Caravana Vem Comigo

Caravana Vem Comigo

Por muitas vezes, nós da Evangelização, fomos às Escolas de Aprendizes com a missão de apresentar a Evangelização Infantil. Ora, isto é muito bom, com certeza muito bom mesmo!!! Mas não tem surtido o efeito desejado. Já faz tempo que venho refletindo sobre esta questão e analisando um modo de dizer às outras pessoas o quão importante é este trabalho.

Sim, a Evangelização Infantil é muito importante para mim, que já conheço, trabalho, vivo e sinto. Parece ser meio óbvio. E está aí a questão: nem tudo que me é importante é importante da mesma maneira para o outro. Um fato relevante, não acha?

Partindo deste princípio, decidimos nos organizar, pensando em trazer os alunos das Escolas de Aprendizes para conhecer o trabalho. Não apenas convidar, dizer que é bom, importante, necessário etc. Não, não.

Decidimos agir, nos unir, preparar algo um pouco mais impactante.

Pensei assim: Vamos lá, evangelizadores e dirigente da Evangelização. Não uma pessoa sozinha. Ir em grupo. Já que a turma está no grau de servidor, vamos aproveitar e pegar na mão destes alunos. Vamos oferecer a eles a grande oportunidade de conhecer um trabalho de amor que poderá transformar as suas vidas. Boraaaa…

Em nossa primeira visita, a dirigente da turma nos apresentou carinhosamente e nos passou a aula dizendo assim: Irão trazer o tema da importância da Evangelização Infantil na casa espírita.

Comecei dizendo:

– Me desculpem, mas resolvi mudar o nome do tema da aula para A IMPORTÂNCIA DA EVANGELIZAÇÃO DO SER.

Senti no olhar da turma um pouco de espanto, mas dei sequência ao planejado, utilizando o que aprendi sobre andragogia:

Adulto aprende melhor quando vê que aquilo que está sendo oferecido tem utilidade prática e imediata na sua vida.

Elaboramos um vídeo de apresentação do trabalho, bem simples e curto, porém muito objetivo sobre um dia na Evangelização Infantil.

Gravamos as crianças desde a entrada: na fila, para receber o passe de harmonização, recebendo o passe, na entrada da sala de P4b, chegando à sala e sendo acolhidas pelas evangelizadoras, no momento da prece, na hora da história, da atividade de fixação, do encerramento. Gravamos também a sala de pais.

Após a exibição desse vídeo, fizemos o questionamento: vocês já conheciam este trabalho aqui na casa? Alguma vez foram convidados para conhecê-lo pessoalmente?

Alguns disseram que sim, outros, que não. Mas pude perceber no olhar de cada, um pouco de espanto. Observei também que uma aluna se emocionou, principalmente no momento do vídeo que mostrava uma criança respondendo perguntas sobre a aula. Resumindo, senti que despertei a curiosidade.

Dando prosseguimento ao objetivo principal da nossa visita, desejando promover o despertar da “utilidade prática e imediata na sua vida”, apresentamos as questões 383, 779 e 780 de O Livro dos Espíritos, para que pudessem refletir em grupos sobre elas.

Provocamos as reflexões questionando:

Enquanto indivíduo, como sente sua própria evolução e progresso em relação a sua reforma íntima?

Após muita troca e já esclarecendo que o indivíduo absorve melhor as coisas na infância, eis que uma menina de nove anos, filha de um dos alunos da EAE, presente na aula, pergunta:

– Como chama aquela massa que é mole e depois fica dura? Resposta: Durepox.

Então ela concluiu:

– Adulto é assim, uma massa que modelou e ficou dura. A criança é como massinha que você pode modelar como desejar porque ainda está mole.

Não consigo achar palavras para explicar como me senti na hora, mas posso relatar que imaginei estar conversando com um Espírito anos-luz à minha frente. Quanta lucidez!

Caravana Vem Comigo – Este foi o nome que encontrei para definir a visita da Evangelização Infantil às Escolas de Aprendizes do Evangelho aqui da casa. Um movimento de evangelizadores que buscam voluntários para ajudar na Evangelização. Um projeto muito tímido ainda.

Se você é um voluntário da Evangelização Infantil, junte-se aos outros evangelizadores e dirigente do trabalho da sua casa. Busque saber com os dirigentes das Escolas de Aprendizes se podem fazer uma visita aos alunos. Peça um espaço, uma aula e leve a proposta:

VEM COMIGO, quero te levar para conhecer um trabalho voluntário que existe aqui na casa chamado EVANGELIZAÇÃO INFANTIL, que tem o poder de modificar a sua História.

 

Maria Eliana Vieira

CEAE Vila Nhocuné

Regional SP Leste