A Evangelização no modelo híbrido
A Evangelização Infantil mais uma vez nos mostra o quanto é possível ultrapassar fronteiras, com amor, dedicação e o compromisso assumido por evangelizadores, levando os ensinamentos de Jesus a várias partes do mundo, através do modelo Hibrido. Abaixo a descrição de como é possível atender ao pedido do Mestre Jesus: “Ide e evangelizai a todas as gentes’’ Jesus (Mc 16,15)”
A Evangelização no modelo híbrido
Em meados de 2020, com a pandemia, todos nós tivemos que nos adaptar à realidade do distanciamento social e, com ele, à impossibilidade de realizar as aulas da Evangelização Infantil presencialmente. Muitas casas seguiram com a Evangelização de formas diversas: entregando materiais impressos, com os conteúdos das aulas, às famílias; gravando vídeos com as aulas; desenvolvendo desenhos animados em formato de aula de Evangelização Infantil ou optando por fazer aulas online ao vivo, por meio de plataformas diversas, como o Google Meet e a Microsoft Teams, por exemplo.
Com a pandemia mais controlada, foi possível o retorno dos encontros presencias nos centros espíritas. Porém, como “deixar para trás” os alunos novos que chegaram justamente pelas aulas estarem sendo online? Muitos não conseguiam participar das aulas presenciais, porém tiveram a oportunidade de participar das aulas online, uma vez que a presença física no Centro Espírita já não era mais fator limitante.
Haveria, então, possibilidade desses evangelizandos ficarem mais uma vez sem participar das aulas por não terem condições de estarem presencialmente, por motivos diversos, no centro espírita, no dia e hora marcados?
No centro espírita, onde trabalho voluntariamente, temos vários exemplos, como um evangelizando que mora em outro país, outro que mora em uma cidade diferente onde não tem Centro da Aliança para que a família possa frequentar com a criança, além de crianças da nossa própria cidade, cujos pais não conseguem frequentar a Evangelização por motivo de trabalho.
Optou-se então por fazer aulas híbridas, aulas que mesclam os alunos que participam de forma presencial com os que participam de forma online, por meio de uma plataforma de reunião online. As aulas híbridas requerem a presença de dois evangelizadores na sala ou de um evangelizador e alguém que possa auxiliá-lo, atentando-se aos alunos que estão participando de forma online, para que não se sintam excluídos ou deixados de lado. Devem-se responder suas dúvidas, estar sempre os chamando a participar, pedindo suas opiniões e contribuições. Incluí-los nos jogos e nas brincadeiras, mesmo que de forma adaptada, com algum outro evangelizando que está participando presencialmente executando uma parte da tarefa para o aluno online, mas sempre de forma conjunta e consentida.
Algumas dinâmicas e atividades devem ser adaptadas para que os alunos online possam participar juntamente com os alunos presenciais, avisando-os antecipadamente caso seja necessário algum material para a participação, como uma folha de papel ou lápis de cores variadas.
As aulas híbridas tem sido muito proveitosas e de grande ensinamento para todos, principalmente para os evangelizadores, com a oportunidade de desenvolver novos conhecimentos e aprimorar suas habilidades.
A seguir, um modelo de aula para melhor exemplificar:
Beatriz Carvalho Morais
Centro Espírita Luz do Caminho – Taubaté – SP
Regional Vale do Paraíba