O Lobo e Garça

O Lobo e a Garça

Em 2022 ministrei o capítulo 9 – Literatura na Evangelização Infantil – do nosso livro Curso de Preparação para Evangelizador da Infância1, no 1º Curso de Evangelização Infantil da regional Piracicaba – SP.

Cada participante recebeu uma “palavra-chave”. O primeiro a falar iniciou uma história utilizando a palavra recebida. Não foi dado um tema. Os demais, cada um na sua vez, deram continuidade à história, sempre lançando mão da palavra que receberam.

Transcrevo a história feita por 36/37 pessoas da mesma maneira e sequência que foi criada. A ideia era criar uma historinha e saiu quase um livrinho… (rs), brincadeirinha. Mas falando em brincadeirinha, esta é uma ótima maneira de se criar histórias, tanto para crianças quanto para adultos, vale até para Escola de Pais.

Usamos nossa imaginação para uma boa criação de história. As palavras-chave aparecem em caixa alta, para reconhecimento de vocês.

Aproveitem a leitura!

***

Era uma vez… um LOBO amargurado que vivia sozinho na sua toca, ele não gostava dos seus vizinhos, achava que não precisava deles…

Até que um dia caiu numa armadilha e machucou a pata. Não conseguia se levantar, ficou chorando na estrada esperando alguém passar… A GARÇA, que estava passando, viu o Lobo chorando, ficou muito sentida por ele e correu para pedir ajuda…

O Lobo não aguentava mais ficar naquela situação e quando menos esperou, apareceu a Garça com o socorro. Ele ficou tão agradecido que a convidou para um JANTAR. Neste jantar, percebeu que os companheiros lhe pregaram uma peça, colocando na mesa comidas feitas de isopor, pois ali era uma casa de bonecas.

Mas o Lobo, esperto e muito correto em suas atitudes, foi até a cozinha e preparou uma SOPA muito suculenta e saborosa. E serviu à Garça como forma de agradecimento… A sopa estava realmente muito saborosa e a Garça comia com tanto gosto que nem percebeu que escorreu UMA GOTA de sopa no chão da casa de bonecas…

A CASA das bonecas era impecável, limpíssima. Não havia nenhum tipo de sujeira por lá…

A Garça ficou chateada quando viu, mas FINGIU que nada havia acontecido.

O Lobo era muito solitário, e mesmo gostando de tudo limpo, não se importou com a gota de sopa no chão. Ele tomou GOSTO pela conversa e companhia da Garça.

O tempo foi passando e foi ficando tarde. A GARÇA então, já com muito sono, avisou que estava na hora de ir para casa.

Se levantou, agradeceu a hospitalidade, e FOI EMBORA.

A Garça passou a noite toda se debatendo em seu ninho, mesmo com muito sono, pois ficou pensando em sua atitude. O Lobo agiu com tanta GENTILEZA e ela sequer foi capaz de limpar a gota de sopa que caiu no chão.

O LOBO percebeu o quanto era bom ter alguém para conversar e compartilhar momentos, por mais simples que sejam, e que aquela não seria a única vez que a convidaria.

O dia começava a clarear e a Garça, ainda no ninho, foi se acalmando, e pensava:

– Preciso RETRIBUIR ao Lobo, pelos momentos tão alegres naquele jantar, por aquela sopa tão deliciosa! Ele é mesmo um grande amigo!

Ficou pensando como poderia agradá-lo. Pensou, pensou, até que adormeceu. Foi um lindo sonho que lhe trouxe a resposta.

A Garça sonhou com uma bela reunião entre amigos onde o Lobo estava muito feliz. Então ela decidiu que no DIA SEGUINTE faria uma reunião em que apresentaria o Lobo para a vizinhança como seu mais novo amigo. Não aguentando a ansiedade, a dona Garça resolveu ir à casa do Lobo antes do amanhecer, para contar a novidade. Quando CHEGOU lá, se deparou com uma cena muito triste. O seu amigo estava caído no chão sentindo muita dor…

– Oh, meu Deus, o que será que aconteceu com meu amigo? Será que ele está com FOME? Irei preparar algo bem quentinho e gostoso para animá-lo.

Enquanto a Garça servia seu amigo, conversava com ele sobre muitas coisas: valorizar amigos, que nunca estamos sozinhos, sobre a natureza, sobre a importância de fazer o bem, enfim, sobre as DELÍCIAS da vida… OUTRA coisa importante que também conversavam, era sobre o Criador de todas essas maravilhas… O tempo passou tão rápido, o Lobo já estava melhor e encantado com a atitude amorosa da Garça. Foi aí que pensou:

– Vou presenteá-la com esta JARRA ALTA.

Era uma linda jarra de cristal, com GARGALO ESTREITO, que ficaria muito linda na sua sala de jantar.

Essa linda jarra recebeu um suco delicioso e saudável para se BEBER no jantar. O LOBO e a Garça brindaram com o delicioso suco que estava na jarra. Estavam tão felizes pela amizade que saíram a dançar na chuva! AS GOTINHAS da chuva caiam em seus rostos, mas eles nem ligavam, cantavam e dançavam. Foi então que o Lobo, abraçando a Garça, começou a chorar. E como as lágrimas ESCORRIAM pelo seu rosto, não se conteve e falou:

– Hoje eu aprendi muito com você, Garça! Ela falou:

– O que você APRENDEU?

O Lobo, em lágrimas, já IA ANDANDO, quando se virou e disse:

– Aprendi o valor de uma amizade! Obrigado minha leal amiga!

– Sabe, Lobo, eu NÃO POSSO compreender por que não nos encontramos antes. Não acredito que foi por acaso, a sua presença trouxe felicidade para os meus dias, me fez sentir uma coisa diferente no coração. Será que Jesus veio com você e plantou o Amor em mim?

O Lobo respondeu:

– Acredito que sim, todos nós temos o Amor que é centelha Divina dentro de nós, por isso temos que cultivar nossa amizade e não permitir que os maus pensamentos que ocorrem durante alguns dias da nossa vida nos levem para um caminho em que nós permitamos que alguém seja injusto conosco ou com nossos amigos. Se alguém o TRATOU MAL um dia, que possamos perdoar uns aos outros, pois só o Amor salva!

 

Ivone Sanabria de Roma

Casa Espírita Alvorada Cristã / Indaiatuba

Regional Campinas

 

Referência:

1 Curso de Preparação para Evangelizador da Infância, 3ª. edição revisada, 2021, Editora Aliança.