Disciplina e jogos: um desafio entre pais e filhos

Disciplina e jogos: um desafio entre pais e filhos

Disciplina: sempre que me deparo com esta palavra, me vem na memória a cena de um filme¹, o diálogo entre Chico Xavier e Emmanuel à beira de uma cachoeira.

Chico, pensativo, diz a Emmanuel estar confuso. Emmanuel pergunta se Chico quer saber e entender o que acontece com ele. Diante da afirmativa, Emmanuel avisa que deve estar pronto para seguir três regras básicas: disciplina, disciplina, disciplina.

No dicionário um dos significados de disciplina é: obediência às regras, aos superiores, a regulamentos.

Ter disciplina não é simples e dá trabalho. Para ser adquirida requer um conjunto de ações, esforço, juntamente com a ordem.

O significado de ordem: Disposição organizada e ordenada das coisas, seguindo uma categoria; regras, leis, estruturas que constituem uma sociedade.

Observemos o Universo: em toda criação de Deus há ordem e disciplina. Na natureza, nas fases da vida, nas estações do ano, no germinar da semente etc…

Em nossa casa, Centro Espírita Luz do Caminho, tivemos a oportunidade de ampliar os conceitos de disciplina e ordem fazendo uma aula conjunta entre pais e filhos.

Além de trabalharmos os conteúdos evangélicos da doutrina espírita, tivemos como objetivo conectar e fortalecer os vínculos familiares. Isto inspirou nossa evangelizadora Ivete. Ela teve a ideia de fazermos uma aula conjunta, entre as famílias, utilizando dos jogos. Aceitamos o desafio!

Afinal, de maneira lúdica, a criança aprende, registra, internaliza e depois exterioriza. São aprendizados que, pouco a pouco, se tornam hábitos. Eis aqui a grande responsabilidade de sermos exemplos.

Foi escolhido o tema disciplina, que já estava em nosso cronograma. Os pais foram avisados previamente sobre a dinâmica da aula, de que cada um ficaria na salinha de Evangelização com seu filho. No caso de irmãos, um ficaria com o pai e o outro com a mãe ou responsável.

Cada evangelizador escolheu o material adequado à idade de sua turma. Alguns até confeccionaram os jogos! Também foi uma oportunidade para os pais conhecerem as salinhas, o ambiente onde seus filhos recebem os ensinamentos de Jesus.

Nosso acolhimento, em sala, foi com uma divertida brincadeira: Jesus mandou!3 Todos devem fazer os movimentos solicitados ao ouvir a frase: Jesus mandou! Caso contrário, não devem executar a ordem.

A brincadeira foi bem divertida e descontraída, um quebra gelo. Após a atividade houve uma introdução dialogada sobre a dinâmica realizada e o tema disciplina, com exemplos trazidos pelos pais, demonstrando a rotina disciplinar diária no lar, na escola, no trabalho e nos dias das aulas de Evangelização.

Após, seguimos com o jogo Caiu, perdeu4. Um jogo com regras simples. O entrosamento e a alegria entre pais e filhos foram bem nítidos. Foi divertido, com muitas risadas, conselhos, dicas e comentários sobre o friozinho na barriga. As famílias se sentiram bem à vontade, foi uma experiência gratificante. Um momento onde as crianças aprenderam que, assim como elas, seus pais também seguem a disciplina ensinada, desde a infância, por seus avós.

O feedback após a aula foi tão positivo que os pais pediram que houvesse mais aulas como estas. Quanto a nós, evangelizadores, tivemos uma ótima oportunidade de estreitar os laços com as famílias.

O jogo é uma ferramenta que pode ser utilizada, cuidando para que os objetivos sejam claros e elevados, na Evangelização Infantil. A repetição das regras e normas é importante, pois a criança aprende a respeitar o outro, a compartilhar, a fazer escolhas, a cooperar etc… Portanto, as famílias podem e devem utilizar este instrumento, dando continuidade ao aprendizado em casa.

Mas quais os benefícios de trabalhar a disciplina na Evangelização?

Segundo o Evangelho,

O homem traz ao nascer aquilo que adquiriu. Ele nasce exatamente como se fez. Cada existência é para ele um novo ponto de partida (…) e suas más tendências atuais indicam o que lhe resta corrigir em si.2 

Através da disciplina, o homem aprende a conhecer a si mesmo e a ser responsável por seus atos e escolhas nas diversas áreas de sua vida.

Disciplina, à primeira vista, pode parecer que é algo simples. Mas ser disciplinado é uma conquista gradativa do Ser espiritual em sua caminhada para evolução. Uma virtude valorosa, que requer vontade, que nutre e impulsiona a se manter firme em seu propósito de ascensão.

 

Silvia Maria dos Santos Amâncio Ribeiro

Centro Espírita Luz do Caminho – CELUCA

Regional Vale do Paraíba

 

 

Referências:

1 Chico Xavier – Filme de Daniel Filho, lançado em 2010.

2 Allan Kardec – O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo V, item 11.

 

Para saber mais:

3 Jesus mandou é uma adaptação do jogo O mestre mandou. Você pode encontrar as instruções de como jogar em:

https://pt.wikihow.com/Jogar-%22O-Mestre-Mandou%22 (acessado em 04/08/2023)

4 As instruções do jogo Caiu, perdeu podem ser lidas em:

https://www.iq.unesp.br/Home/Biblioteca/manual-caiu-perdeu.pdf (acessado em 04/08/2023).