A quem muito foi dado, muito será pedido

A quem muito foi dado, muito será pedido

Ao ter o primeiro contato com esta frase, meus pensamentos não foram os mais confiantes. Estas palavras me soaram ameaçadoras, carregadas de tudo aquilo que a princípio acreditei significar uma grande cobrança.

Por ignorância e falta de entendimento, duvidei de mim mesma, de minha capacidade em assumir esse compromisso com o Mestre Jesus.

No dicionário pedido significa aquilo que foi solicitado, rogado, requerido.

Ao rever atentamente as palavras do Evangelho na frase: A quem muito foi dado, muito será pedido, é possível deduzir que a palavra pedido é uma solicitação para a ação, atitude de colocarmos em prática tudo o que aprendemos, de compartilhar os saberes adquiridos em nossa trajetória, divulgando a Boa Nova aos nossos irmãos.

Deus Pai misericordioso nos conhece e, diferente de nós, sabe de nossa capacidade. Por isso nos concede diversas oportunidades de nos melhorarmos, basta olharmos ao nosso redor e veremos os sinais.

Mas por que se fala tanto na palavra cobrança?

A palavra cobrança significa ato ou efeito de cobrar, de receber ou exigir o que é devido.

Se pararmos para pensar, somos cobrados o tempo todo, desde o berço até o último dia de nossa existência. São as cobranças cotidianas, rotineiras em nossas vidas e que nos tornam também cobradores, como fruto do meio em que vivemos.

Mas a maior cobrança que temos é a que fazemos a nós mesmos, é a da nossa própria consciência, elevada, intensa, que nos alerta e adverte. Pois que, a partir do momento em que adquirimos conhecimento, nos tornamos responsáveis de forma ativa por nossa transformação moral e espiritual.

Em nossa casa, Centro Espirita Luz do Caminho, situada na cidade de Taubaté-SP, uma forma de mantermos nossa formação continuada é a realização do workshop ao término do estudo de cada livro, feito anualmente pelos voluntários da Evangelização.

O livro da vez foi A Evangelização na Regeneração¹, pelos espíritos Eurípedes Barsanulfo e Lucio de Abreu, da autora Janaína Farias, composto por quatros fascículos, cujos conteúdos conversam entre si.

Partindo do princípio da troca de conhecimento, na busca pelo aprimoramento individual e coletivo, o roteiro do workshop foi preestabelecido, com sugestões da equipe, sobre temas que seriam pertinentes ao nosso aprendizado pessoal.

Em seguida, criou-se um cronograma contendo data, horários de início, pausa para café e encerramento.

Para cada tema foi selecionado um fascículo como base. Os tópicos foram divididos para os evangelizadores conforme a sequência da turma: Maternal, Jardim, Primário A, Primário B, Intermediário e Escola de Pais.

Os temas abordados foram;

  • O evangelizador Consciente – fascículo 1;
  • Conhecimento do público alvo – fascículo 2;
  • Planejamento – fascículo 4;
  • Recursos didáticos – fascículo 4;
  • Preparação de aula – propor uma atividade com mesmo tema (Perdão) para todas as turmas – fascículo 3;
  • Estudo e a preparação do ambiente (físico, mental e espiritual) – fascículo 3.

O material para apresentação ficou à livre escolha do expositor, foi recomendado ao evangelizador reler o fascículo anterior e posterior ao da base de estudo.

Enfim, chegou o grande dia! Estávamos ansiosos e iniciamos com uma dinâmica quebra gelo que contribuiu para acalmar nossos corações e nos conectar ao momento que seria, ali, vivenciado.

O Workshop foi uma experiência motivadora e inspiradora a todos, o falar único de cada evangelizador evidenciou o quanto cada um de nós pode fazer a diferença quando estamos realmente comprometidos no trabalho com Jesus.

Durante nossa exposição tivemos uma participação híbrida. Uma das evangelizadoras apresentou o tema de outra cidade, concluindo e dando assim o fechamento ao nosso workshop.

E quanto à frase do Evangelho no início do texto, ela me trouxe a reflexão que a cada novo dia, ao acordarmos, ao abrimos nossos olhos, Deus nosso Pai nos dá diversas oportunidades de aprendermos e nos transformarmos. E quando pede é porque confia que somos capazes de realizar!

Somos eternos aprendizes, o conhecimento espiritual é libertador. Que tal começarmos a caminhar passo a passo, movidos pela alavanca da vontade, rumo à evolução, pela ação, esforço próprio e o trabalho contínuo em nós, descobrindo nossos potenciais como espíritos imortais?

 

Silvia Maria dos Santos Amâncio Ribeiro

Centro Espírita Luz do Caminho – CELUCA

Regional Vale do Paraíba

 

Referências:

¹FARIAS, Janaína, A evangelização na Regeneração, 1ªedição, Belo Horizonte/MG Editora Semeador, 2019.