpretação e, além do mais, é um ato importante para a aprendizagem do ser humano.
Segundo o último levantamento realizado pelo IPL (Instituto Pró-Livro)¹ em parceria com a Abrelivros, a Câmara Brasileira de Livros e o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), a faixa etária dos 5 aos 10 anos de idade é o perfil com maior frequência de consumo de livros de literatura. Estas crianças representam 23% de toda a população brasileira e costumam ler diariamente ou quase todos os dias, por vontade própria. Estas informações são importantes para a nossa interação com a criança na Evangelização Infantil, já que o livro se torna um grande aliado, principalmente ao combinar o lúdico com a linguagem apropriada.
Pensando nisso, para discorrer sobre a importância do trabalho literário na Evangelização, e também oferecer uma dica poderosa para elaborar as nossas aulas, irei me valer da live “Literatura como apoio para Evangelizadores”, com Ala Mitchell, disponível no canal da Aliança².
Na live ele esclarece que muitas vezes o primeiro contato da criança com os livros espíritas infantis se dá através do Evangelizador e só depois os pais ficam sabendo sobre estes livros. Por outro lado, constantemente, recebemos novas crianças e pais, e é por isso que o trabalho com literatura deve se perpetuar na Evangelização Infantil, já que provoca mudanças inspiradoras na vida das famílias.
Fica aqui o convite para que você assista a live com dicas maravilhosas de como utilizar livros espíritas nas aulas: “Violetas na Janela”, com a turma da Mônica Jovem, que trata da chegada de Patrícia no plano espiritual; “Chico Bento Além da Vida”, que fala sobre a irmã de Chico Bento, sob a temática do planejamento reencarnatório³.
Com esta breve contextualização nós, evangelizadores e pais, podemos refletir e fazer os esforços necessários para estabelecer laços com a criança através da literatura.
“Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.” (Antonie de Saint Exupéry, em O pequeno Príncipe)
Viviane Eloy
Equipe Editorial do Blog para a Evangelização Infantil
Referências:
¹ https://noticias.r7.com/educacao/publico-infantil-e-o-que-mais-le-no-brasil-revela-pesquisa-04042022
² https://www.youtube.com/watch?v=82ft9w-lWOc&t=2714s
³ https://folhinhaespirita.com/categoria-produto/livros/turma-da-monica/
Você também pode encontrar os livros espíritas da Turma da Mônica na editora e distribuidora Aliança: http://editoraalianca.com.br/promocoes/