A mochila do Evangelho

A Mochila do Evangelho

 Você já parou para pensar que seus filhos são o futuro do mundo?

Todos nos preocupamos com o futuro de nossos filhos. Parece que o tempo voa e quando percebemos, o bebezinho cresceu e lá se vai, se aventurar pelo mundo, ser o protagonista de suas próprias histórias.

Como estamos orientando e auxiliando as crianças em sua formação e transformação moral e espiritual?

O Evangelho no Lar é uma grande ferramenta que auxilia muito as famílias nesta missão, mas como tornar o Evangelho adequado às nossas crianças?

Deixo aqui uma sugestão: a Maleta do Evangelho. Pode ser que você conheça ou tenha ouvido falar. Para aqueles que nem imaginam o que é, trata-se de uma boa ferramenta usada para estimular a participação das crianças, juntamente com seus familiares, na realização do Evangelho no Lar.

Foi neste ano de 2023 que conhecemos este recurso, aqui no Centro Espírita Luz do Caminho – Celuca.

A Maleta do Evangelho foi compartilhada por nossa evangelizadora Ivete. Ela desenvolveu a atividade a partir de uma ideia apresentada em um grupo de estudo sobre Evangelização Infantil. Carinhosamente confeccionou a primeira maleta que circula entre os lares dos evangelizandos, contendo:

  • Instruções e dicas de como fazer o Evangelho,

  • Um pequeno caderno onde é anotado o nome das pessoas que participam,

  • Um livro de bolso para mensagem,

  • O livro Meu Pequeno Evangelho1,

  • Materiais para que a criança possa se expressar após a oração, por meio de desenho, pinturas ou palavras, conforme sua vontade.

Hoje as maletas se multiplicaram e esse trabalho faz parte de todas as turmas, do Maternal ao Intermediário.

Um fato marcante na que demonstrou a importância de a criança sentir-se como parte integrante do processo, aconteceu em julho deste ano. Durante o feedback em nossa reunião, após as aulas de Evangelização, a evangelizadora do Intermediário relatou que as crianças não queriam participar do sorteio naquele dia e notou um desinteresse por parte da turma.

Esta fala me chamou a atenção e me levou a refletir… O que poderia estar causando isto? Por que crianças que frequentam as aulas desde pequenas, estavam indiferentes? Onde estaria o problema?

Após analisar a questão, a resposta veio certeira, um descortinar dos olhos, a maleta! O que realmente inibia as crianças era a maleta. Para elas, a maleta toda enfeitada era muito infantil, não as representava, não faz mais parte da fase em que agora se encontram. Na idade de 10 a 11 anos as crianças pensam: “Não somos mais crianças!” e isto é natural, faz parte do processo de crescimento.

Assim surgiu a ideia de fazer uma mochila no estilo saco, e porque não? É leve, jovial e moderno. Conversei com a evangelizadora Edilza e alinhamos alguns detalhes. O fundamental era fazer a mochila com a participação das próprias crianças, uma coisa simples, que os representasse e tivesse o toque de cada um.

Assim nasceu a Mochila do Evangelho! A ideia foi muito bem aceita pela turma, todos empolgados para a construção do material.

A mochila contém:

  • Pequeno livro espírita, de mensagens diárias,

  • O Evangelhinho Segundo o Espiritismo2,

  • Um livro de história espírita,

  • Um roteiro explicativo sobre o Evangelho no Lar,

  • Uma folha para se expressarem e deixarem uma mensagem para a turma.

Em O Livro dos Espíritos podemos ler:

Pode-se considerar como missão a paternidade?

– É, sem contestação possível, uma verdadeira missão. É ao mesmo tempo grandíssimo dever e que envolve, mais do que o pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro. Deus colocou o filho sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem, e lhes facilitou a tarefa dando àquele uma organização débil e delicada, que o torna propício a todas as impressões.3

É importante para os pais e responsáveis a conscientização de que a criança aprende de acordo com o que está vivenciando. Eis aqui a grande responsabilidade de sermos exemplos.

Nestas horas lembro-me da famosa frase: “Que mundo vamos deixar para nossos filhos? Que filhos vamos deixar para o mundo?”4

 

Silvia Maria dos Santos Amancio Ribeiro

C.E. Luz do Caminho – CELUCA

Regional Vale do Paraíba

Referências:

¹RIVAS, Luís Hu, Mitchell, Ala. Meu pequeno Evangelho, Ilustrações: Maurício de Sousa, Editora Boa Nova.

Pode ser encontrado em:

https://aliancalivraria.com.br/produto/103317/meu-pequeno-evangelho–infanto-juvenil

²BERGALLO, Laura, O Evangelhinho Segundo o Espiritismo, São Paulo, Editora Lachatre, 2018.

Pode ser encontrado em:

https://aliancalivraria.com.br/produto/102740/evangelhinho-segundo-o-espiritismo-o

³KARDEC, Allan, O Livro dos Espíritos, questão 582.

4Lordes Richard, Revista Natura, abril de 1997.