HERDEIROS DA TERRA

HERDEIROS DA TERRA

“VEJA, na criança, o futuro da humanidade. Mantenha-se, por isso, solidário com os trabalhos que visem a beneficiá-las. Lembre-se de que cada criança poderia ser um filho querido de seu coração. Colabore na recuperação das crianças desajustadas, sobretudo mediante seu exemplo dignificante e nobre. Em todos os setores, a criança é sempre o futuro, e por isso precisa ser atentamente ajudada”.

Torres Pastorino (Minutos de Sabedoria, p. 31)

 

Convido a todos a pensar sobre o futuro. Quais são os seus desejos, anseios e medos?  Se há três anos nos dissessem que estaríamos enfrentando uma pandemia, será que acreditaríamos? Tínhamos há muito tempo o conhecimento de que a Terra entraria em processo de regeneração, o nosso querido Francisco Cândido Xavier, junto à espiritualidade amiga, já nos orientava através de suas obras.

Jesus, durante o Sermão do Monte, nos disse: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a Terra”. É chegado este tempo. Pelo Seu amor fomos nos modificando através de nossas encarnações; hoje evangelizadores, estamos aqui com o compromisso assumido junto a Jesus e a toda espiritualidade amiga, de levar a Sua palavra às crianças.

Muitos são os desafios e a distância física não pode permitir que os corações se distanciem, é tempo de levar o amor! Cada casa espírita possui a sua realidade e é necessário em primeiro lugar entendê-la, compreendê-la, para que se possa agir.

  Há casas em que as nossas crianças possuem fácil acesso à tecnologia, sendo assim, existem diversos aplicativos de comunicação que vieram facilitar as reuniões. As chamadas de vídeo via WhatsApp, Google Meet, Skype, Zoom, Youtube, entre tantos outros que permitem que os encontros ocorram de forma online. Mas, o que se pode fazer para que as aulas da Evangelização Infantil, de forma online, se tornem atrativas?

Você já pensou em realizar uma sessão pipoca? Combine antecipadamente com os alunos e suas famílias que, durante o próximo encontro, estourem pipoca para comer assistindo um filme com a turma.

 

Outra dica é: Aposte em jogos coletivos! Você pode desenvolver um jogo parecido com a batalha naval, no lugar de embarcações use palavras relacionadas ao tema da aula que se espalham sobre a grade, e as crianças, seguindo as coordenadas, deverão descobrir quais são as palavras dos amigos. Outros jogos coletivos podem ser desenvolvidos, tais como Bingo, Stop, Só uma, entre outros.

                Existem também diversos sites que desenvolvem de forma fácil e rápida jogos e atividades online. O Google formulário é um exemplo, você pode criar atividades de perguntas, utilizando a múltipla escolha e adicionando imagens. Com o site Wordwall é possível criar jogos de diversos tipos: palavras-cruzadas, roletas, caça-palavras, verdadeiro ou falso, jogos de pontuação, labirintos, anagramas, pares correspondentes e muito mais!

                Podemos utilizar recursos do dia-a-dia para a contação de história, buscar músicas edificantes para as nossas aulas, adaptar o conteúdo dos livros de apoio para que seja transmitido de forma virtual. Porém, o mais importante, é ter a consciência de que o trabalho com a Evangelização Infantil deve ser ligado à afetividade, entregar-se de coração às crianças, buscando compreender como é o seu lar, pelo que aquela criança está passando neste momento. Que sejamos um ombro-amigo!

                Pensar nesta realidade online é, de certa forma, mais fácil. O desafio maior se encontra em atender as crianças onde não existe essa possibilidade, ou seja, como permanecer com o trabalho de Evangelização Infantil em bairros de extrema vulnerabilidade, em tempos onde a reunião física não pode ocorrer?

                Mesmo com este desafio, continue com as vibrações por todas as crianças e pelas suas famílias! Verifique a possibilidade de realizar uma ligação semanal para aquela criança, aproveite para falar de Jesus! Caso haja alguma ação de assistência em sua casa, como a entrega de cestas básicas, monte kits de atividades para entregar junto, assim estará fornecendo o alimento material e o espiritual. Combine uma ação no estilo Drive-Thru para a entrega de atividades mensais. Se mesmo assim ainda for difícil, vá à casa da criança e deixe uma sacolinha de atividades no portão!

                Lembre-se, Jesus amou a todos e levou Sua palavra em todos os lugares!

 

Lívia Cuartero Gimenes

Casa Espírita Luz do Caminho

Regional Campinas

Leave a Comment