Textos literários na Evangelização Infantil – possibilidades

 

Textos literários na Evangelização Infantil – possibilidades

 

No Evangelho, Jesus nos diz: Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo o teu espírito (…) Amarás teu próximo como a ti mesmo1. E aprendemos, segundo O Livro dos Espíritos, que a vida social é uma obrigação natural. Deus fez o homem para viver em sociedade, deu-lhe a palavra e todas as demais faculdades necessárias ao relacionamento social2. Consideramos que a essência do Espiritismo é a Educação3.

Nos preceitos da Doutrina Espírita, que visa à criação de uma sociedade mais saudável e feliz, traz a luz da Evangelização Infantil espírita às crianças e jovens. A mensagem de Jesus Cristo, sempre atualizada, é passada aos jovens através de uma programação adequada às mentes em formação4. A ação evangelizadora, inspirada na formação integral da criança, contempla o conhecimento doutrinário, o aprimoramento moral e a transformação social, tendo como finalidade a vivência da máxima do Cristo – o Amor a Deus, ao próximo e a si –, e como objetivo primordial a formação do Homem de Bem5. O objetivo da Evangelização Infantil na Aliança Espírita Evangélica é a formação moral e cristã cultivando as boas práticas, o desenvolvimento das virtudes e do conhecimento espiritual; auxiliando na preparação de cidadãos de Bem para a evolução espiritual no planeta6.

A Literatura é a arte da palavra; um instrumento de comunicação e de interação social que cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade7, e a Literatura Infantil é fundamental para a formação de nossas crianças, porque as acompanhará por toda a sua trajetória escolar e de vida. O hábito de leitura expandirá seus horizontes e sua forma de ver e sentir o mundo, dando aos jovens a oportunidade de acessar um universo que eles não conhecem sem precisar sair do lugar8. A literatura na Evangelização Infantil é uma prática frequente na evangelização da infância, ela leva a criança, não apenas ao desenvolvimento mental e intelectual, mas principalmente proporciona-lhe normas e princípios de ação, que irão influir grandemente em seus atos futuros, e deve ser usada, dentre outros, como meio de educação e elevação da ética e da moral individual e social9.

Com princípios nos ensinamentos evangélicos, nos fundamentos da Doutrina Espírita, cuja essência é a Educação do Ser, e nos objetivos da Evangelização Infantil, considerando que os objetivos da literatura na Evangelização Infantil são recrear, educar e informar, nossa sugestão é trabalhar os textos literários em versões diferentes das originais, ou seja, a versão ou as demais versões sob os pontos de vista ou olhares diferentes sobre o mesmo assunto/fato.

Um exemplo é a história adaptada O Lobo Caluniado, de Lief Fearn10, que, ao oferecer outra versão ao conto, permite à personagem – o lobo – dar sua versão. Possibilita-nos utilizá-la em diversos contextos e ajuda-nos a compreender a importância de que antes de querermos fazer qualquer julgamento é necessário saber ouvir as versões da mesma história para depois colocarmos nosso ponto de vista ou ainda, silenciarmos. Veja a seguir o plano de aula para as turmas do Primário ou Intermediário:

 

TEMÁTICA: Aula para Evangelização Infantil utilizando versões de textos literários.

Objetivos:

– Levar o evangelizando a perceber que somos filhos de Deus e que devemos amar e respeitar o próximo como a nós mesmos, assim como toda a criação de Deus.

– Respeitar as diferenças humanas que existem na sociedade e em toda a Criação Divina;

Tema: Amor ao próximo

Recursos: Texto O Lobo Caluniado; fantoches, bonecos, slides, pequenos cartazes…

Duração: A critério do Evangelizador, um encontro ou mais.

Ativação: Usar o método da Conversação para proporcionar às crianças e adolescentes uma reflexão sobre o nosso comportamento e/ou sentimento diante de uma história ou fato que nos são contados. Sugestões de questionamentos iniciais:

– Quem sou eu? – Quem é o meu próximo?

– O que entendo como amor ao próximo?

– Deus criou o homem para viver sozinho ou em sociedade?

– O que entendo como respeito? Por que devo respeitar? A quem devo respeitar?

– O que é maledicência?

– Será que podemos fazer um julgamento ou dar opinião antes de ouvir as duas versões da história ou fato?

– Devo acreditar em tudo que escuto ou devo saber ouvir?

– Será que temos o costume de ouvir primeiro toda a história para julgar depois?

Metodologia: Narrar/contar a história de forma interativa para que percebam o seu teor, o que a personagem – o lobo – tinha a dizer sobre a sua participação na história.

Conclusão: Debate sobre o tema ou outra atividade, a critério do evangelizador. Sugestões de questionamentos para o debate:

– Depois de ouvir a outra versão da história, qual é o meu comportamento/posicionamento diante de qualquer outra história?

– Jesus nos ensinou que devemos amar ao próximo com a nós mesmos. Deus criou o homem para viver em sociedade. Então, como devemos agir para contribuir para uma sociedade mais saudável e feliz?

Atividade de fixação: A critério do/a evangelizador/a, de acordo com o perfil da turma/criança.

Avaliação:

Para ver como fizemos, acesse o Canal CEAE Curitiba no Youtube – https://www.youtube.com/watch?v=FVyhqOVkzUc&list=PLr1ZHLdAAyq-p2SMdghIahbb8s-CfcZNg&index=9

 

Veja também outras histórias no canal, que apresentamos por videoconferência, no momento de isolamento devido à pandemia da Covid 19.

 

Luzia A. Volpato

CEAE Curitiba

Regional SP Leste

 

Referências:

 1 Mateus, cap. XXII, v. 34 a 40 – ESE, cap. XV, item 4

2 O Livro dos Espíritos, cap. 7, Lei de Sociedade, pergunta 766

3 A Educação Espírita, Dora Incontri

4 https://www.espiritismo.tv/Vocabulario/evangelizacao-infantil/

5https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/07/WEB-Orienta%C3%A7%C3%A3o-AEE-Inf%C3%A2ncia-1.pdf

6 https://alianca.org.br › site › evangelização

7 https://brasilescola.uol.com.br › literatura › para-que-ser

8 https://sae.digital/literatura-na-educacao-infantil/

9 Curso de Preparação para Evangelizador da Infância – Ed. Aliança, 2021

10 Disponível em https://docplayer.com.br/9811843-Lingua-portuguesa-texto-i-o-lobo-caluniado.html (último acesso em 16/12/2022)