Escola de Pais com a espiritualidade

A RGA 2022 está chegando! Para aquecer, recorde alguns momentos do módulo de 2021, “Evangelização Infantil sem fronteiras”.

Escola de Pais com a espiritualidade

Momento de conscientização da responsabilidade e participação familiar

 

A sua voz nos envolveu no monte

Impulsou a vontade de transformar

Respeitar, servir, perdoar e amar

Desde então, somos todos um

Somos centelhas de amor

Somos eterna mudança

Trabalhando na caridade

Dessa grande fraternidade, chamada Aliança¹

 

Todos os anos temos a oportunidade de vivenciar o verdadeiro sentido da frase “confraternizar para melhor servir”. Tal ocasião, durante o período do carnaval, nos proporciona passar o tempo de qualidade com quem compartilha o mesmo ideal. E quando esse tempo é usado para ajudar uns aos outros, transforma-se em rica troca de experiências e no profundo aprendizado do Espiritismo Religioso. Assim nunca estamos sozinhos nesta jornada evolutiva. Por isso, acontece a RGA (Reunião Geral da Aliança) e o EGM (Reunião Geral da Mocidade).

 

Mas, vamos ser realistas, quantas vezes ouvimos que devemos conhecer o movimento da Aliança? No entanto, ao receber um convite, deixamos para amanhã. Em consequência, como falar dos sentimentos tão sublimes de acolhimento e amor fraternal que emanam dos corações de todos ali reunidos?

 

Certa vez, fazendo uma busca sobre memória afetiva, encontrei um texto do escritor Oscar de Jesus Klemz, que diz:

 

Recordar é viver. Relembrar bons momentos é ser feliz outra vez…

 

Neste contexto, na busca de retomar a lembrança de um sentimento, experiência ou situação já vivida e guardada na memória, sem dúvida nenhuma, encontraremos a resposta no trecho da música tema da RGA 2021 “Somos Eterna Mudança”. Porque fez todo sentido ao alinhar com o conteúdo apresentado na Live do módulo “Evangelização Infantil Sem Fronteiras”:

 

A sua voz nos envolveu no monte,

 

(…) e hoje, no contato com as famílias, cada vez mais percebemos que devemos estar conscientes do papel importantíssimo que a Evangelização Infantil desempenha.  Mas, para poder falar de conscientização, nós precisamos lembrar que à frente de todo e qualquer trabalho voluntário está a presença de Jesus. Ele é o caminho, a verdade e a vida².

 

Impulsou a vontade de transformar,

(…) temos que ter a certeza de que Jesus está iluminando o nosso caminho e nos auxiliando nessa jornada de sermos conscientes para que a verdade se manifeste em nossa consciência, proporcionando um olhar atento e aprofundado daquilo que é proposto no trabalho voluntário na Evangelização Infantil, ou seja, é a ação de transformar vidas através do despertar de cada indivíduo na sua a missão de servir a DEUS, à FAMÍLIA e à PÁTRIA.

 

Respeitar, servir, perdoar e amar,

 

(…) e no contato com as crianças, cada vez mais entendemos que precisamos trabalhar a evangelização desde o período da infância, apresentando os meios de como deve conviver nos relacionamentos familiares e sociais. Tendo como norte o trabalho, a moral cristã, o sentimento e a vida de Jesus. É de fundamental importância que essa proposta de evangelizar continue dentro do nosso movimento da Aliança, apoiada nos estudos do evangelho de Jesus e da Doutrina Espírita.

 

Desde então, somos todos um,

(…) uma eterna família espiritual ligada pelos laços do amor e da misericórdia divina, que nos proporciona reencontros para o crescimento e evolução, tanto dos evangelizadores, dos dirigentes das casas, das crianças e jovens, dos pais ou responsáveis. “…Os laços de sangue não estabelecem, necessariamente, os laços entre os Espíritos… Os verdadeiros laços de família não são, pois, os da consanguinidade, mas os da simpatia e da comunhão de pensamentos que unem os Espíritos antes, durante e após a sua encarnação…”³

 

Somos centelhas de amor

 

(…) as famílias corporais, ligadas pela consanguinidade, são como a matéria: frágeis, devido às diferenças ou às dificuldades de convivência que se revelam ao longo do período encarnatório. Aqui nasce a necessidade do esforço, do empenho e da dedicação de todos os envolvidos, buscando aprimorar o sentimento de fraternidade. Cabe ao evangelizador e dirigentes da casa envolver e acolher as famílias, auxiliar a fortalecer seus laços, lançando a semente do Evangelho, do Amor de Jesus, como discípulos que somos. Cabe aos pais e responsáveis entender e levar a sério a Evangelização Infantil e Escola de Pais ou Grupo de Pais, pois é uma grande oportunidade de aprender a olhar a sua família com olhos de amor e bondade.

 

Somos eterna mudança

 

(…) o mundo oferece muitas possibilidades, mas é preciso envolver as crianças, os jovens, pais e responsáveis naquilo que é necessário para a sua evolução moral cristã.  O mundo é cheio de convites e opções e não devemos levar o mundo para o Centro Espírita, ao contrário, é necessário levar o Centro Espírita para o Mundo. Levar a todos os cantos a transformação moral, a fé, a esperança e o grande amor de Jesus. Não podemos esquecer que somos herdeiros de nós mesmos, através da Lei da Causa e Efeito4.

 

Trabalhando na caridade

 

(…) pois para a criança e o jovem, os pais são o maior exemplo. Na questão 582 de O livro dos Espíritos encontramos: “Pode-se considerar como missão a paternidade? A resposta é, sem contestação possível, uma missão. E ao mesmo tempo, grandíssimo dever que envolve , mais do que precisa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro. Deus põe a criança sob a tutela dos pais para que estes a dirijam no caminho do bem”. Esta pergunta nos traz o sentimento de responsabilidade. Quando buscamos estudar e entender essa missão, nos deparamos com a seguinte frase de Emmanuel: “a melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases dos sentimentos e do caráter”5. Então, se o lar é a melhor escola para o Espírito, a Escola de Pais ou Grupo de Pais deve ser base de sustentação para os pais ou responsáveis, onde encontrem respostas para o que aflige o seu coração. Assim pode proporcionar a transformação do lar na presença da fraternidade e da caridade. Nunca devemos nos esquecer de que o amor nos une e junto somos…

 

Dessa grande fraternidade, chamada Aliança

 

O fim de semana e o Carnaval chegando e pra você arrasar em grande estilo, vem aí…

 

RGA e EGM 2022 apresentando:

 

Se você quiser, você pode ser ponte,

Se você quiser, você pode ser luz

Ponte que liga o Mundo a Jesus…6

 

Equipe editorial do blog para a Evangelização Infantil

 

¹ Trecho da música Somos Eterna Mudança – Tema RGA 2021 – Mocidade Espírita Evangélica

² Jesus é o caminho, a verdade e a vida – Evangelho de Joao 14:7.

³ O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIV, item 8.

4 Lei da Causa e Efeito em XAVIER, Francisco Cândido, Ação e Reação. Pelo espírito André Luiz.

5 XAVIER, Francisco Cândido, O Consolador. Pelo espírito Emmanuel, questão 110.

Música A Essência do Amor – RGA 2022.

 

https://alianca.org.br/rga-2021-programacao/

https://www.youtube.com/watch?v=snKEsaFmc1Y&t=1sLive do módulo “Evangelização Infantil Sem Fronteiras”, 13.02.201 – RGA 2021.

https://www.youtube.com/watch?v=vrUXrFow__E – Música Tema: Somos Eterna Mudança – RGA 2021

https://www.youtube.com/watch?v=voKfwMEyXDI – Música Tema: A Essência do Amor – RGA 2022

Leave a Comment