Fé: duas letras que formam uma palavra com um poder de transformação incrível.
A doutrina espírita nos ensina que a fé raciocinada, por se apoiar nos fatos e na lógica, nenhuma obscuridade deixa. A criatura então crê, porque tem certeza, e ninguém tem certeza senão porque compreendeu1.
A fé é uma virtude adquirida pelo Espírito e quanto mais cedo for apresentada aos pequeninos, numa linguagem simples, lúdica e de acordo com suas fases de desenvolvimento, mais cedo eles começarão a assimilar as verdades espirituais.
Ainda no Evangelho Segundo o Espiritismo: A fé mãe da esperança e da caridade. Para ser proveitosa, a fé tem de ser ativa; não deve entorpecer-se. Mãe de todas as virtudes que conduzem a Deus, cumpre-lhe velar atentamente pelo desenvolvimento dos filhos que gerou.2
Abaixo apresentamos uma sugestão de aula sobre como desenvolver o tema.
A FÉ RACIOCINADA
OBJETIVOS:
Nesta aula sobre Fé Raciocinada abordaremos a paciência, persistência, mas, principalmente a fé no nosso Criador que nos dá força todos os dias para vencer os desafios que a vida nos proporciona.
1º momento – Prece inicial – Acolhimento dos alunos na sala.
2º momento – História:A tartaruga mensageira3
Recursos: Usaremos animais de pelúcia para representar os personagens da história, assim ela ficará mais lúdica e atrativa.
3º momento – VERIFICAÇÃO/FIXAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
Após a história, faremos a dinâmica descrita abaixo.
Com intuito de intensificar o entendimento das crianças, faremos perguntas com relação à moral da história A tartaruga mensageira. Ela aborda a fé em Deus, acreditando nas possibilidades, vencendo obstáculos, com paciência e persistência, fazendo o seu melhor e não dando ouvidos a palavras negativas.
4º momento –DESENVOLVIMENTO DA DINÂMICA:
Material: um prato ou pote fundo, um copo de água, um pouco de detergente, um pouco de orégano ou cheiro verde desidratado.
Colocar a água no prato e distribuir um pouco do orégano a cada criança. Pedir que coloquem o orégano no prato aos punhados, simbolizando as tristes frases que os animais disseram à tartaruga, tentando desanimá-la, quando ela se apresentou para a missão de salvar a floresta, sendo portadora mensageira.
Após todas jogarem, uma criança simboliza a tartaruga. Molha o dedo indicador no detergente e coloca-o no meio do prato. O orégano se afasta, deixando a água limpa ao redor do dedo, como um momento mágico. A tartaruga, com sua persistência, paciência e fé, venceu as dificuldades, os perigos inesperados e obstáculos tensos, chegou a seu destino, não deixou que nada atrapalhasse sua grande missão.
5º momento – Brincaremos com as crianças o jogo Caiu, Perdeu4. As peças de madeira são empilhadas como uma torre. Cada criança deverá tirar uma peça sem que a torre caia, com muita PACIÊNCIA, ACREDITANDO QUE É CAPAZ! Igual à nossa admirável tartaruga mensageira.
6º momento – Apresentaremos às crianças uma prece simples5, enfatizando que a oração é a conversa que temos com Jesus e nossos protetores, para agradecer e pedir proteção. As crianças levarão a cópia da oração para casa.
AVALIAÇÃO GERAL:
Nesta aula podemos observar que a fé é fundamental em nossa vida, uma força que nos sustenta, nos enche de energia e boas vibrações para controlar nossos defeitos e aprimorar nossas virtudes.
Elisângela Aparecida de Moura Lopes
C.E. Luz do Caminho – CELUCA
Regional Vale do Paraíba
Referências:
¹ Allan Kardec – O Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo XIX, item 6 – Fé religiosa
2 Allan Kardec – O Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo XIX, item 11 – Instruções dos Espíritos
³ A história A tartaruga mensageira pode ser encontrada em:
5 Sugestão de prece: Deus, permita que os bons Espíritos me ajudem quando eu estiver sofrendo. Faz que me transmitam fé, esperança e caridade. Que eu encontre neles a força para vencer as dificuldades, a fé e o amor que consola.
Esta sugestão é um resumo da prece encontrada em O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. 28, item 13.