A banda

Neste ano, nosso tema é Evangelização Infantil – União Sem Fronteiras. Com as atividades on-line aprendemos a expandir as fronteiras geográficas. Mas há vários outros tipos de fronteiras que precisam ser removidos e este relato nos apresenta um belo exemplo.

 

A Banda (The Alma Brothers Band)

 

A Fraternidade Paulo de Tarso de São José dos Campos/SP gostaria de compartilhar a experiência que possui com música na Evangelização Infantil.

Todos os sábados, na parte da manhã, a casa é dedicada à Evangelização Infantil. O trabalho começa com a chegada dos voluntários para a preparação da equipe. Logo após, o grupo responsável pela música monta seus equipamentos e começa a diversão. Atualmente são quatro integrantes, com violão, guitarra, bateria eletrônica e vozes. O repertório inclui músicas da MPB e espíritas.

A chegada das famílias é feita com muita música e alegria. Crianças e adultos cantam juntos e interagem com os voluntários da casa.

Para nós, a música representa uma ferramenta muito eficiente na evangelização. Através dela falamos de Deus, da criação e das criaturas.

Esta banda também atua nos eventos festivos da casa. Sempre num clima de muita alegria, descontração, amizade e respeito. Todos os anos, na confraternização que fazemos para o “Dia da Família”, ela tem uma participação especial.

Para saber como este trabalho começou, conversamos com Milton, que coordena a Escola de Pais.

Quando ele começou a levar seus filhos à Evangelização, em 1992, havia pastas com as letras das músicas, e as crianças cantavam, enquanto aguardavam o passe e as aulas, sem apoio de nenhum instrumento musical. No final da década de 1990, Adriana, mãe que frequentava a Escola de Pais, assumiu esse momento. Ela tocava violão e cantava muito bem. Suas filhas foram crescendo, passaram para a Mocidade e a Adriana continuou nessa tarefa por um tempo, até que precisou se afastar.

Por volta de 2004 surgiu mais um colaborador, Marcos Santin, aluno do Milton na Escola de Aprendizes. Ele costumava tocar na EAE a “Prece dos Aprendizes” ao violão e tinha também ótima voz para cantar. A vida foi prosseguindo e o Marcos informou que mudaria para outra cidade. Sabendo disso, numa festa infantil de aniversário, Milton convidou André Tachard, engenheiro ambiental, desempregado na época, que ministrava aulas de violão. Embora não frequentasse o centro, tinha afinidade com a doutrina. André aceitou o convite e foi pegando as dicas com Marcos.

Outros colaboradores foram chegando: Ricardo Araújo (violão), Denise (voz), Ricardo Yokota (baixo), Walter Puff (teclado), Eduardo (cajon). Destes, permanecem na equipe atualmente Ricardo Araújo e André, e juntaram-se à banda, há pouco tempo, João Bernardo e Alex.

O “segredo”, segundo Milton, é sempre fazer convites:

Faço convites, às vezes, na própria Escola de Pais, nos grupos da casa, nas EAE’s. Vou divulgando a necessidade, quando se precisa das pessoas. Então estou sempre incentivando, procurando novos colaboradores para nos ajudar.

Temos sido agraciados com as pessoas que colaboram demais – reflete Milton.

Mas, porque dar tanta importância para a música?  A música faz muita diferença, sabemos disso, ela cria uma harmonização muito grande no ambiente. Penso que a música tem o poder de deixar uma “marca”, para sempre, no nosso inconsciente, referente a cada momento das nossas vidas – diz Milton.

Como no sábado passado, quando estava tocando a última música, A Paz, e uma aluninha, Bia, de oito anos, não foi para a sala de aula e pediu para ouvir até o final. Segundo seu pai, ela adora esta música. Então, essas marcas vão ficando – concluiu o dirigente.

E vocês, caros leitores, têm uma experiência de sucesso com música na Evangelização Infantil? Contem nos comentários, vamos adorar conhecer.

 

Patrícia Félix

Fraternidade Paulo de Tarso

Regional Vale do Paraíba