PARA ALÉM DAS PAREDES DO CENTRO ESPÍRITA

PARA ALÉM DAS PAREDES DO CENTRO ESPÍRITA

Um dos desafios que encontramos no trabalho de Evangelização Infantil é como garantir que os ensinamentos oferecidos tenham repercussão no lar ao longo da semana. Conheça esta interessante iniciativa desenvolvida no NEE Francisco de Assis, regional Sorocaba:

***

A ideia de levar livros para casa surgiu da socialização de boas práticas. Certo dia uma criança trouxe para a Evangelização um bonequinho que era da sua escola. A criança passou o final de semana com o bonequinho e depois, na segunda-feira, quando retornou para a escola, relatou todos os momentos vividos.  Verificamos a importância, o cuidado e interesse da criança pelo boneco e um caderno que eram da sua escola.

A partir deste momento começamos a idealizar algo parecido. Queríamos que a Evangelização saísse para além das “paredes da casa espírita” e acompanhasse a criança no seu lar. Que ela permanecesse ligada à Evangelização. Entendendo que a criança ainda não desenvolveu o pensamento abstrato e necessita de coisas concretas, após conversas, construímos, para os pequenos, uma sacola onde colocamos um boneco (“Francisquinho”), uns livros infantis, um livro para os pais e um caderno de registros.

Após toda idealização do projeto de leitura, na RGA compramos livros infantis e iniciamos o projeto.  Depois, fomos ampliando o acervo. 

A cada semana uma criança leva a sacolinha. Os pais são orientados a ler a história (para as que ainda não sabem ler). O boneco acompanha a criança durante a semana e a faz lembrar-se das boas ações e das virtudes. No caderno, a criança (ou os responsáveis) pode relatar toda vez que percebe que fez algo de bom, durante a semana. O livro para os pais é de textos curtos para uma leitura diária. Os familiares também são orientados a realizar o Evangelho no Lar.  Na semana seguinte a criança devolve e relata suas vivências.

Os maiores não levam sacolinha, mas levam os livros.

Os livros são indicados e escolhidos pelo evangelizador. Outra iniciativa, mais independente, sem muito direcionamento, mas que incentiva a leitura foi, na mesma época, a criação de uma estante decorada e exclusiva com livros para essa faixa de idade. As crianças podem adquirir ou pegar emprestados livros para lerem em casa.

Entendemos que todas essas práticas auxiliam na manutenção do trabalho da Evangelização Infantil para fora da casa espírita. Atingem o lar da criança e criam um elo entre a casa e a Evangelização. Possibilitam à criança ficar mais sintonizada e a se perceber mais. Também incentivam a prática da leitura.

Veja abaixo trecho do registro feito por Karina Blas Felipe, mãe de duas crianças que frequentam este Centro:

O Lucas e a Luíza gostaram de receber o boneco “Francisco de Assis” na nossa casa.

Eles escolheram para o boneco ficar na mesa de cabeceira ao lado da cama do pai Glauco.

O livro “Vigiai e orai” foi utilizado no Evangelho do último domingo.

A mãe Karina leu o livro “Eu sou assim” para as crianças. (…)

Desejo um excelente ano a todos!

Obs.: Parabéns pela iniciativa.

 

Valquíria Nóbrega

Núcleo de Evangelização Espírita Francisco de Assis

Regional Sorocaba

Leave a Comment