Espelho da alma

Espelho da Alma

– Espelho, espelho meu! Existe alguém mais bondosa do que eu?

– Ó, minha rainha majestosa! Não existe ninguém tão bondosa quanto vós.

Enquanto isso, em um pequeno vilarejo, vivia um povo humilde. As famílias trabalhavam nos campos de flores, nas plantações, cuidavam dos animais nos estábulos. O trabalho era duro para todas.

As crianças estudavam e ajudavam seus pais nos afazeres de casa. Tudo corria com muita alegria e sacrifício.

Dona Maria era viúva de vida simples. Com idade avançada, ainda trabalhava como bordadeira na confecção do senhor Arnaldo. Era muito religiosa. Onde Jesus estivesse, nas sinagogas, nos montes ou na beira do mar, lá estava dona Maria ouvindo suas palavras de sabedoria e amor. Ouvindo e seguindo.

A senhora viúva deixava como ajuda, na sinagoga, duas pequenas moedas do seu salário. As sinagogas recebiam também dos mais ricos aquilo que lhes sobrava. Deixavam como doação para os pobres e a quem necessitasse.

Ao mesmo tempo, no castelo:

– Espelho, espelho meu! Existe alguém mais bondosa do que eu?

– Famosa é a vossa bondade, Majestade! Porém há uma senhora entre nós, cuja bondade, Jesus, em suas pregações, utilizou como exemplo para os seus discípulos. Disse o Mestre que ela dava uma parte da sua pobreza e não apenas o que lhe sobrava. Por isso a bondade desta senhora é muito mais verdadeira do que a vossa, minha majestosa rainha.

– Espelho, mostre-me onde posso encontrar esta senhora de coração verdadeiramente bondoso! Para que eu possa, pelo exemplo dela, estar junto à sua benevolência verdadeira.

E assim Sua Majestade, a rainha, junto à dona Maria, conheceu o verdadeiro significado de bondade, generosidade e caridade.

 

Ivone Sanabria de Roma

Alvorada Cristã de Indaiatuba

Regional Campinas

 

Referências:

O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XIII, itens 5 e 6.