A Evangelização Infantil e a Valorização da Vida

A Evangelização Infantil e a Valorização da Vida

 

Setembro é um mês que tem adquirido cada vez mais visibilidade e importância no Brasil e no mundo, especialmente para nós em Aliança, que sabemos como a educação dos valores cristãos fazem a diferença em nossas vidas. Nas últimas décadas, construiu-se o Setembro Amarelo, cujo símbolo são girassóis, como o mês em que todo o país se mobiliza pela valorização da vida e prevenção ao suicídio. Seja nas atividades profissionais ou na casa espírita, procuramos abordar esse tema que tem deixado de ser um tabu na sociedade.

Assim, esse é o mês em que dedicamos, especialmente e com muito carinho, as nossas tarefas para auxiliar os espíritos, encarnados ou não, que de alguma forma estão ligados ao suicídio. Seja no socorro daqueles que o cometeram e sofrem as consequências no mundo espiritual ou no fortalecimento dos que estão encarnados e que de alguma forma vibram nesse padrão, não apenas dos que idealizam o suicídio, mas também das suas famílias, para que possam ampará-los e auxiliá-los.

Sabemos que o trabalho mais eficiente em relação a esse tema tão delicado está relacionado com a prevenção do suicídio e a VALORIZAÇÃO DA VIDA. Nesse sentido, o trabalho da Evangelização Infantil e dos jovens (Mocidade e Pré-mocidade) tem um papel fundamental, porque é desde cedo que podemos cultivar o Evangelho do Mestre nos corações deles e valorizar a importância de estarmos vivos e sabermos suportar todas as dificuldades das nossas vidas por amor.

O Evangelho de Jesus é o caminho para o nosso fortalecimento emocional e reconhecimento da importância de estarmos encarnados neste contexto histórico, incentivando-nos a cultivar virtudes como a autocompaixão e a resignação, tão importantes para seguirmos o caminho rumo a nossa evolução e de toda a humanidade, aproximando-nos do nosso Pai Celestial.

Na tarefa da Evangelização Infantil e dos Jovens, além do trabalho semanal com os ideais cristãos, procuramos abordar a valorização da vida em todas as atividades ao longo do ano. Percebemos como as atividades artísticas, ou a arteterapia, são eficientes no trabalho com as crianças, para desenvolver habilidades socioemocionais como a colaboração, a solidariedade, a empatia e o autoconhecimento.

No ano passado (2023), fizemos um trabalho específico para divulgar a temática do setembro amarelo e da valorização da vida com um clipe da música “Deixa Ele entrar”, da coordenadora da Evangelização, Rafaela, que está disponível no link:

https://www.youtube.com/watch?v=Is9AC4fUA9M.

Para gravar o clipe, todas as turmas da Evangelização efetuaram diferentes atividades relacionadas à sua faixa etária com o tema da valorização da vida e do Setembro Amarelo, procurando fortalecer a conexão entre as crianças, os evangelizadores e o Evangelho do Cristo. Os jovens, por exemplo, realizaram a chamada “Multiplicando Virtudes” na qual elaboraram cartazes e cartões para levar mensagens de consolo e amor aos assistidos do Grupo Socorrista Emmanuel. As crianças da Evangelização Infantil fizeram diferentes atividades ligadas à sua faixa etária: contação de histórias, elaboração de cartazes, pintura, massinha, músicas, semear girassóis, sempre procurando cultivar no coração das nossas crianças virtudes cristãs, como a compaixão, a paciência, a coragem, a serenidade e tantas outras.

Esperamos que estas sugestões possam ser úteis a outros evangelizadores.

Daniel Augusto Rodrigues de Mendonça

Grupo Socorrista Emmanuel

Regional Litoral Sul