Sementes de um passado florido

Sementes de um passado florido

No período do Carnaval 2023 aconteceu o tão esperado EGM (Encontro Geral da Mocidade). É um momento muito especial no cronograma da mocidade Espírita, lá reunimos os jovens das turmas de todas as Casas Espíritas de todas as regionais da Aliança Espírita Evangélica (AEE).

O Encontro é organizado por várias frentes de trabalho e o Fórum Infantil é uma delas. É um espaço destinado aos filhos dos voluntários. Sim, temos a Evangelização Infantil no EGM.

É uma experiência nova. Teve início em 2020 e neste ano de 2023 ela foi melhor estruturada. A apostila do Fórum Infantil foi elaborada com base na apostila de atividades dos jovens. Foram feitas adaptações necessárias sem perder o foco e objetivo.

Por exemplo, na programação do EGM havia uma atividade que falava sobre “empatia”. Usamos a aula 37 do livro Primário C¹, Carlito, e a contamos, fazendo um “varal” da história. Cada criança, com ajuda dos monitores, desenhou os personagens e montamos uma linha do tempo.

Estavam presentes três crianças com 6, 7 e 8 anos. O resultado foi um sucesso. Eles participaram, integraram e absorveram as mensagens.

Foi um momento de integração entre a Evangelização Infantil e Mocidade.

É possível evangelizar crianças quando se tem boa vontade e criatividade!

Gratidão é a palavra que define os momentos que passamos com os pequenos. O desafio foi aceito e o resultado superou nossas expectativas.

Nos vemos no EGM 2024!

 

Ana Paula Nunes Delfino

Equipe do Fórum Infantil

Seara Espírita Casa do Aprendiz – São Vicente

Regional Litoral Centro

 

Referência:

1 Primário C, coleção Evangelização Infanto-Juvenil, Editora Aliança, 2021.