MÚSICA: O LENITIVO DO CORPO, DA MENTE E DO ESPÍRITO

MÚSICA: O LENITIVO DO CORPO, DA MENTE E DO ESPÍRITO

 

Você já parou pra pensar que a música que você escolhe para ouvir é como se fosse o alimento que você escolhe para se alimentar?

A música é excelente alimento para o nosso espírito.

No entanto, percebe-se que grande parte das pessoas não faz uma escolha mais profunda e discriminada das músicas que deixam entrar em suas casas (e nos seus ouvidos).

A busca por uma música saudável é ótimo caminho para a elevação do espírito.

Quando escutamos uma determinada música, devemos nos deter em detalhes que muitas vezes não paramos para analisar, tais como: essa música fará com que meu espírito se eleve, consiga alcançar esferas mais altas? Ou o teor das letras irá me conectar com irmãos de frequência bem mais baixa e me desequilibrar?

Os livros sempre mostram que, no mundo espiritual, a música é frequentemente utilizada na maioria dos trabalhos e no cotidiano das colônias. Ela auxilia a manter o padrão vibratório, promove bem estar, alegria, divertimento e auxilia na elevação do pensamento. Isso podemos perceber também aqui no nosso plano.

Entre os diversos ritmos existentes na nossa música, notamos que alguns nos fazem mover o corpo em determinadas frequências. A Marcha, por exemplo, como o próprio nome diz, nos induz a marchar, a ser firmes e determinados. Ideal para se ouvir quando estamos desanimados.

O Samba, Frevo, Salsa, Funk, entre outras desse estilo, nos levam a mexer as pernas e quadris, estimulando um lado mais sensual. Usá-las em momentos de festa ou em determinadas ocasiões é o ideal.

Uma música Romântica, estilo balada, normalmente nos faz mexer os braços, como se recitássemos uma poesia; é um estilo mais comum e com uso mais indiscriminado.

Músicas religiosas tendem a nos emocionar e elevar os nossos pensamentos a Deus, Jesus.

Mas a música “mágica” capaz de nos fazer fechar os olhos, silenciar a mente, abrir o coração é a música Erudita, dos considerados Mestres da Música: Bach, Schubert, Chopin, Mozart entre outros. Essas músicas tem uma capacidade muito grande de transmutar energias estagnadas, limpar formas-pensamentos, miasmas e assim vamos sentindo a energia do ambiente ficar mais sutil, mais agradável.

A música Erudita pode ser tão essencial ao nosso espírito como a água é essencial ao nosso corpo.

Que tal se a partir de agora você pensar com carinho em dispor alguns minutos do seu dia para presentear seu espírito com essas melodias celestes de grande qualidade? Comece devagar e logo você sentirá os benefícios dessas composições que se perpetuaram no tempo.

 

Simone da Cunha Ferreira

Casa Espírita Paulo de Tarso

Regional Campinas

Leave a Comment